Ajuda - gatinho e gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anek
Membro Júnior
Registado: quinta out 07, 2010 9:18 am

quinta out 07, 2010 9:36 am

Bom dia a todos(as),

Estou a pensar em adoptar um gatinho bébé, mas sinto que tenho um pequenino problema...
Os meus pais têm um gato com cerca de um ano que foi recolhido da rua quando não tinha mais de 2 meses, vinha muito assustado e mal-tratado. A adaptação foi difícil no ínico mas agora ao fim de um ano tornou-se muito dependente dos meus pais, andando sempre de roda deles e percebe-se que é bastante carente e um pouco mimado (pois torna-se vingativo quando não lhe fazem as vontades).
Agora o problema...eu pretendo adoptar um gatinho para mim, não moro com os meus pais mas passo muitos fins-de-semana e férias na casa deles, e como não quero deixar o futuro gatinho sozinho em casa ou com outras pessoas nessas ocasiões, gostaria de saber como o posso introduzir na casa dos meus pais sem que o gato deles se sinta "ameaçado", uma vez que ele é tão carente.

Obrigada pela ajuda.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quinta out 07, 2010 10:08 am

Passei recentemente por uma situação idêntica, mas no meu caso vivem os dois em conjunto diariemente.

Encontrei um gatinho de 1 mês aqui na minha rua em muito mau estado e decidi ficar com ele. Contudo tenho uma gata à quase 7 anos que é a princesa da casa. A adaptação dos dois foi complicada de inicio mas agora são inseparáveis!

Inicialmente mantive-os separados em partes diferentes da casa e por vezes ìa apresentando o Fúria (gatinho que encontrei) à minha Ruca, que reagia sempre como uma fera muito manhosa :roll: .

Com esta rotina ela acabou por se habituar ao minorca e embora lhe resmungasse quando o visse já não o assapava... basicamente como deixou de ser novidade começou a ignorá-lo. Agora dão-se lindamente bem!

Boa sorte com a adopção :wink:
s_o_n_i_n_h_a
Membro
Registado: sábado jul 10, 2004 4:25 am

quinta out 07, 2010 10:31 am

anek Escreveu:Bom dia a todos(as),

Estou a pensar em adoptar um gatinho bébé, mas sinto que tenho um pequenino problema...
Os meus pais têm um gato com cerca de um ano que foi recolhido da rua quando não tinha mais de 2 meses, vinha muito assustado e mal-tratado. A adaptação foi difícil no ínico mas agora ao fim de um ano tornou-se muito dependente dos meus pais, andando sempre de roda deles e percebe-se que é bastante carente e um pouco mimado (pois torna-se vingativo quando não lhe fazem as vontades).
Agora o problema...eu pretendo adoptar um gatinho para mim, não moro com os meus pais mas passo muitos fins-de-semana e férias na casa deles, e como não quero deixar o futuro gatinho sozinho em casa ou com outras pessoas nessas ocasiões, gostaria de saber como o posso introduzir na casa dos meus pais sem que o gato deles se sinta "ameaçado", uma vez que ele é tão carente.

Obrigada pela ajuda.
Olá anek, só quero alerta-la para o seguinte, os gatos até se podem adaptar bem e rapidamente, mas também pode acontecer demorarem mais ou apenas se tolerarem não chegando nunca a ser amigos; contudo cada fim de semana ou cada temporada de férias iria ser como uma primeira vez, ou seja a cada vez que vá para casa dos seus pais e leve o seu gato, terá de fazer tudo desde o início, como se fosse a primeira vez que se viam.
Boa sorte :wink:
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta out 07, 2010 10:36 am

Olá,

a experiencia que eu tive foi com os cães dos meus sogros, com outro gato que não tenha um contato diario não lhe sei dizer, uma coisa é apresentar um gato com que vai lidar todos os dias, outra é apresentar um gato que irá ver de tempos em tempos.

Bem mas com os cães o que fiz foi levar (por volta de uns 5dias antes) uma manta dos cães para a nossa casa e uma do gato para a casa dos meus sogros, para eles se irem habituando ao cheiro.
Nesse fim-de-semana levei-a lá a casa e ela começou logo a bufar para os cães, mas eles estavam doidos para a cheirar (o que de certeza não acontecerá com um gato), por isso tranquei-a no quarto no 1º dia só para eles irem cheirando ela pela porta e vice-versa, e gradualmente fui trazendo ela para a sala (ela sempre em panico com os cães) os cães sempre curiosos... ela foi ganhando confiança e agora adora brincar com os cães sempre que vai à casa dos meus sogros.

Com gatos estranhos a unica experiencia que tenho é com a gata (Cecilia) de um primo que foi passar ferias lá em casa, mas é diferente ela estava no territorio da Buffy e não a Buffy no territorio da Cecilia, e a Buffy era bebe só queria brincar com a Cecilia e ela pacientemente ignorava a Buffy...

Recomendo como fiz com os cães levar uma manta do seu novo gato para o gato dos seus pais (e vice-versa) e talvez seja uma opção é antes de passar um fim-de-semana com os seus pais ir apresentando ambos em território neutro, para ver como reagem, entrar logo no território do gato dos seus pais deve ser complicado...
E depois, pelo menos até estarem habituados um ao outro, nesses fins-de-semana nunca os deixar sozinhos e estarem sempre em constante vigilancia, se vir que já começam a reagir bem então pode deixa-los à vontade.

Também é importante que os seus pais, pelo menos no principio, não dar muita atenção ao seu gato para que o gato deles naõ tenha ciumes. Para que não sinta que o novo gato é uma ameaça!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

quinta out 07, 2010 10:53 am

Olá
Às vezes é muito complicado tentarmos amizades entre os nossos amigos!
Tenho a minha gata, a Micas há 6 anos. Também vou passar os fins de semana e as férias a casa dos meus pais e levo-a sempre. Quando adoptei a Micas, os meus pais já tinham o gato, Guga há uns anitos. Foi um bocadinho dificil nas primeiras semanas a convivência deles, mas como ele já era adulto e ela bebe e, sendo ele um gato com um otimo feitio, apesar dos "bufos" e pataditas nunca houve nada de especial. Até porque era ela quem ralhava e batia mais. Ao fim do 3º fim de semana tornaram-se grandes amigos, e ele estava sempre à espera que chegassemos para as grandes brincadeiras.
O grande problema aconteceu há cerca de ano e meio, quando os meus pais resolveram adoptar a Mia, uma gatinha siamesa. Tentamos desde o inicio com grande paciência a convivência das duas, mas não resulta de maneira nenhuma, a Micas não a suporta! A unica maneira é manter as duas afastadas. :wink:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta out 07, 2010 11:03 am

A socialização de dois gatos, que vão viver juntos, no inicio normalmente é dificil, pois os gatos são muito territoriais, mas na grande maioria da vezes acabam por se tolerar e conseguir habitar o mesmo espaço.

Essa situação que pretende regra geral nunca corre muito bem, a não ser que o gato residente seja muito calmo e nada territorial e aceite qualquer animal que surja em casa ainda que esporádicamente (situação rarissima).

O que vai provavelmente acontecer, se levar o seu gato para casa dos seus pais aos fins de semana e férias é acabar por stressar dois animais, um pq de vez em quando vê o seu território invadido por um estranho (não conte que ele se lembre que viu o seu gato nas férias do Verão passado), o outro desgraçado por estar a ser levado constantemente de viagem para um ambiente estranho.
S&oacute;nia
NessieG
Membro Veterano
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta out 07, 2010 11:12 am

catrules Escreveu:o outro desgraçado por estar a ser levado constantemente de viagem para um ambiente estranho.
Relativamente a ficar stressado por um ambiente estranho depende, as minhas sempre se habituaram desde bebés em ir para casa de estranhos, no principio ficam sempre desconfiadas, mas passado uns tempos ficam mais do que integradas, então se a casa tiver varanda ou jardim é a loucura, simplesmente adoram, então a minha Buffy rabugenta fica sempre com os seus melhores humores :lol: !!!
Mas creio que isso acontece porque é algo natural na vida delas, estão habituadas a fazer parte de todas as comemorações de familia, em conviver com os cães ao fim-de-semana (principalmente de gozar com sua inferioridade canina :twisted: )!

Estão sempre cnc, por isso nem imagina o que me custou estar sem elas pela 1ª vez este verão quando viajei para fora.... :cry:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 07, 2010 11:15 am

Anek, eu também não levaria o gatinho aos fins-de-semana. Por regra, eles não gostam muito de viajar, já para não falar do stress em que estariam os dois gatos. Eles ficam muito bem em casa, sozinhos, durante um fim-de-semana.

Nas férias, se não tiver ninguém que vá cuidar dele em sua casa, leve-o consigo, mas mantenha-o à parte do outro gato. Não vale a pena estar a fazer socializações sucessivas. Quando estiverem finalmente habituados um ao outro, a Anek vem embora e, quando voltar, o processo tem de ser iniciado de novo. Com a agravante de, dentro de pouco tempo, serem dois adultos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta out 07, 2010 11:18 am

Mas uma coisa é ir para uma casa estranha, que dependendo do gato até se pode habituar, outra coisa é ir para uma casa estranha com outro/outros felinos. Posso dizer que os gatos que tive mais facilmente se habituaram a um cão do que a outro gato.

Mas lá está, é apenas uma opinião baseada nos gatos que conheço, se calhar até nem vai ter problema nenhum, os gatos em questão podem ser pouco territoriais e não se importarem com a presença um do outro :wink:
S&oacute;nia
NessieG
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 11:19 am

catrules Escreveu:o outro desgraçado por estar a ser levado constantemente de viagem para um ambiente estranho.
Relativamente a ficar stressado por um ambiente estranho depende, as minhas sempre se habituaram desde bebés em ir para casa de estranhos, no principio ficam sempre desconfiadas, mas passado uns tempos ficam mais do que integradas, então se a casa tiver varanda ou jardim é a loucura, simplesmente adoram, então a minha Buffy rabugenta fica sempre com os seus melhores humores :lol: !!!
Mas creio que isso acontece porque é algo natural na vida delas, estão habituadas a fazer parte de todas as comemorações de familia, em conviver com os cães ao fim-de-semana (principalmente de gozar com sua inferioridade canina :twisted: )!

Estão sempre cnc, por isso nem imagina o que me custou estar sem elas pela 1ª vez este verão quando viajei para fora.... :cry:
anek
Membro Júnior
Registado: quinta out 07, 2010 9:18 am

quinta out 07, 2010 11:32 am

Relativamente às viagens penso que isso depende muito da personalidade do gato, pois já tive um gato que viveu 18 anos, e tanto novo como já mais velhinho não se importava nada, bastava abrir a porta da transportadora e ele enroscava-se lá dentro e não dizia ai nem ui, agora este dos meus pais detesta...não suporta andar de carro, fica sempre de facto muito stressado, por isso acho que será uma questão de ver como o novo gatinho se irá dar com essa situação.
Quanto à convivência dos dois, tenho noção que ao não conviverem diariamente será mais complicada a adaptação, contudo as minhas visitas são bastante frequentes...veremos como corre.
Agradeço imenso as vossas opiniões, e irei tê-las em consideração, sempre adorei gatos e a última coisa que quero é stressá-los ou proporcionar-lhes experiências menos agradáveis.

Obrigada.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 07, 2010 11:52 am

Cada caso é um caso, e eu também tenho um que gosta de viajar, mas o mais frequente é não gostarem.

Nada como experimentar para ver como corre. Se correr bem, óptimo. Caso contrário, é deixar estar cada um o mais sossegado possível.

Boa sorte na adopção e felicidades para os gatinhos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”