Raiva nos esquilos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

quinta out 07, 2010 7:47 pm

Boas.
Como já disse anteriormente num tópico, estou a pensar comprar um esquilo. Nesse sentido, fui à Ornimundo para me informar e para ver se eles vendiam esquilos siberianos por lá. qual não é o meu espanto quando a funcionária me diz que a venda de esquilos está proibida porque têm aparecido muitos esquilos com raiva...
Já alguém ouviu falar nisto? podem ajudar-me? é que eu fiquei um pouco assustada, não sei se devo ou não comprar...
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

quinta out 07, 2010 8:05 pm

tchii.. não sabia disso! ainda há pouco vi esquilos siberianos á venda! Se isso for verdade, é algo muito recente!
Provavelmente é algo derivado das condições em que os fornecedores os têm ! :|
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta out 07, 2010 8:37 pm

mas os esquilos nao tem de ser vacinados como os coelhos e caes?
sofassis
Membro

quinta out 07, 2010 8:46 pm

que eu saiba, não... pelo menos nunca li em nenhum site que os esquilos tinham que ser vacinados... já estive à procura na net acerca da raiva e encontrei um site que diz que os listados (siberianos ou coreanos, podem ser chamados das três maneiras) não são portadores de raiva. eu vou procurar de novo e colo aqui.
sofassis
Membro

quinta out 07, 2010 8:56 pm

"2- Mordidas por outros animais selvagens

Felizmente, considera-se que os roedores tais como ratos, ratazanas, cachorros do mato, esquilos listrados e coelhos não são portadores da raiva. Os esquilos raramente transmitem esta doença, mas deve-se ter cuidado pois os roedores podem transmitir outras doenças (como a peste)."

isto foi retirado do link abaixo:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc. ... nCatID=763
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sexta out 08, 2010 11:14 am

Os esquilos nao tem programa de vacinação como outros animais domesticos. Relativamente a doenças como as que foram aqui referidas é de relembrar que "supostamente" quando um animal é trazido do seu habitat natural tem que ficar de quarentena para verificar se desenvolve algum tipo de doença. Contudo, como normalmente o que acontece é que eles criam nas proprias lojas ha um risco bem mais reduzido de se verificarem assim doenças, a nao ser que algum progenitor as tenha!!!
No entanto, os esquilos siberianos como têm uma reprodução complicada em cativeiro nao sei se o mais comum nao será a importação....
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 08, 2010 12:36 pm

sofassis Escreveu:Boas.
Como já disse anteriormente num tópico, estou a pensar comprar um esquilo. Nesse sentido, fui à Ornimundo para me informar e para ver se eles vendiam esquilos siberianos por lá. qual não é o meu espanto quando a funcionária me diz que a venda de esquilos está proibida porque têm aparecido muitos esquilos com raiva...
Já alguém ouviu falar nisto? podem ajudar-me? é que eu fiquei um pouco assustada, não sei se devo ou não comprar...
Creio que isso não é de todo verdade... os esquilos, coelhos e ratos podem contrair raiva mas não a transmitem pela simples razão
ao ser altamente improvável sobreviverem ao ataque de um carnívoro portador (cão, raposa, morcego, lobo, texugo, coiote, gato, etc).

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sofassis
Membro

sexta out 08, 2010 7:28 pm

Ainda bem...é que o meu namorado ofereceu-me um...como não tinha falado com ele disto da raiva, ele antecipou-se a mim e comprou um...o vendedor disse-lhe que era fêmea mas quando conseguir, eu tiro umas fotos para vocês me ajudarem :) !
Responder

Voltar para “Exóticos”