Olá,
Tenho um fox terrier com 2,5 meses e estou a tentar ensiná-lo a fazer as necessidades no jornal. Isso já acontece a maioria das vezes com o xixi mas com o cocó é mais difícil, teima em fazer em cima das carpetes.
Pede sempre que estamos a comer, ladrando incansavelmente.
Finalmente está sempre sempre a morder.
Gostaria que me ajudassem a identificar qual a forma de repreensão mais eficaz para estes problemas sem que ele fique traumatizado.
Muito obrigada,
Cláudia[/code]
Qual a forma + efcicaz de repreender um cão?
Moderador: mcerqueira
Na pouca experiência que tive, as repreensões que dei foram sempre coisas como um "NÃO" dito com firmeza no momento da asneira, ou um ralhete mas sem nada de mais...
Tive a sorte de ela ir começando a fazer no sitio e dava-lhe um biscoito sempre que isso acontecia...
Em relação à comida, ela chegou a ganir, mas nunca lhe dei cavaco....ignorei sempre as pedinchisses até que ela deixou de o fazer...acho que em relação a este ponto não se devem sequer abrir excepções, caso contrario volta à estaca zero...para a minha pelo menos, comida da mesa, nunca!!!
Tive a sorte de ela ir começando a fazer no sitio e dava-lhe um biscoito sempre que isso acontecia...
Em relação à comida, ela chegou a ganir, mas nunca lhe dei cavaco....ignorei sempre as pedinchisses até que ela deixou de o fazer...acho que em relação a este ponto não se devem sequer abrir excepções, caso contrario volta à estaca zero...para a minha pelo menos, comida da mesa, nunca!!!
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Olá Csilva05!
Felicidades
Csilva05 Escreveu:Olá,
Tenho um fox terrier com 2,5 meses e estou a tentar ensiná-lo a fazer as necessidades no jornal. Isso já acontece a maioria das vezes com o xixi mas com o cocó é mais difícil, teima em fazer em cima das carpetes.
Com muuuita paciência, um "não" quando o apanhar no momento exacto sem grandes dramas pois ele é ainda um bebé...
Ignore. Não se sinta tentada a dar um pouquinho só para ele se calar, pois vai ensiná-lo a ladrar mais para ter o que quer.
Os cachorrinhos adoram mordiscar tudo, arranje-lhe brinquedos próprios para esse fim, não permita que lhe morda a si, sempre que isso acontecer deixe de brincar com ele simplesmente, aos poucos ele vai entendendo que não o deve fazer.
Gostaria que me ajudassem a identificar qual a forma de repreensão mais eficaz para estes problemas sem que ele fique traumatizado.
Muito obrigada,
Cláudia[/code]
Felicidades
1. muita paciencia, um não forte quando o apanhar a agaixar.se no sitio errado e leve.o logo para a toalheta, quando ele fizer ai diga k é mt lindo e recompense (por agora, sempre que não o possa controlar, devia limita.lo a 1 divisão, sem tapetes claro).
2. é ignorar, nunca mas nunca dar nada, dando uma vez ele vai sempre ter esperança que volte a acontecer, pode por exemplo habitua.lo a que quando acabam de comer ele recebe um osso, de modo que ele comece a ficar mais excitado e a chatear é quando voces se levantam e não enquanto estão a comer
3. está na idade
de-lhe muitas coisinhas para roer e quando ele morder algo errado diga-lhe que não e retire, se morder a sim enquanto está a brincar diga que não e pare de brincar uns momentos!
mas com calma, ainda é mt pequenino
2. é ignorar, nunca mas nunca dar nada, dando uma vez ele vai sempre ter esperança que volte a acontecer, pode por exemplo habitua.lo a que quando acabam de comer ele recebe um osso, de modo que ele comece a ficar mais excitado e a chatear é quando voces se levantam e não enquanto estão a comer
3. está na idade
mas com calma, ainda é mt pequenino
-
unha
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Ele é muito bebé não desanime, que ele vai aprender mas com paciência
uma coisa é certa se você lhe dá comida da mesa ele nunca mais deixa de pedir na hora da refeição ponha o cachorro noutra divisão da casa para ele já perder o vicio que já começou a ter
e habit... para já só a uma divisão da casa enquanto ele não aprende o sitio certo das suas nessecidades nada de tapetes ele só vai começar a entender a sério lá para os 6 meses ,ou quando o plano das vacinas terminar vá c.ele á Rua

-
CSofiaMelo
- Membro
- Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
Csilva05 escreveu:
Retire as carpetes todas e guarde-as durante uns tempos - tempo de duração do treino de higiene. A presença das mesmas dificulta o referido treino já que as carpetes são sempre uma enorme tentação para qualquer cachorro que se preze![]()
Ele ladra porque sabe que assim obterá o que quer. E voçês ao cederem (dando-lhe comida) estão a recompensar esse mesmo comportamento, portanto existe um condicionamento - ladrar/comer. Têm de arranjar coragem e paciência para o aturar a ladrar sem lhe darem comida, de forma a que ele entenda que o comportamento dele não é correcto e quebrar assim o condicionamento.
Dê-lhe brinquedos com os quais ele se possa entreter. Sempre que ele tentar morder onde não deve repreenda-o com um não firme ao mesmo tempo que lhe agarra pelo cachaço e o abana (não é preciso violência apenas firmeza). De seguida dê-lhe os tais brinquedos e recompense-o com mimos e palavras agradáveis se ele os aceitar e começar a morder. Caso ele tente abocanhar as vossas mãos parem imediatamente a brincadeira, nem que para isso tenham de mudar de sítio, e ignorem o cachorro. Ele irá começar a perceber que as brincadeiras de andar a abocanhar mãos não são do seu agrado.
Quanto ao ladrar... tem um fox terrier. Ele não vai parar de ladrar, mas a parte boa é que você acaba por se habituar.
Estes terriers foram seleccionados para trabalhar independentemente. O cão trabalha debaixo do chão, e o dono não está lá para dar comandos (ao contrário dos cães pastores, que têm o condutor sempre no campo de visão ou audição), o que faz com que não sejam os cães mais fáceis de treinar. Mas já que o seu cão pede constantemente comida, tem aí uma boa forma de o treinar (as coisas que por vezes parecem chatas, são muitas vezes boas).
Estes terriers foram seleccionados para trabalhar independentemente. O cão trabalha debaixo do chão, e o dono não está lá para dar comandos (ao contrário dos cães pastores, que têm o condutor sempre no campo de visão ou audição), o que faz com que não sejam os cães mais fáceis de treinar. Mas já que o seu cão pede constantemente comida, tem aí uma boa forma de o treinar (as coisas que por vezes parecem chatas, são muitas vezes boas).