Qual a forma + efcicaz de repreender um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Csilva05
Registado: terça ago 24, 2010 12:06 pm

sábado out 09, 2010 3:33 pm

Olá,

Tenho um fox terrier com 2,5 meses e estou a tentar ensiná-lo a fazer as necessidades no jornal. Isso já acontece a maioria das vezes com o xixi mas com o cocó é mais difícil, teima em fazer em cima das carpetes.

Pede sempre que estamos a comer, ladrando incansavelmente.

Finalmente está sempre sempre a morder.

Gostaria que me ajudassem a identificar qual a forma de repreensão mais eficaz para estes problemas sem que ele fique traumatizado.

Muito obrigada,

Cláudia[/code]
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

sábado out 09, 2010 4:02 pm

Na pouca experiência que tive, as repreensões que dei foram sempre coisas como um "NÃO" dito com firmeza no momento da asneira, ou um ralhete mas sem nada de mais...
Tive a sorte de ela ir começando a fazer no sitio e dava-lhe um biscoito sempre que isso acontecia...

Em relação à comida, ela chegou a ganir, mas nunca lhe dei cavaco....ignorei sempre as pedinchisses até que ela deixou de o fazer...acho que em relação a este ponto não se devem sequer abrir excepções, caso contrario volta à estaca zero...para a minha pelo menos, comida da mesa, nunca!!!
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado out 09, 2010 4:06 pm

Olá Csilva05!
Csilva05 Escreveu:Olá,

Tenho um fox terrier com 2,5 meses e estou a tentar ensiná-lo a fazer as necessidades no jornal. Isso já acontece a maioria das vezes com o xixi mas com o cocó é mais difícil, teima em fazer em cima das carpetes.

Com muuuita paciência, um "não" quando o apanhar no momento exacto sem grandes dramas pois ele é ainda um bebé...

Ignore. Não se sinta tentada a dar um pouquinho só para ele se calar, pois vai ensiná-lo a ladrar mais para ter o que quer.

Os cachorrinhos adoram mordiscar tudo, arranje-lhe brinquedos próprios para esse fim, não permita que lhe morda a si, sempre que isso acontecer deixe de brincar com ele simplesmente, aos poucos ele vai entendendo que não o deve fazer.

Gostaria que me ajudassem a identificar qual a forma de repreensão mais eficaz para estes problemas sem que ele fique traumatizado.

Muito obrigada,

Cláudia[/code]

Felicidades :)
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda out 11, 2010 3:04 pm

1. muita paciencia, um não forte quando o apanhar a agaixar.se no sitio errado e leve.o logo para a toalheta, quando ele fizer ai diga k é mt lindo e recompense (por agora, sempre que não o possa controlar, devia limita.lo a 1 divisão, sem tapetes claro).

2. é ignorar, nunca mas nunca dar nada, dando uma vez ele vai sempre ter esperança que volte a acontecer, pode por exemplo habitua.lo a que quando acabam de comer ele recebe um osso, de modo que ele comece a ficar mais excitado e a chatear é quando voces se levantam e não enquanto estão a comer

3. está na idade :lol: de-lhe muitas coisinhas para roer e quando ele morder algo errado diga-lhe que não e retire, se morder a sim enquanto está a brincar diga que não e pare de brincar uns momentos!

mas com calma, ainda é mt pequenino :P
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça out 12, 2010 12:31 pm

Ele é muito bebé não desanime, que ele vai aprender mas com paciência :arrow: :idea: uma coisa é certa se você lhe dá comida da mesa ele nunca mais deixa de pedir na hora da refeição ponha o cachorro noutra divisão da casa para ele já perder o vicio que já começou a ter :!: e habit... para já só a uma divisão da casa enquanto ele não aprende o sitio certo das suas nessecidades nada de tapetes ele só vai começar a entender a sério lá para os 6 meses ,ou quando o plano das vacinas terminar vá c.ele á Rua :lol: :lol: :lol:
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça out 12, 2010 2:38 pm

Csilva05 escreveu:

Retire as carpetes todas e guarde-as durante uns tempos - tempo de duração do treino de higiene. A presença das mesmas dificulta o referido treino já que as carpetes são sempre uma enorme tentação para qualquer cachorro que se preze 8)

Ele ladra porque sabe que assim obterá o que quer. E voçês ao cederem (dando-lhe comida) estão a recompensar esse mesmo comportamento, portanto existe um condicionamento - ladrar/comer. Têm de arranjar coragem e paciência para o aturar a ladrar sem lhe darem comida, de forma a que ele entenda que o comportamento dele não é correcto e quebrar assim o condicionamento.

Dê-lhe brinquedos com os quais ele se possa entreter. Sempre que ele tentar morder onde não deve repreenda-o com um não firme ao mesmo tempo que lhe agarra pelo cachaço e o abana (não é preciso violência apenas firmeza). De seguida dê-lhe os tais brinquedos e recompense-o com mimos e palavras agradáveis se ele os aceitar e começar a morder. Caso ele tente abocanhar as vossas mãos parem imediatamente a brincadeira, nem que para isso tenham de mudar de sítio, e ignorem o cachorro. Ele irá começar a perceber que as brincadeiras de andar a abocanhar mãos não são do seu agrado.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça out 12, 2010 5:56 pm

Quanto ao ladrar... tem um fox terrier. Ele não vai parar de ladrar, mas a parte boa é que você acaba por se habituar.

Estes terriers foram seleccionados para trabalhar independentemente. O cão trabalha debaixo do chão, e o dono não está lá para dar comandos (ao contrário dos cães pastores, que têm o condutor sempre no campo de visão ou audição), o que faz com que não sejam os cães mais fáceis de treinar. Mas já que o seu cão pede constantemente comida, tem aí uma boa forma de o treinar (as coisas que por vezes parecem chatas, são muitas vezes boas).
Responder

Voltar para “Cães”