Eu sei que essa informação deve estar em algum(ns) tópico(s), mas não encontrei.
O que queria era o contacto(s) de uma entidade que fosse indicada para esclarecimento sobre animais de fauna autóctone, mais precisamente os cágados/tartarugas aquáticas.
E a qual pudesse agir na recolha, e reintrodução de animais que se encontrassem em cativeiro...
(Mais precisamente casos de entrega voluntária dos animais)
Aguardo respostas,
Cumprimentos,
João Martins
Contacto(s) de entidade de proteção da natureza
Moderador: mcerqueira
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/
Das FAQ:
Das FAQ:
12 -Tenho uma tartaruga de água doce em casa e já não tenho condições para a manter. O que posso fazer?
Poderá entregar a sua tartaruga, na sede do ICNB, Rua de Santa Marta, 55, 1150 – 294 Lisboa, de 2ª a 5ª feira entre as 9 e as 17 horas.
Outros locais de entrega, fora de Lisboa:
Reserva Natural do Estuário do Sado – Praça de República. 2900 – 587 Setúbal
Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto – Estrada Nacional, 327. 3800 – 901 S. Jacinto
Reserva Natural do Paul de Arzila – Mata do Choupal. 3000 – 611 Coimbra
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº. António – Sapal de Venta Moinhos, Apartado 7. 8951 - 909 Castro Marim
Solicitamos que para a próxima vez que pondere em adquirir um animal de companhia, se informe, antecipadamente, da biologia da espécie. Como seres vivos que são, crescem e quando as condições lhes são propícias reproduzem-se, sendo assim cada vez mais complexo detê-los em alojamentos de habitação, o que contribui para gerar situações de sofrimento para os animais e, por regra, abandono.
Para além disso, estamos provavelmente perante uma espécie exótica (não nativa da fauna do nosso país), a qual poderá gerar impactes muito relevantes sobre a fauna nativa de Portugal, e desde logo sobre as espécies nativas de cágados, uma vez que é predadora e ocupa o habitat das espécies indígenas, provocando assim uma diminuição da biodiversidade em Portugal, pelo que nunca deverá ser libertada na Natureza.
Nos últimos anos já foram entregues neste Instituto várias centenas de tartarugas por pessoas que se sentem incapazes de continuar a tratá-las na sua habitação, sendo também previsível que muitas delas tenham sido soltas na natureza, com as consequências acima referidas
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo