a conducta para donos de cães perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta set 12, 2003 1:40 pm

ola
aqui poderão dar sugestões sobre como donos de pits , rotts e outros cães, deverão agir para evitar a mà reputação dos nossos cães.
podem dar ideias sobre o conteudo do tal "panfleto" a ser distribuido...
deem tambem ideias de quais leis deveriam ser criadas para proteger os nossos cães
peço para serem objectivos.

nelson

ps:conto convosco :D
caracolys
Membro Júnior
Registado: segunda fev 10, 2003 12:24 am

sexta set 12, 2003 2:17 pm

Olá

Queria deixar uma sugestão para os donos desses cães.

Eu tenho uma dogue alemão que levo, sempre que posso, a passear para locais com muita gente, como a esplanada da Figueira ou o Choupal em Coimbra que é muito rico em crianças. Poucos ficam indiferentes a estes cães, mas muitos são os que cortam caminho ou simplesmente dizem: Joãozinho, não te aproximes que esse cão tão grande ainda te arranca um braço!
De tudo eu já ouvi, mas enfim, já nem ligo...
Isto para dizer que o meu objectivo com isto é tentar fazer ver às pessoas, especialmente às crianças, que aquela raça de cães é extremamente afectuosa e dócil, que não são perigosos. Eu próprio incentivo os meninos: olha, anda cá, ela é meiga, não te faz mal. Anda fazer-lhe uma festinha. Vá, não tenhas medo!

Aqui todos sabemos que o dogue alemão não é considerado um cão perigoso, mas na rua muitos são os que preferem, erradamente, desviar-se. Mas por ignorância, é a minha opinião. Por isso eu tento contrariar essa ideia sempre que saio com ela.

Venha então sugerir aos donos dos pits , rotts e outros cães, que tentem mostrar às pessoas na rua que os seus cães não são as feras que alguns senhores que mandam nos tentam enfiar o barrete a troco sabe-se lá do que... É verdade que o alvo é pequeno, mas já é alguma coisa.

Obrigado, fiquem bem.
lil_bull
Membro Veterano

sexta set 12, 2003 5:08 pm

obrigado pelo apoio
pelo menos alguem disse algo

nelson

ps:"cães perigosos " é cinismo meu para gozar com quem chama os nossos cães assim
PitGirl
Membro Júnior
Registado: quarta set 10, 2003 10:23 pm

sexta set 12, 2003 6:16 pm

Acho que vc deveria enfatizar a POSSE RESPONSÁVEL. Vou ver o que encontro sobre as campanhas por aqui! :)
Bjos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 12, 2003 8:13 pm

Como sabem eu sou contra a parafernália de acessórios nos cães - trela (estranguladora é melhor) e chega !
Dependendo da situação concreta usar mais ou menos controlo sobre o cão.

E sou coerente com a minha posição !
A Zorra anda sem trela na praia, na Expo, no estádio nacional,nos jardins cá do burgo e ponho as mãos no fogo que ela não faz mal bem a pessoas nem a outros cães (já foi mordida 2 vezes e não respondeu).

Confesso que também tenho medo de cães grandes.

Mas para dobrar esse medo quem contribuiu realmente foi o dono do restaurante "cabana do pescador" (tem um rott, o Kaiser, com 10 anos que anda por lá solto, é a coisa mais meiga que se possa imaginar) e o
rapaz da rott e do pit bull que levantaram todo aquele burburinho por parte de outro forista quando deu por eles soltos e sem trela na expo do Estoril !

Deve ser o mesmo que eu encontro na Expo e ambos os cães são impecáveis.
Não sei o que lhe deu para os deixar andar soltos numa exposição - eu não o faria e a minha é lab...
Que nós sabemos como são perigosos os cães das exposições (todo aquele stress !).

Realmente acredito que o exemplo é uma óptima escola.

E que cada um de nós com os seus cães contribui para afastar a paranóia (que me parece inculcada pela comunicação social, na maioria dos casos) que muita gente tem.

Pronto, não queria deixar de meter a minha colherada.
lil_bull
Membro Veterano

sábado set 13, 2003 12:06 am

vanessa ,obrigado, espero então

COMO PROTEGER O PITBULL (no meu ponto de vista)

Não incentivar a ser agressivo para pessoas (ele não o é de natureza)

Não deixar ser agressivo para outros cães (não deixar vir muito a cima a natureza dominante do pitbull,mas para ter um pit que se preze,ele não deve ser demasiado dominado)

Não o passear sem trela (apesar de gostar disso,penso que com trela evitara brigas,e não importa dar liberdade mas de limpar o mau nome,pois temos de lutar contra o extreminio programado da raça)

Não contar historias (verdadeiras ou não) sobre como o pitbull é mau ou morde forte etc

Evitar maus encontros entre cães

Resistir à tentação de comprar grande coleira com picos

Tudo que seja visto como mau para a raça deve ser evitado

in
http://lil.amstaff.free.fr/pitbull.html

nelson
lil_bull
Membro Veterano

sábado set 13, 2003 12:33 pm

mà ideia

quem ja leu o que eu tinha escrito antes, não ligue

liberdade pra todos, responsabilidade pra todos

nelson
Última edição por lil_bull em domingo set 14, 2003 12:16 am, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado set 13, 2003 5:27 pm

Olhe Lil_bull, você deve estar influenciado pelos franceses !

Não vê que se aceitar restrições para os pit os legisladores ficam todos contentes e até dizem "veêm ? até os donos os acham perigosos !".
E pensa que isso os contenta ?

Não.Hoje os pit e os rott, amanhã os outros.Hoje treino obrigatório, amanhã açaime, no dia seguinte castração e extinção.

Porque nada disto vai resolver o problema de fundo : os marginais e jovens em fase de autovalorização que usam os cães com maus propósitos.

Tenha cuidado com estas propostas - está a dar argumentos ao inimigo.
A meu ver, big mistake !
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

sábado set 13, 2003 5:46 pm

Olá.
Uma das conclusões a tirar de tudo o que li neste tópico é que não deve, de forma alguma, existir uma diferenciação nas regras para a posse de certa raça de cão, correndo o risco de como disse aisd de estarmos a dar razões ao "inimigo". O facto é que muitas dessas pessoas ditas inimigas poderão ter tido experiências complicadas com certos exemplares mais complicados e das más experiências não se livram (até posso aceitar os argumentos de alguns deles). Reafirmo que não devem existir cães melhores e piores ou a "abater", mas sim um cuidado especial por parte das entidades responsáveis em gerir da melhor forma a aquisição de um animal potencialmente perigoso independentemente da raça, tamanho e utilização para o mesmo (guarda, caça, "luxo"...), exercendo um controlo mais apertado não em relação aos animais mas em relação aos futuros proprietários.
Para o tópico em questão penso que na maiorias das situações tanto assusta o cão como o respectivo dono, seja pela forma como "enfeita" o cão (com equipamento digno de um cão pronto para matar) como pela própria atitude que apresenta. Quantas destas pessoas mantêm os cães sem ser registados devido à exigência do registo criminal para a sua legalização?
...
lil_bull
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 12:12 am

tem razão

como viram ja a paguei :?
é mesmo lavagem cerebral, de tanto ver os cães em apuros "qualquer coisa é bom"
mas não pode ser assim, temos de ter liberdade e a responsabilidade
dos nossos actos.
com o que eu tinha escrito antes, era o cão a pagar na mesma :|

obrigado

pelo alerta

nelson
lil_bull
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 12:52 am

vou apagar este topico amanha se conseguir
é melhor concentrar na agenda de trabalho

nelson
lil_bull
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 1:00 am

alguem sabe como se apaga este topico?
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 15, 2003 3:16 pm

Olá a todos!
Este assunto é da maior pertinência.
Também tenho 3 Rottweilers, o Strauka e a Belka de 6 anos e o filhote Kaiser de 2. Às vezes quando vamos com eles na rua chega até ser cómico ver as pessoas a afastarem-se. Quase que largam o que têm nas mãos! Eu própria chego até evitar cruzar-me com pessoas, atravesso para o outro lado, pois os comentários são na maioria tão desprestigiosos que me sinto quase que como uma criminosa por estar simplesmente a passear com o meu cão, que por acaso é um Rottweiler. Tudo bem... são cães grandes, impõem respeito, mas a má fama irritante em volta dos Rottweilers e de outras raças criou um histerismo ridículo! Mal as pessoas sabem que o meu Rottweiler maior, o Strauka, é mais meigo que o meu rafeiro de palmo e meio! Basta de tanta discriminação!
De qualquer forma, eu prefiro não impor a presença dos meus cães. Se vir as pessoas ao longe a esgueirarem-se (geralmente bem coladinhas à parede mais próxima), afasto-me e passeio com eles sempre de trela (mas não aceito o açaime). Respeito que as pessoas possam ter medo. No entanto, sempre que me abordam a perguntar se podem pôr a mão ou quando as circunstâncias são propícias (género sala de espera de um consultório veterinário), faço uma autêntica campanha anti-discriminação e falo da minha experiência com os Rottweilers. É pouco, mas lá diz o ditado que “água mole em pedra dura tanto dá até que fura”!
Cumprimentos e parabéns pela iniciativa!
Saudações caninas e felinas!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 15, 2003 4:06 pm

lil_bull Escreveu: alguem sabe como se apaga este topico?
Só o webmaster pode apagar tópicos. ;)
Responder

Voltar para “Cães”