Registo/Legalização de cão PP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

domingo dez 12, 2010 8:59 pm

Um familiar meu adoptou há pouco tempo um cão de raça Potencialmente Perigosa (PP) que estava num canil municipal.

Tem andado a tratar dos papéis que são necessários para o registos do animal. Seguro, registo, etc.

Ora na junta de freguesia não podia fazer o registo pois precisa dos papéis do seguro já em ordem. Na seguradora não lhe deixam fazer o seguro sem ter os papéis da junta. :roll:

Insistiu na junta para lhe fazer um favor, teve de ser um favor e lá lhe passaram os papéis para fazer o seguro.

De certeza que há por aqui alguém que já teve de fazer o registo de um cão PP. Tiveram os mesmos problemas? No meio disto quem tem razão, a Junta ou a Seguradora?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 12, 2010 9:07 pm

A seguradora tem obrigação de fazer o seguro primeiro pois saberá que o seguro é requisito essencial para tirar a licença.
Passo a minha vida a desatinar com a subscrição por causa disso, mas a verdade é que na primeira volta a proposta vem sempre devolvida por não ter o nº da licença e depois de um mail esclarecedor lá emitem. Enfim...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

loly26
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:28 am
Localização: a nina o ben a maya a camila o gato a mia e a tomasia

segunda dez 13, 2010 11:48 am

sendo um pouco leiga nesse assunto ja tive o mesmo problema mas resolvi- o tirando o registo criminal a licença depois entao o seguro
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda dez 13, 2010 12:06 pm

Antes de ir à junta de freguesia, tem que passar no veterinário, tratar de esterilização, vacinas e chip. O veterinário irá registar o cão no SIRA. Terá que fazer também o seguro e o pedir na secretaria do tribunal seu registo criminal.

Só depois de ter tudo é que se deve dirigir à Junta de freguesia, apresentar os documentos válidos e a Junta passará a licença e fará o respectivo registo no SICAFE.

Isso na Freguesia onde eu trabalho e onde sou responsável pelas mesmas licenças. Eu não lhe passaria a licença sem me apresentar todos os documentos.

Boa sorte.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda dez 13, 2010 12:11 pm

loly26 Escreveu:sendo um pouco leiga nesse assunto ja tive o mesmo problema mas resolvi- o tirando o registo criminal a licença depois entao o seguro
Teve muita sorte ou beneficiou da incompetência de algum funcionário, porque o seguro é um requisito indispensável para que possa ter a licença.

A companhia seguradora tem que lhe fazer o seguro previamente a que lhe seja apresentada a licença, e eles devem saber isso. Aliás, não existe nenhum risco para eles se lhe fizerem o seguro sem licença, porque um dos pressupostos para você poder usufruir do seguro é que esteja a cumprir toda a legalidade. Em suma, se ocorresse um acidente a seguradora ia ter de pagar á Vitima, mas depois se você não tivesse a licença em dia, a seguradora ia exercer o direito de retorno e ia pedir-lhe o dinheiro a si.
Tente falar com a seguradora e diga-lhe que depois de fazer o registo e licença lhes envia os dados da mesma à posteriori.
Se a seguradora que procurou mantiver essa exigência de licença previamente a lhe fazer o seguro, esqueça essa seguradora e procure outra. Experimente a Liberty Seguros.
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

segunda dez 13, 2010 2:13 pm

MariaChica Escreveu:Antes de ir à junta de freguesia, tem que passar no veterinário, tratar de esterilização, vacinas e chip. O veterinário irá registar o cão no SIRA. Terá que fazer também o seguro e o pedir na secretaria do tribunal seu registo criminal.

Só depois de ter tudo é que se deve dirigir à Junta de freguesia, apresentar os documentos válidos e a Junta passará a licença e fará o respectivo registo no SICAFE.

Isso na Freguesia onde eu trabalho e onde sou responsável pelas mesmas licenças. Eu não lhe passaria a licença sem me apresentar todos os documentos.

Boa sorte.
Olá. Não me devo ter explicado bem. O registo criminal, vacinas e chip já estava tudo tratado antes de se dirigir à seguradora. :wink:
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

segunda dez 13, 2010 3:50 pm

A mim aconteceu-me exactamente a mesma coisa o que vale é que era uma ao lado da outra senao andava para a frente e para tras mas depois la me passaram o papel do seguro e fui fazer a licença
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 13, 2010 4:03 pm

Mais uma vez, porque parece ainda não estar suficiente claro, o seguro é requisito para a Junta emitir a licença, portanto a seguradora não pode exigir o nº de licença para emitir a apólice...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda dez 13, 2010 4:19 pm

alexandra_m Escreveu:
MariaChica Escreveu:Antes de ir à junta de freguesia, tem que passar no veterinário, tratar de esterilização, vacinas e chip. O veterinário irá registar o cão no SIRA. Terá que fazer também o seguro e o pedir na secretaria do tribunal seu registo criminal.

Boa sorte.

Olá. Não me devo ter explicado bem. O registo criminal, vacinas e chip já estava tudo tratado antes de se dirigir à seguradora. :wink:
O que ressaltou da sua mensagem é que tirou a licença (na junta) antes de fazer o Seguro, e é isso que eu estava a dizer que não devia ser possível e só um funcionário desconhecedor da Lei o faria.
Vacinas, registo criminal e chip você pode tratar independentemente de ter licença, registo ou seguro. A Licença (na Junta) é que não pode tirar sem primeiro ter o seguro de responsabilidade civil do cão, e a demais documentação que a Lei exige. ;)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda dez 13, 2010 4:26 pm

dinodane Escreveu:Mais uma vez, porque parece ainda não estar suficiente claro, o seguro é requisito para a Junta emitir a licença, portanto a seguradora não pode exigir o nº de licença para emitir a apólice...
Tão simples e claro como isto...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
loly26
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:28 am
Localização: a nina o ben a maya a camila o gato a mia e a tomasia

segunda dez 13, 2010 7:51 pm

se o problema precistir tente a entidade reguladora das companhias de seguros ela mais que ninguem vai ajuda-la ,porque o problema começou e ja vem de a muito tempo ,o conseguir legalizar caes do dito"potencialmente perigosos"!!!!!!!!
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça dez 14, 2010 12:12 am

loly26 Escreveu:se o problema precistir tente a entidade reguladora das companhias de seguros ela mais que ninguem vai ajuda-la ,porque o problema começou e ja vem de a muito tempo ,o conseguir legalizar caes do dito"potencialmente perigosos"!!!!!!!!
até me arrepiei agora...
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”