Dentes em cães de raça pequena

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado jan 22, 2011 9:51 pm

A minha pequena terrorista foi ontem "á faca".
Apos uma visita de rotina, e muito mau halito depois a maggie teve que ir arrancar uns dentinhos, fez uma limpeza tirou o tartro que tinha nos molares e arrancou 4 dentinhos pois estavam mesmo em risco de causar algum genero de infecção que lhe afectasse orgão vitais, alem de lhe fazerem "dores/impressão" quando comia.

O vet só arrancou os 4 mais graves, quanto aos restantes, alguns deles a abanar, disse que iam cair por si, mas para evitar o grande trauma de ficar muito desdentada, tirou só os que lhe causavam mais probabilidades de infecção, limpou os outros, e agora ficamos a aguardar que os restantes, maioria caiam...
Ou seja a terrorista vai ficar desdentada.

Conselho, as vezes o mau halito nos cães é bem mais que isso!
Aconselho nas visitas anuais no minimo a fazer um check up á dentição caso seja necessario uma limpeza para evitar esta chatisse.

Agora a maggie continua a comer ração, pois não creio que haja latas/comida humida que esteja ao nivel da ração. Metemos agua a ferver na ração aquilo desfaz-se fica meio papa e ela come sem problemas.

No proprio dia mal voltou do vet comeu uma taça de ração como se não se passase nada.
E ainda aproveitou para dar uma trinca no vet.
Ela é das dono dependentes mal a deixei la enconstou-se a um cantinho da jaula, tremia tanto que aquilo abanava de tal maneira que parecia que andavam caes á bulha la dentro, fez o vet ir buscar um aquecedor e mais mantas para a acalmar.
Claro que apos meia horinha na jaula, aquilo ja era tudo dela, mal o vet pos a mão para a tirar, aqui vai disto, toca a morder! :lol:

Isto é só, como diz o outro, um abre olhos para quem tem cães não só dos mini mas principalmente desses que tem mais tendencia a ter este genero de problemas, mau halito é o primeiro indicativo, dentinhos escuros na base/gengiva pedem mesmo uma ida ao vet para uma limpeza.
Neste momento a maggie é uma cadela de 3 anos, nova meio desdentada, sera feliz na mesma, comerá normalmente, mas é chato... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jan 22, 2011 9:59 pm

3 anos e nesse estado? Que estranho.
A chatice da destartarização é que daqui a 6 mêses 1 ano está igual ou pior.
A minha mais velha vai fazer a primeira. Mas está quase com 10 anos e não tem nenhum dente a abanar ou em mau estado. Felizmente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado jan 22, 2011 10:21 pm

É estranho sim, e ela sempre comeu ração, é mesmo das que roe pois tem a boca muito pequenina ela ate bolas da ração RC da giant roi...
E compro-lhes sempre os dentastickd da proplan, tanto que a dogue tem os dentes brancos, brancos.
O vet disse que ha mesmo bichos que tem mais tendencia... ela infelizmente foi uma das tais.
Sempre teve mau halito desde pequena, e os dentes meio amarelados por volta dos 2 anos, agora da ultima vez ele abriu-lhe mesmo a boca e viu-se nos ultimos molares o tartaro e os dentes meio a abanar, nós notamos mais alem mau halito que sempre teve, foi um lamber mais constante, assim um meter da lingua rapido dentro e fora da boca.
Foram menos 4 dentinhos e antibiotico para uns dias, mas ele avisou logo, que apesar de agora estarem brancos os dentes, é normal que volte a acontecer e que tenha de fazer estas limpezas mais pelo menos 1 vez por ano, por mim sem problema.
O chato é que alguns pelo menos mais 3 dentes estavam a abanar e que brevemente possam cair. :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado jan 22, 2011 10:30 pm

LuMaria Escreveu:3 anos e nesse estado? Que estranho.
A chatice da destartarização é que daqui a 6 mêses 1 ano está igual ou pior.
A minha mais velha vai fazer a primeira. Mas está quase com 10 anos e não tem nenhum dente a abanar ou em mau estado. Felizmente.
Pois é mesmo isso que tende a acontecer mas, qual é a alternativa?
Primeira destartarização aos 10 anos? Que inveja, LuMaria!
Estarei a fazer algo errado com alimentação dos meus cães? Têm sempre ossos de pele para roer, só comem ração...
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jan 22, 2011 10:35 pm

Acho que os problemas nos dentes estão mesmo na ração.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado jan 22, 2011 10:41 pm

Que inveja mesmo... :wink:
Ela come ração ás vezes a minha mãe tambem lhe dá comidinha que faz, mas pelo menos 2 vezes por semanas tambem os dentasticks...

Fiz essa questão ao vet, ele tambem disse que o mais normal é ser da ração... mas ela come RC...

Então isto agora vai ser um ciclo, ela não pode comer ração "dura", logo não pode escovar os dentes com o mastigar logo acumula tartaro, logo tem de ir limpar...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
princessa
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm
Localização: Pongo, o meu pintas (dálmata)!

sábado jan 22, 2011 10:47 pm

Acho que para evitar este problema. Só mesmo escovando pelo menos duas vezes por semana ou mesmos uma vez por dia com uma escova e pasta de desntes própria. Mas é MUITO díficil. Estou a introduzir aos poucos esta rotina no meu pintas mas ele detesta!!!
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jan 22, 2011 10:49 pm

Passe a dar-lhe mais comida caseira. Vai ver a diferença. E escove-lhe os dentes com regularidade. Mas acho muito estranho um animal nessa idade ter uma dentição tão fraca.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado jan 22, 2011 10:56 pm

Pois eu tambem, ainda por cima é supostamente uma raça que vive muitos anos, estava a contar com este genero de problemas para mais tarde...
Mas a ver vamos, vou tentar controlar mais a dentição dela para ver se conseguimos evitar mais "perdas".

O factor que o vet me disse que era inevitavel seria a parte genetica, ai nada feito... mas ela ate deixa mexer sem dar resistencia, vou passar a escovar alem de dar os dentasicks.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

domingo jan 23, 2011 12:09 pm

Coitadinha da Maggie :(

Ainda é tão novinha, eu inclino-me mais para a genética do que pela ração que come. Quantos cães não comem restos ou apenas comida humida e nunca tiveram problemas de dentição, ou só os tiveram numa idade avançada?
S&oacute;nia
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jan 23, 2011 12:16 pm

os meus não comima ração e realmente os dentes eram bem bons, só mesmo muito velhotes é que se notava gasto, nem me lembro de mau hálito.
Mas tivemos uma rafeirita pequena que morreu muito desdentada se bem que muito velhinha.
Sempre tive a ideia que os dentes de raças pequenas eram muito dados a estes problemas, os caniches parecem-me sempre com mau hálito!
claudiamendes
Membro
Mensagens: 199
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo jan 23, 2011 1:00 pm

O meu cão de porte pequeno faz dois anos em Junho e já tem tártaro nos dentes de trás, o veterinário acha que ainda assim os dentes não estão mal, mas eu fico cheia de pena porque descurei a lavagem a partir dos 6 meses e o tártaro não se fez esperar, depois fartei-me de esfregar com a escova e claro... não já não sai! :roll:
Neste momento dou-lhe um dentastic da Pedigree por dia para o tamanho dele e ainda lavo os dentes.

O meu cachorro "kingsize" está completar a dentição de adulto e comecei a dar-lhe o dentastic + a lavagem, claro que os dentes são novinhos e até brilham :)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jan 23, 2011 1:34 pm

E que tal um bom osso de vez em quando ao invés do dentastick?
À velocidade que as minhas comem aquilo se limpar 2 dentes é uma sorte. Deixei de dar.
E não se iludam, a ração dá conta dos dentes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

domingo jan 23, 2011 1:37 pm

LuMaria Escreveu:E que tal um bom osso de vez em quando ao invés do dentastick?
À velocidade que as minhas comem aquilo se limpar 2 dentes é uma sorte. Deixei de dar.
E não se iludam, a ração dá conta dos dentes.
concordo. a qualidade da ração interfere com o estado geral da dentição. eu mudei de ração e os meus cães estão com os dentes impecáveis. também uso uma pasta enzimática. :wink:
claudiamendes
Membro
Mensagens: 199
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo jan 23, 2011 1:56 pm

Também dou um osso de couro uma vez por outra, eles adoram e dura muito mais tempo do que o dentastick, a pasta que uso também é um complexo enzimático, e eles adoram o sabor o que ajuda bastante...

Fiquei impressionada com a Maguie tão novinha, vou tentar prevenir, obrigada pelo testemunho :wink:
Responder

Voltar para “Cães”