bixo aparecido com o murganho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta jan 26, 2011 1:19 pm

desculpem desde já mas meti este topico nos exoticos sei que há aqui muitos experientes em roedores mas que não frequentam os exoticos por isso...

Fui esta manha à procura de murganhos para criação para alimento. Apesar de mais umas tentativas falhadas, pois estes bichos são complicados de encontrar, deparei-me com um rato branco com olhos vermelhos.... pensei, finalmente encontrei o que tanto procurava, mas depois começou a mexer-se e vi que não tinha o rabo característicos e depois vi que era maior que um hamster sirio, ou mais ou menos do mesmo tamanho.

Alguém me pode dizer qual era a espécie se souber
É igual ao murganho albino(pouco mais pêlo na cabeça), tamanho consideravel e sem rabito. ah, e tinha como nome mesoratus não sei se era bem assim pois não encontro na net e esqueci.me do tele para apontar

Ou seja ratazana fora do jogo.

Obrigado e espero que me possam ajudar
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta jan 26, 2011 1:42 pm

Voce anda a caçar ratos selvagens para dar aos seus animais?
vitor22
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 1:51 pm

lol.... procurar em lojas.....claro, até porque na natureza não sei se encontro ratos brancos. mas peço desculpa se levei a perceber mal.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
miguelabm
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 1:53 pm

vitor22 Escreveu:lol.... procurar em lojas.....claro, até porque na natureza não sei se encontro ratos brancos. mas peço desculpa se levei a perceber mal.
Toda a conversa à excepção do rato branco pelo menos levou me a pensar que andaria a caça...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jan 26, 2011 2:13 pm

vitor22 Escreveu:(...) e tinha como nome mesoratus não sei s(...)

Obrigado e espero que me possam ajudar
Seria Mesocricetus auratus ??? se for isso é - Hamster Sírio
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta jan 26, 2011 2:15 pm

Já dei a resposta nos Exóticos, mas coloco aqui também.

Pela descrição que fez parece-me ser um Hamster sírio (mesocricetus auratus) de tamanho de criador.
Poderá ser um animal já adulto ou pelo menos no seu crescimento máximo.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
vitor22
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 2:27 pm

Pois Pure eu vi, obrigado a si e ao resto dos foristas.

Pela aparência não parecia um sirio, mas podia ser.

Ninguém sabe dizer se para criação para alimento vale a pena? tenho alguma experiência em roedores mas não em criação, mas já tive a ler alguma coisas, mas gostava de saber com alguem que tivesse experiencia e que reproduzi-se.
Pure
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 3:58 pm

Pelo que tenho lido (experiência lida e não experiência vivida) os sírios não são adequados devido à pelagem mais abundante.

Por experiência própria (e não pensando como criador para animal de estimação) considero que não serão adequados devido ao facto de só poder manter 1 ("um" mesmo) exemplar por habitat, correndo o risco de morte de um ou ambos (e respectivas ninhadas) devido a serem animais extremamente territoriais.

Os mais comuns para alimento (Mus ou ratz por exemplo) já poderão ser mantidos exemplares juntos e seriam melhores escolhas na minha opinião.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jan 26, 2011 4:19 pm

Pure Escreveu:(...)

Os mais comuns para alimento (Mus ou ratz por exemplo) já poderão ser mantidos exemplares juntos e seriam melhores escolhas na minha opinião.

Cumprimentos
Não só por isso, mas tambem porque sai mais economico, pois têm ninhadas mais regulares, mais numerosas e claro como disseste por poder manter uma colonia numa so gaiola...gaiolas para mus musculus têm de ser de grades muito estreitas ou aquarios velhos, pois os putos saem pelas grades das gaiolas normais que se encontram no mercado ;)
Pure
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 4:26 pm

Não sei bem quanto aos mus e às ratz, no entanto os sírios, se mantido o casal junto, (e não se matarem) terão ninhada de 16 em 16 dias (sem falta!), no entanto nunca poderão constituir colónia devido à territorialidade dos mesmos.
E para criação para alimento a constituição de colónia e ausência de brigas territoriais é uma grande mais-valia.

Já agora qual é a regularidade de ninhadas de mus e de ratz?

Cumprimentos
miguelabm
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 6:10 pm

Pure Escreveu:Não sei bem quanto aos mus e às ratz, no entanto os sírios, se mantido o casal junto, (e não se matarem) terão ninhada de 16 em 16 dias (sem falta!), no entanto nunca poderão constituir colónia devido à territorialidade dos mesmos.
E para criação para alimento a constituição de colónia e ausência de brigas territoriais é uma grande mais-valia.

Já agora qual é a regularidade de ninhadas de mus e de ratz?

Cumprimentos
De 16 em 16 dias??? Entao diga me onde compra os seus porque fica me muito mais economico trocar ratz e murganhos por esses... Se for +- de mes em mes já acredito...
Pure
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 6:33 pm

Provavelmente em qualquer loja de animais poderá adquirir sírios, não são assim tão raros.
Não preciso que acredite em mim, basta-lhe pesquisar em qualquer sítio na net (normalmente o tempo de gestação está correcto) gestação de 16 dias com a fêmea a entrar no cio imediatamente após ter crias, têm uma das gestações mais curtas de todos os mamíferos.

De mês a mês seriam quase duas ninhadas, isto em "criadeiro" claro.

Cumprimentos
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta jan 26, 2011 8:22 pm

As coisas nem sempre são assim tão lineares. Tenho um casal de sirios com uma ninhada que deve ter muito perto de 1 mês e ainda não nasceram mais...
Pure
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 8:41 pm

Todas as minhas fêmeas assim que os bebés nascem estão com o cio, o "aroma" é inconfundível. Faço os cálculos para a junção de fêmeas de acordo com esta regra (de entrarem no cio imediatamente após os nascimentos das crias) e nunca me falhou, talvez você tenha a excepção que prova a regra.
Ou talvez o facto de estarem juntos impeça o desenvolvimento no seu estado "perfeito" e faça com que a fêmea não consiga engravidar de imediato, ou outras hipóteses, não conheço as condições em que os mantém, falo apenas da minha experiência e das condições em que mantenho os meus exemplares.

Cumprimentos
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

sexta jan 28, 2011 12:33 pm

Pelo menos nos títulos deviamos tentar escrever português correcto.
Não é bixo, é bicho.
Não é aparecido, é parecido.

Obrigado. :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”