Encontrei um Verdelhão magro... Preciso de ajuda!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
DiogoM21
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:54 pm

quarta fev 09, 2011 10:10 pm

Boa noite pessoal...

Eu hoje a tarde apanhei um verdelhão a mão. Ele estava mal tratado porque não tem penas no rabo quer dizer, tem uma. Ele esta muito magro e estava cheio de sede!

Trouxe-o para casa e esta dentro de uma caixa porque só amanha vou arranjar uma gaiola para ele! Já lhe dei água que se fartou de beber...
O meu pai disse-me que ele tem a "doença da faca", pesquisei um bocadinho na Net e li que pode estar assim por ma alimentação ou não lhe darem a ração indicada para ele. Visto ser uma ave migratória desconfia que tenha fugido numa gaiola porque penso que ainda não esta na época desta espécie de ave!

Dei-lhe pão para ver se comida alguma coisa mas não comeu, pelo menos que eu visse!

Eu gosto muito de animais e gostava de ficar com ele e lhe proporcionar as melhores condições possíveis!

Se poderem digam-me se este género de comida e indicada para ele!
Imagem

E se dar fruta lhe ira fazer bem porque sei que a animais que gostam de fruta. Se for caso disso que fruta lhe hei-de dar?

Gostaria de concelhos...

Obrigado pela ajuda
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta fev 10, 2011 12:13 am

ha pessoas indicadas e especializadas para reabilitaçao de animais...
fruta podes dar maça, verduras tivo cove, pão nao faz falta nenhuma.
agora sementes ha a venda uma mistura optima para aves silvestres,senao encontrares da mistura para canarios.
doença da faca nao existe, é um sintoma devido a coccidias que se alimentam das reservas de gordura da ave deixando a tao magra levando a á morte. pode ser isso como pode apenas tar magro por nao comer.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 10, 2011 9:23 am

Bom dia,
Segundo creio, o verdelhão (Carduelis chloris) não é uma ave migratória no nosso país, mas sim uma espécie residente.
Relativamente à ‘Doença da Faca’ como aqui foi referido não é doença nenhuma mas sim e apenas a magreza extrema da ave que faz com que o osso da quilha fique saliente e dê o aspecto de ‘faca’ que deu o nome a essa condição. Quanto ao que está por trás dessa magreza, isso sim podem ser diversas doenças, tal como a coccidiose que aqui foi referida, mas podem ser outras.
Se tiver possibilidade entregue a ave num centro de reabilitação de fauna, até porque é ilegal deter uma ave dessas apanhada na natureza.
Deixo aqui texto retirado do site do ICNB:
O que fazer se encontrar uma ave ferida?

Poderá contactar:
• a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520.
• o ICNB (Serviços Centrais) e qualquer das suas Áreas Protegidas, cujos contactos poderá encontrar no nosso site.
• a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada.
Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efectuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário.
A lista dos Centros existente no nosso país pode ser consultada nestes site em Cidadãos e Entidades.
Responder

Voltar para “Aves”