Olá
Kroz, estou quase sempre de acordo contigo, mas neste ponto discordo. Eu explico.
O óleo não dá APENAS bom sabor à ração. É um ingrediente que realmente não vem integrado na ração, mas que beneficia, especialmente através do componente ómega3, o pêlo do cão.
Uma questão que eu coloquei a mim próprio e que há relativamente pouco tempo expressei aqui no fórum foi exactamente esta. Se uma ração de qualidade já possui todos os nutrientes necessários e suficientes e se o óleo de milho ou de soja é benéfico, então por que raio não é incorporado na ração durante o seu fabrico?
A Sealords, sempre atenta, respondeu a isso e argumentou que não é fácil incorporar o óleo numa ração seca por questões de manutenção da ração.
Em relação às diversas qualidades de óleo e também ao azeite, acontece o seguinte. Os óleos comprovadamente recomendados são o de peixe (salmão), mais difíceis de obter, a seguir o de soja e o de milho. Em relação ao azeite, dado tratar-se de um produto mediterrânico, não existem provas de ser ou não melhor do que os anteriores. Refira-se que a comprovação dos benefícios do óleo foram efectuadas em países do norte onde o azeite praticamente não existe.
Estas considerações baseiam-se em dados da Sealords, que me merece toda a confiança.
Mas que será feito desta senhora?
Agora resumindo e concluindo. Em relação ao comprimido Glavaderme não teço qualquer comentário porque não tenho competência para tal. Eu sempre usei o óleo de milho, com excelentes resultados. Excelentes no que respeita à muito maior aceitação da ração. Detestavam a ração que estavam a comer e agora comem-na com prazer. Se faz bem ao pêlo ou não, parto do princípio que sim, embora eles sempre tenham tido um excelente pêlo e isso deve-se seguramente à qualidade da ração.