O que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pinguimpt
Membro
Registado: terça mar 08, 2011 10:20 pm

terça mar 08, 2011 10:44 pm

Boa noite,
Apesar de ser uma leitora assídua deste fórum á algum tempo, nunca tive coragem de me registar, se calhar com receio que este tópico seria mais um motivo para uma grande discussão. Mas hoje resolvi arriscar... A ver vamos como corre.... :)
O meu problema é o seguinte: Tenho um cão com mais ou menos 2 anos, é a alegria cá de casa, basicamente já ninguém consegue viver sem ele, ele adora toda a gente mas tem um carinho especial por mim ( sendo eu a dona oficial dele, a licença está em meu nome, o seguro dele também). Agora chegou a hora de eu sair de casa, e o que fazer com o pequeno? Deixa-lo a viver com os meus pais ou leva-lo comigo? Não sei sinceramente o que fazer, eu adoro-o e não sei se conseguirei viver sem ele, mas cá em casa o sentimento é o mesmo. Depois começo a pensar se ele se irá habituar a casa, se vai ficar deprimido se sentirá saudades. Ele é tão feliz aqui, mas se eu não estiver por cá será que faz diferença? Basicamente ele passa o dia comigo uma vez que o meu trabalho é a partir de casa, ele dorme no meu quarto. Será mais fácil ele continuar cá em casa sem mim ou mudar completamente o ambiente dele mas comigo? Como podem ver estou bastante confusa...
Qual a vossa opinião?

Obrigada
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
terça mar 08, 2011 11:32 pm

Se está tudo em seu nome e tem condições...a decisão é clara. 8) :P
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
S2000
Membro
Registado: sábado mar 05, 2011 5:21 pm

quarta mar 09, 2011 1:04 am

Penso que sim... Será um período de adaptação para si e para o seu companheiro de 4 patas, na nova casa.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta mar 09, 2011 11:33 am

Sinceramente, eu nem punha essa questão! Sempre levei os meus bichinhos comigo!
Se o problemas é adaptação, acredite que ele desde que esteja consigo, não se vai importar com o resto!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Depp
Membro Veterano
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am

quarta mar 09, 2011 11:35 am

sim.. se ele passa todo o dia consigo, de certo que se sentirá seguro no novo lar, porque está consigo.. :)
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

quarta mar 09, 2011 11:47 am

Os cães não são como os gatos, que dão muito valor ao territorio, para onde nos mudamos os cães adaptam-se bem, pode demorar uns dias até se ambientarem, mas o que querem é estar connosco!
No seu lugar levava-o para a casa nova e sempre que for aos seus Pais leve-o consigo!
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 09, 2011 12:59 pm

A votação parece-me unanime mas vou dar mais uma... :D Eu levava comigo!!!
Não por causa dos papeis estarem em seu nome mas porque ele dorme consigo e passa os dias consigo e está muito afeiçoado a si...

A mudança?! Não lhe vai causar problemas... se tiver a sua companhia perto dele e mantiver os mesmos hábitos não vai ser problema nenhum!!! :P

No entanto se calhar era boa ideia conversar com os restantes familiares para saber a sua opinião... :roll: não vale a pena sair ninguém magoado dessa situação, nem pessoas nem cão!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
PrisBeato
Membro
Registado: quarta fev 16, 2011 3:21 pm

quarta mar 09, 2011 4:59 pm

Em termos de adaptação, os cães não têm frescuras, eles são felizes pelo simples facto de estarem ao pé de quem gostam e de terem toda a atenção merecida, pelo que ir para uma casa nova com a dona que ele ama não o vai traumatizar. Como referiu ele está consigo o tempo todo penso que seria mais penoso era não o levar consigo (tanto para si como para o cão). Compreendo que esta duvida tenha surgido mais pela dupla perda que iram ter os seus pais (vão ver sair ao mesmo tempo os dois benjamins la de casa) mas isso faz parte da vida. Nesse caso quem sabe não seria uma boa prenda eles adoptarem um cachorrinho novo? Assim eles colmatavam o sentimento de perda e um cão abandonado ganharia uma familia amorosa.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 09, 2011 9:09 pm

Cá na terra há um dito :
o gato liga-se à casa e o cão ao dono.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mar 09, 2011 10:40 pm

aisd Escreveu:Cá na terra há um dito :
o gato liga-se à casa e o cão ao dono.
Mas não é bem assim. ;) Há gatos... e gatos! :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Pinguimpt
Membro

quarta mar 09, 2011 10:50 pm

Boa noite,
Obrigada a todos pelas respostas.
Sempre pensei que a mudança não fosse boa para os animais, apesar de eu estar lá ele ira deixar de ver os outros membros da família que ele adora e a casa que ele está habituado desde que chegou.
Quanto aos restantes membros da família não concordam que o leve comigo, pode-se dizer que é uma disputa para ver quem fica com ele... Ainda paramos em tribunal... :lol:
Como o PrisBeato disse se calhar seria uma boa ideia a adopção de um outro animal, temos que falar mesmo a serio e sobre isto.

Obrigada a todos
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 09, 2011 10:50 pm

:D O meu gato fartou-se de mudar de casa toda a sua vida e foi-se adaptando... que remédio teve ele! Também eu tive... hehe
Mas normalmente o cão habitua-se mais facilmente...
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta mar 09, 2011 10:59 pm

Creio sem querer dizer nenhuma parvoíce que os gatos demoram mais tempo a adaptar-se, pois têm de refazer todo o processo de memorização da casa, pois pelo que investiguei e li, eles gravam cada compartimento da casa e objectos como 1 planta duma casa.

No entanto, a minha Tweenie mudou de casa comigo 3 vezes e um dia, iremos para a 4ª quando formos para casa própria. Sei que o que ela quer é estar onde eu estiver. Pois o amor dela por mim é incondicional, tenho-a desde que nasceu. A Kyara é uma lab, já sabem, dono-dependente, claro que poderia sentir falta dos membros da casa, mas onde a dona estiver, ela fica feliz. No entanto, os meus pais já falaram que por eles, ficam com eles, lol ou já tou a imaginar dividir-mos as bichanas como um casal de divorciados. O que vale é que não irei morar para longe quando um dia tiver de ser... :)

Jocas caninas
Pinguimpt
Membro

quarta mar 09, 2011 11:26 pm

Basicamente é mm isso que sinto a dividir o animal... :)
A minha mão até ja sugeriu passar a semana comigo e vir passar o fds com eles.... nao acho normal... :lol:

O meu problema nao era a mudança de casa em si, porque se estivessemos todos a adaptaçao dele seria boa, a questao era mesmo nao estarmos todos, e ele é tao dependente e rotineiro, o meu medo é a alteraçao dessa mesma rotina.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta mar 09, 2011 11:30 pm

Sendo um cão e sendo novo e sendo você dona principal e a quem ele tem amor incondicional, ele vai adaptar-se rápido. E se tem oportunidade de ver a família de vez em quando, ui, vai correr tudo bem. Até vai ser uma alegria para ele :) Aventuras, coisas novas :)
Gatos são mais rotineiros, a meu ver. Os cães podem sê-lo, mas adaptam-se rapidinho, logo que continuem a ter amor, carinho, comida, exercício :)

Jocas caninas[/code]
Responder

Voltar para “Cães”