Gata "mãe de leite", sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tosh
Membro
Registado: domingo out 10, 2010 10:11 pm

sábado mar 19, 2011 7:01 pm

Olá a todos,

Hoje estava em descansada nas minhas lides quando uma amiga minha que trabalha numa associação de animais me liga a perguntar se a Mia ainda está a amamentar.
Pois é, foram encontrados em Faro 2 gatinhos bebés junto a um contentor do lixo, provavelmente abandonados :(

A minha questão é, ela diz que na associação muitas vezes cadelas e gatas a amamentar servem de "mães de leite" a outros cachorros e gatinhos que não são suas crias, será que a minha gata pode ser uma "mãe de leite"?

Podem ajudar-me por favor?

Muito obrigada e bom fim de semana :lol:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado mar 19, 2011 7:06 pm

podem, desde que não os rejeitem
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado mar 19, 2011 11:13 pm

Do que vi, muitas gatas com bebés até roubam os gatinhos de outras ninhadas para terem junto a si.
E na casa de um familiar meu aconteceu o inesperado, a gata da casa roubou uma cachorra à cadela e juntou à ninhada de 3 bebés!
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 19, 2011 11:16 pm

moslie Escreveu:Do que vi, muitas gatas com bebés até roubam os gatinhos de outras ninhadas para terem junto a si.
E na casa de um familiar meu aconteceu o inesperado, a gata da casa roubou uma cachorra à cadela e juntou à ninhada de 3 bebés!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 20, 2011 12:40 am

tenho um gato que é irmão de leite de outros. :) Não fosse a mãe adoptiva, não se tinha safado... é o meu Joca, simpático e gentil! :D N há nada como o leite de gata... se puder, deixe a sua gatinha ser mãe de leite!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tosh
Membro

domingo mar 20, 2011 6:22 am

Chamarrita Escreveu:tenho um gato que é irmão de leite de outros. :) Não fosse a mãe adoptiva, não se tinha safado... é o meu Joca, simpático e gentil! :D N há nada como o leite de gata... se puder, deixe a sua gatinha ser mãe de leite!
Vou deixar sim Chamarrita, vou sair não tarda para os ir buscar a Faro.

Depois dou notícias :D
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mar 20, 2011 9:42 pm

Eu não percebo muito disto mas... li no seu perfil que o gato que engravidou a sua gatinha morreu com Pif. Esta doença não se irá transmitir para os bebés? se sim não vejo porque expor mais dois gatinhos saudaveis á doença :|
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 20, 2011 10:29 pm

maraya Escreveu:Eu não percebo muito disto mas... li no seu perfil que o gato que engravidou a sua gatinha morreu com Pif. Esta doença não se irá transmitir para os bebés? se sim não vejo porque expor mais dois gatinhos saudaveis á doença :|
Não, Maraya, nem pense nisso. :) o que se irá transmitir aos bebés, com grande probabilidade, porque praticamente todos os gatos o têm, é o coronavírus; porque o gato esteve em contacto com a gata, partilharam taças, sobretudo liteiras, o coronavírus é muitíssimo contagioso, mas também a grande maioria dos gatos vive com ele a vida inteira, ou acaba por o eliminar. Menos de 4% dos gatos infectados desenvolvem a mutação que origina o PIF, e ninguém sabe ao certo o que provoca a mutação. Stress, falta de higiene, muitos gatos em espaços limitados e confinados, predisposição genética, falta de sorte...

Recomendo vivamente a leitura deste site:
http://www.dr-addie.com/Portuguese/what ... r%20RT-PCR

O um dos manos de leite do meu Joca, o Yoda, filho biológico da gata que amamentou 2 dela e 3 órfãos, morreu de PIF seco com 7 mesinhos. Mãe continua óptima e irmãos estão bem, e já contam com 2 anos e meio. ;) Portadores de coronavírus? é provável. Mas não quer dizer nada. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tosh
Membro

segunda mar 21, 2011 6:06 pm

Eu também pensava isso, quando a minha gatinha ia ser mãe fiquei aflita que os bebés nascessem com PIF, mas a dra disse-me o que a Chamarrita já disse. Nas últimas análises da Mia estava tudo bem, quando os bebés forem maiores também vão fazer análises para ver como estão.

A Mia faz a sua vida normal, não sabemos ainda se tem o corona vírus mas a vet só aconselhou que ela n se stresse muito. De resto é uma gatinha normal :lol:

Ela aceitou bem os bebés, mima-os, lava-os e cuida deles. Parece que são dela também e são tão fofinhos :wink:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mar 21, 2011 10:44 pm

As gatas com crias querem ter o máximo de bebés, seus ou não, nem precisa ser gato!
Mas gatas que não tem crias podem tornar-se perigosas para os bebés e até matá-los.
Responder

Voltar para “Gatos”