Cocker Saltitão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
neliana
Membro Júnior
Registado: quinta mar 31, 2011 3:54 pm

quinta mar 31, 2011 4:04 pm

Ola,

já seguia este forum à algum tempo sempre que tinha duvidas mas hoje decidi registar-me.
Tenho um cocker macho de 8 meses super brincalhão e energético. Até agora tenho tentado educa-lo da melhor forma para que mais tarde consiga ter mão nele. Sabia que era uma raça de personalidade forte e teria de ter mão firme. Adoro o meu cocas mas sinceramente há um comportamento que ele adquiriu ultimamente que me está a preocupar.
Ele pura e simplesmente não consegue "evitar" de deitar as patinhas a nós e às visitas, o que é desagradável, pelo menos para as visitas. Pior é mesmo quando chove, pura e simplesmente tenho de "fugir" dele. Eu sei que é uma forma de ele dizer "olá" mas quero mostrar que não aprovo esse comportamento. Mesmo com "nãos" mais firmes vai lá. Ele é educado e sabe os limites e as regras que imponho lá em casa mas nesta situação não estou a conseguir controlar. Pior que isso é riscar o carro todo. O problema é que só o "apanhei" uma vez a deitar as patas ao carro e obviamente repreendi logo mas quando me contorno está o carro todo marcado. É de facto desagradável. Já pesquisei na internet mas não encontro dicas/sugestões para corrigir este problema.

Agradeço o testemunho de alguém com o mesmo problema.

Obrigada.

Neliana Gomes
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 31, 2011 4:19 pm

Uma maneira muito eficaz de ensinar um cão a não fazer isso é levantar um joelho quando ele for a atirar as patas.

Atenção, não é dar uma joelhada: é apenas opor-lhe um obstáculo que lhe é desagradável.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
neliana
Membro Júnior

quinta mar 31, 2011 4:21 pm

Boa... Obrigada Lulu... Não tinha pensado nessa.
Vou experimentar..

Obrigada ;)
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

quinta mar 31, 2011 4:56 pm

Tinha o mesmo problema com o meu.. inclusivé no jardim tinha que ir a correr segurar nele porque ele atirava-se às pessoas para brincar.

Agora está bem mais desconfiado.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
neliana
Membro Júnior

quinta mar 31, 2011 5:01 pm

PatCosta3 Escreveu:Tinha o mesmo problema com o meu.. inclusivé no jardim tinha que ir a correr segurar nele porque ele atirava-se às pessoas para brincar.

Agora está bem mais desconfiado.
E posso perguntar como resolveu o problema?

Obrigada
Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

quinta mar 31, 2011 10:26 pm

Isso é uma coisa que vai ter de trabalhar com o seu cão e com paciência.

Primeiro de tudo, fugir dele só o vai fazer querer ir atrás de si. Vai-se tornar num jogo para o cão e ele vai ficar ainda mais excitado, e vai querer saltar mais.

Use a trela para lhe corrigir o comportamento. Ponha-lhe uma trela e quando ele saltar pise a trela de maneira que ele nao possa saltar e diga-lhe para se sentar. Quando ele sentar e se acalme, dê-lhe uma guloseima.

Faça a mesma coisa com visitas. Mantenha-o perto de si quando as visitas chegarem e use a trela para não o deixar saltar. Peça ás visitas para nem olharem para ele até ele estar calmo.

Quando ele ficar melhor vai poder fazer isto sem a trela e eventualmente ele vai deixar de saltar. Outra coisa que pode ajudar é ensinar o cão quando pode saltar e por-lhe as patas em cima. Assim ele vai saber quando não saltar e quando o pode fazer.

Vai ter melhores resultados se o cão estiver cansado. Uma boa caminhada antes do treino vai ajuda-lo a não saltar.

Com paciência e preserverança vai começar a ter resultados visíveis muito em breve. Espero ter ajudado!
neliana
Membro Júnior

sexta abr 01, 2011 8:11 am

sim ajudou e muito... :) obrigada.

este era um comportamento que me andava a dar dores de cabeça porque não estava a conseguir controlar.
Eu só fujo dele em dias de chuva mesmo pq anda com as patinhas molhadas e é mesmo chato eu estar a sair de casa com roupa limpinha e vem ele e pimba. Gostava mesmo que ele perdesse esse vicio.

Em dias "secos" eu tento corrigir a situação com nãos firmes mas nem assim.. Ontem experimentei colocar o joelho como a forista LuluB sugeriu e de certa forma resultou, ele acabou por desistir da ideia de saltar.

Ele é bastante inteligente e acredito que não o faz "por mal", apenas quer que lhe façam festinhas.

Com paciência tudo se resolverá.

Muito obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”