freio + barbela ou apenas bridão?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
slumdog
Membro Júnior
Registado: segunda out 18, 2010 2:15 am

sábado abr 16, 2011 6:02 pm

Boa tarde a todos,

tenho uma dúvida há algum tempo.
Na escola de equitação monto com bridão que é o mais recomendado para principiantes com menos sensibilidade na mão.

Há cerca de 3 meses adquirimos um lusitano muito simpático cá para casa juntamente com os arreios. Não quisemos alterar nada. Sendo que a embocadura é composta pelo freio e respectiva barbela.

O que eu noto agora é a minha falta de experiência para este tipo de embocadura. Se por um lado, com o bridão na escola, já monto razoavelmente. Com o nosso cavalo, ao mínimo desequilíbrio tenho alguma tendência para me apoiar nas rédeas provocando um movimento brusco por parte do cavalo (já me custou alguma quedas).

É certo que o nosso cavalo tem mais "sangue" que os da escola, mas não é nenhum desvairado. E sobretudo esta muito bem montado.

A questão que se coloca, é se posso montá-lo com bridão por ser a embocadura com que estou mais à vontade. Em boa verdade detesto o freio + barbela, acho que é para "manobras" que exijam muita precisão. Eu apenas quero galopar no campo...

Ajudem-me por favor. Queria mesmo passar a usar bridão.

Cumprimentos.
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sábado abr 16, 2011 10:04 pm

Olá!
Eu já usei os dois e agora uso o freio + barbela. É que a minha menina tem "boca dura", às vezes quando queremos abrandar ela não para e puxamos muito o que acaba por aleijar-lhe a boca e optámos pelo freio + barbela. E na minha menina tem feito melhorias! Nunca ninguém se magoou (quedas, ou mesmo feridas na égua).
Eu também galopo no campo e para sem querer não puxar sem "perceber" agarro-me de vez em quando à parte da frente da sela, é a minha técnica. ;)

É só uma questão de experimentares com esse cavalito o bridão e ver como é que ele se sai ;)

Espero ter ajudado!

Boa sorte!
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sábado abr 16, 2011 10:05 pm

*puxar as rédeas sem querer ;)
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda abr 18, 2011 10:10 am

Cada conjunto cavalo+cavaleiro tem o seu equipamento... :)
Se tens tendencia para te agarrar à boca do cavalo, pelo menos por enquanto, acho que devias por-lhe só o bridão. Experimenta e logo vês, se não funcionar bem voltas ao freio...
Se ele está bem montado e te obedecer bem apenas com o bridão, chega perfeitamente. Eu já montei o meu várias vezes sem embocadura, cá em casa, e foi excelente!!! Eu sou pelo minimo possivel.
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
TiagoFNB
Registado: segunda mai 16, 2011 4:42 pm

segunda mai 16, 2011 5:54 pm

ola, em relaçao a boca do cavalo a mais coisas que se possa imaginar!!
isso é relativo a raça do cavalo e a funçao que ele exerce, ex: adestramento, corrida, marcha.
Os bridoões sao gerealmete usados na doma por "puxarem" diretamente na boca e em outras modalidades que necessita de mais rigides do animal.
e tbem tem que se ver o tipo de abridão, torcido, liso, articulado, articulado com salivador, rigido(sem articulaçao) fino, grosso.
isso dependera de cada animal e sua funçao.
e relacionado ao freio é preciso um pouco mais de cautela pois, existem coisas que interferem muito: a barbale e a perna do freio e a embocadura.
BARBELA: quanto mais alto for o apoio dela, caso ela seja ajustada com rigor, isso pode causar um desconforto no cavalo ou ate mesmo um desespero por nao saber o que fazer quando o freio for puxado bruscamente.
PERNA DO FREIO: quanto maior a perna mais severo é o freio...funcionando como uma alavanca...devera ser usado de acordo do animal.
EMBOCADURAS: ai é um pouco mais delicado, pois tem varios fatores,
a altura da lingua do freio, a espessura do apoio do freio e se é articulado ou rigido.
Dessa forma é aconselhavel ver o que voce pretende praticar com seu animal e procurar saber qual o tipo de embocadura mais usado...e com paciencia ver se o seu animal vai aprovar akela que voce escolheu.
Boa Sorte
Responder

Voltar para “Cavalos”