Huskys - o seu comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

sexta out 03, 2003 11:20 am

Boa Tarde,

Sou nova por aqui, mas já há algum tempo que consulto os foruns e tenho aprendido muita coisa.
Tenho uma Husky de 7 meses, a Loba Carolina, e cada vez que falo com alguém que tem Huskys ou conhece alguém que tem, a resposta é sempre a mesma: desobidientes, destruídores, só fazem o que querem, etc. Apesar de serem uns cães adoráveis e inteligentes, as pessoas focam mais os aspectos negativos, o que me deixa espantada pq a Loba na minha opinão contraria um bocadinho a opinião geral das pessoas.

Gostaria de saber se com os vossos cães é a mesma coisa, se os educam de modo diferente, como é. Para poder aprender mais sobre esta raça.

Obrigado a todos.
PatCris
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sexta out 03, 2003 12:10 pm

Boa tarde patcris,
Também eu tenho um Husky, agora com 10 meses, que pouco se assemelha ao quadro geral que pintam acerca dos huskys.
Ele nunca destruiu nada em casa, pelo menos nada de importante, a não ser os brinquedos dele e a cama (daquelas tipo banheira) - que ainda está completa, mas muito, muito, muito roída!
Tenho uma amiga que tem um Husky 4 meses mais velho que o Boris, que já lhe destruiu uma gaveta dos talheres inteirinha, uma máquina de lavar roupa (todo o rodapé roído sem hipótese de arranjo) telemáoveis e objecto pequeno tipo óculos e isqueiros que desaparecem misteriosamente - pensa ela que ele os come!!! :o .
A explicação que eu tenho é: depende da educação e dos estímulos fornecidos ao cão. Eu tento sempre, em cada passeio, em cada saída, cansar o Boris ao máximo. Tento levá-lo ao limite (claro que nunca consigo, seriam precisas 3 de mim!). Agora, inclusivé, andamos a iniciar-nos no "Mushing". Na minha opinião, o Husky não é nem pode ser cão de vir à rua fazer um xixi, cocó e pimba...casa outra vez. Se isso acontecer, ele terá de gastar a sua (imensa)energia noutras actividades e, que paga, é o mobiliário!
patcris
Membro

sexta out 03, 2003 12:50 pm

Olá

Já começava a pensar que a Loba era caso raro :D , felizmente verifico que não.
A Loba tb é assim, nunca me estragou nada de especial, excepto umas cadeiras da cozinha que ficaram completamente carecas :lol: , mas a culpa foi minha que não as retirei como deveria ter feito.
Tem os brinquedos (toneladas) que adora, mas reparo brinquedos pra ela são objectos nossos, pessoais, como peúgas, panos, pantufas, mas penso que esta preferência tem a ver com sentir-se mais próxima de nós, não se sente tão só.

Quanto aos passeios, auqela treta de ir á rua, xixi, cócó e casa, não funciona, tem de correr, brincar, mas niso eu e o meu marido já estamos habituados e mentalizados, além de que a Loba tem imensos amigos com que brincar na vizinhança, até já temos hora combinada para o pessoal se encontrar :D .

Mas sei de pessoas que têm exactamente o contrário em casa, mas penso que isso tem a ver com a falta de tempo das pessoas, são cães que exigem muito de nós, aLoba reinvidica a nossa atenção literalmente.
Achoq ue antes de terem um animal deveriam pensar na responsabilidade que estão a assumir, pra depois mais tarde não virem dizer que estão arrependidos.

Bigados pela ajuda
Alex-Husky
Registado: terça jun 17, 2003 12:12 pm

sexta out 03, 2003 12:57 pm

A minha Luna tem agora 5 meses. Veio pra mim com 1 mês e meio. NUNCA destruiu nada em casa, nem sequer tenta. Tem a casa toda por sua conta. Posso deixar sapatos, chinelos, meias, roupa, enfim tudo pelo chão que ela nem sequer lhe toca. E nunca lhe fiz nada de especial no sentido de ensinar assim. Quanto à mobilia, idem.
Só rói os seus brinquedos, os seus ossinhos e as patinhas(a brincar) de uma coelhinha anã. Nem a cama de plástico, rói.
Começou à cerca de 15 dias a fazer as necessidades na rua, e ela inclusivé que escolhe quando quer ir pra casa.
Tenho falado com muitas pessoas possuidoras de animais da mesma raça, e a opinião generalizada é de que eles são destruidores, teimosos e desobedientes.
Quanto à minha só posso dizer que é MUITO TEIMOSA e tem um géniozinho de se tirar o chapéu, mas de resto acho que tenho um Husky com um temperamento excepcional.

Só posso aconselhar muita paciência...são Huskys!!!

Abraços e bjs
patcris
Membro

sexta out 03, 2003 1:55 pm

Quanto ao temperamento não tenho dúvidas, é teimosa, faz o que ela quer, sentar, rebolar e deitar, nem pensar, e se insisto ainda goza comigo.
Mas fora isso é uma cadela adorável, meiga, adora crianças, eu deliro quando a vejo brincar com o meu sobrinho de um ano, tem todo o cuidado para não o magoar, fazem grandes corridas pela casa fora :D .
Somos verdadeiras amigas, e á noite quando vai dormir, primeiro tem de adormecer com a cabeça no meu colo, só depois vai pra camita.

Costumam levar os vossos cães pra neve ? Estou a pensar em levar a Loba este ano até á S. da Estrela, conhecem algum local de alojamento que aceite cães ?

Bigados
PatCris.
Alex-Husky
Registado: terça jun 17, 2003 12:12 pm

sexta out 03, 2003 2:38 pm

A nível de obediência já aprendeu a sentar, dar a patinha (às vezes), sentar e esperar pra atravessar a estrada, abrir portas com o focinho, andar ao lado sem puxar. Mas só faz isto quando está prái virada porque de contrário nem pensar. :?
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

sexta out 03, 2003 2:59 pm

Olá Pactris

Tenho estado a ler este topico, por que tenho um Malamute do Alasca, cujas caracteristicas sao muito semelhantes as do Husky. Por exemplo algumas diferenças, sem ser as físicas são o temperamento. O Husky é mais temperamental e por isso tem, por exemplo, menos pachorra para aturar as crianças que muitas vezes querem puxar-lhes o pelo ou montá-los pensando que é um burro. Também é mais desconfiado e isso tem a ver com a sua origem - o lobo - que é por natureza um animal muito desconfiado.
O meu cao foi adoptado em adulto após ter sido abandonado e andar de sitio em sitio.
Posso-te garantir que é um animal muito calmo com os humanos e principalmente com crianças, que adora.
Nunca me estragou nada em casa e consegue passar por sitios apertados, sem derrubar nada.
Agora na rua é muito complicado. Atira-se a tudo quanto é cao macho, se foge nao me obedece e é teimoso quando lhe dou uma ordem. No entanto eu tenho a certeza que entende tudo porque se eu levar biscoiitos ele faz tudo o que eu quero com toda a rapidez.
Estas sao caracteristicas tipicas destas raças.

Por vezes quando nao o consigo controlar sou obrigada a dar-lhe uma palmada no focinho e assim ele acalma, mas nao gosto muito de o fazer porque ele fica com medo da minha mão e noutras vezes se lhe vou fazer uma festa, fecha logo os olhos cheio de medo.

Connosco é mesmo muito humilde.

Como cao de guarda nenhum deles serve, antes pelo contrario. Fazem uma festa quando entra alguem em casa, mas logo de seguida se afastam, nao gostam de confusão. São muito independentes.

Tenta treiná-lo, de preferencia todos os dias um pouco; leva sempre uns biscoitos que ele goste. O meu já obedece ao pára, anda, vem à dona, senta, espera, corre, dá a pata, a outra pata, upinha, etc, mas eu ainda nao perdi o medo de o soltar.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 03, 2003 3:22 pm

Não sei porquê mas o que contam lembra-me uma cadela que eu cá sei !...

Enfim, eu também ouço o que dizem dos huskies, mas pelo que vejo o mal não está nos cães, está nos donos.
É da gente se perguntar, se fosse outro cão qualquer, se não seria também teimoso, mal-educado, indisciplinado,etc,etc.

Há para aí pessoas que pensam que um cão é um brinquedo a pilhas...

Claro que o huskie (isto sou eu a falar, conheço mal essa raça) deve ter aspectos particulares a que há que tomar especial atenção.
Eu tenho uma lab e desde logo soube que não é a brincar que dizem que o lab precisa de muito exercício !
E que come tudo o que aparece (até caça e come as traças que apanha...)

Estou certa de que donos interessados como vocês, há poucos.
E que os vossos cães tem muita sorte, porque, infelizmente, o huskie é uma raça popular que cai nas mãos menos preparadas que se podem conceber.
isab
Membro

sexta out 03, 2003 3:27 pm

Aisd

Eu posso fazer uma comparação entre o meu cao e outros porque além de já ter tido outros caes, tenho outro em casa além do Malamute, que é o oposto dele. Faz tudo para agradar, é super ciumento, quer tudo o que o Átila tem, por ex. biscoitos e depois esconde-os porque nao gosta.

Eu só me parece o miudo mais novo da casa :):):)
A Atila tambem tem ciumes, mas nao exige como o Dodi, é bastante mais contido.
MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 4:10 pm

Olá a todos,

Também tenho estado a acompanhar com atenção o desenrolar desta conversa, pois também tenho um cão nórdico, um Akita.

Ele neste momento tem 1 ano e 1 mês. É um cão superdócil para as pessoas conhecidas, tendo um carácter bastante reservado para desconhecidos. Ao contrário dos Malamutes e dos Huskys, trata-se de um cão com o sentido de guarda bastante apurado. É raro ouvir o Mura a Ladrar, mas quando o faz, ou alguém colocou a mão nas grades do Portão, ou anda alguém nas traseiras da casa. Nunca ladra à toa...
Trata-se de um cão super meigo com os familiares, mas quando já está farto de festas, brincadeira, ..., simplesmente se retira e vai para o seu canto, ficando a observar muito atentamente o que se passa à volta.
Para mim, os cães primitivos são uma vantagem, pois são muito independentes (não necessitam que o dono ande constantemente à sua volta).
Em cachorro, nunca destruiu nada. Nem móveis, nem cadeiras, nem fios... De vez em quando (na muda dos dentes), dava umas dentadas, brincadeira essa que foi imediatamente corrigida.
No inicio (5, 6 meses), ele sempre que tinha oportunidade fugia. Depois de algumas aulas de treino, isso deixou de acontecer. Neste momento cumpre muitas instruções, e obedece imediatamente.
Tratando-se de um cão "primitivo" (mais proximo do lobo), também quer ter dominância sobre todos os cães da rua. Não suporta outros machos. Dantes também dava umas palmadas no focinho, mas agora tenho outro método - Sempre que o Mura vai passear à rua, se começar a rosnar, leva uma bisnagadela de água no focinho... remédio santo.

Tanto eu, como a minha esposa estamos completamente apaixonados por esta raça. É como se fosse o nosso filhotinho. Tudo o que fazemos (passeios, corrida, aulas ao fim-de-semana, veterinários) é em função do Mura, mas também nunca nos sentimos tão bem. No japão, esta raça é considerada um monumento nacional (os donos chegam a receber incentivos do estado), e é um símbolo de felicidade (quando nasce um bébé, é tradição oferecer um Akita.

Mura, obrigado por toda a felicidade que nos tens dado...

:D :D

1Abraço a todos,
André
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta out 03, 2003 6:08 pm

Sendo o husky uma raça que não aprecio (por favor, não perguntem porquê) não sou uma leiga sobre a raça.
No entanto sei que, como cão da moda, o husky tem sido vítima de cruzas mal feitas, o qeu contribui para uma alteração de comportamento. Adquiriu a sua cadela num criador? Se não, pode contar com alguns desvios comportamentais...
Mas eu gosto da Loba Carolina. Para ter o nome que tem há-de ser boa "pessoa". ;)
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta out 03, 2003 7:59 pm

patcris Escreveu: Costumam levar os vossos cães pra neve ? Estou a pensar em levar a Loba este ano até á S. da Estrela, conhecem algum local de alojamento que aceite cães ?

Bigados
PatCris.
no sabugueiro há pelo menos 2 residencias que aceitam animais
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sábado out 04, 2003 3:37 pm

Olá boa tarde,

Já tive uma Husky e tenho a dizer que são adoráveis com um senão:

É uma raça que exige exercício e alguém dominate, não serve para qualquer pessoa enfiada num apartamento. Só uma pessoa bastante activa, ex: desporto, passeios, viagens, etc, ou seja, que dê bastante exercício e disciplina, consegue ser bem sucessido com estes animais.

A Husky que tive ou com quem convivi (não era minha) era dos meus pais, já idosos num apartamento. Portanto não fazia sentido, ela a medida que foi crescendo... estão a imaginar!

Tenho mesmo de dizer que são estarolas, teimosos e independentes... ... mas dum amor fiel ao Dono. Ao "Dono certo" respondem com prontidão!

Hoje, é uma linda cadela que quando nos vê, faz uma festa imensa! :D

Podem Vê-la no meu Álbum,
isab
Membro

sábado out 04, 2003 8:10 pm

Não penso assim´

O meu Malamute mora num apartamento. Penso que ele deve sentir-se bem, porque adora estar connosco na sala, de preferencia em cima do sofá, adora mimos, festinhas, enfim tudo o que sao papariquices.
Com tenho em linha recta a sala, o corredor, o quarto do meu filho e a marquise, de vez em quando ele, puxado pelo outro k é bem pequeno, desata a correr.
Costumo compensá-lo, levando-o para Palmela, para casa de um primo, que tem uma vivenda com bastante espaço exterior e lá ele vinga-se a correr.
Algumas vezes faço-o correr tb na praia, mas preso, porque ele é agressivo com os machos.
Penso que o compenso, mas acho que ele nao seria mais feliz se vivesse numa vivenda e não tivesse os mimos que lhe damos.
patcris
Membro

segunda out 06, 2003 8:19 am

Bom dia !!!!

Obrigado pela dica das residenciais, é sempre um problema quando queremos levar a Loba a algum lado e ficar alojados com ela.
Felizmente ela adora andar de carro, viajar e adapta-se bem a qualquer ambiente, não estranha muito.
Mas lá está, quando se escolhe ter a responsabilidade de ter um animal, há que assumi-la, já deixei de ir a muitos sítios por causa da Loba, por exemplo a minha lua de mel foi passada no Algarve em casa de um tio do meu marido que gentilmente nos emprestou a casa, que pra delícias da Loba tinha um pátio. Se não fosse assim tínhamos ficado por cá mesmo, mas se tivesse sido essa a situação tb não me ia importar muito, custa-me tanto separar dela.
A Loba vive num apartamento desde as 5 semanas, por isso acho que ela não se sente presa, mas é claro, o exercício diário não pode falhar, nem a atenção, nem os mimos.

PatCris
Responder

Voltar para “Cães”