Dar peixe e carne crua aos gatos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

sexta abr 29, 2011 9:52 pm

Boa noite :D ,
já vi imensos tópicos sobre ração seca, mas tenho reparado que alguns foristas dão tb peixe e carne crus gostari de sbare quais as vantagens para os meus gatos em lhes dar alé da ração este tipo de alimentação.

-Tem que se congelar cerca de 1 semana e depois descongelar e dar?!
-Dão em peça inteira ou tudo desfeito?!(a gatinha tem cerca de 4/5meses)

Obrigada :D :D

Carla P.
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

sexta abr 29, 2011 10:00 pm

Realmente tambem ja me apercebi disso, principalmente a LuMaria que friza mtas vezes isso!
Se ela é adepta desse sistema, entre outros furistas que tambem sao, deve haver alguma vantagem... Ou pelo menos nao deve haver inconvenientes!
Se bem que nunca explicaram se dao ele fresco, ou apos descongelar, se retiram as espinhas, ou o osso, se dao inteiro...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado abr 30, 2011 12:11 am

peixe não é bom dar cru, mas carne... sirvam-se! :) deve evitar.se, contudo, a de porco. E vísceras, apenas uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 30, 2011 3:44 pm

Eu dou tudo cru, peixe e carne, tanto ao cão como ao gato, prefiro a alimentação natural de ambas espécies a qualquer preparado de cereais e partes de animais (que muitas vezes não passam de cornos, cascos, peles e tendões) processado a altas temperaturas e cheio de aditivos e conservantes, vulgo "ração". Há vários tópicos sobre raw feeding, é uma questão de pesquisarem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado abr 30, 2011 4:11 pm

mas muitos peixes, em cru, contêm tiaminase, que destrói a tiamina (vitamina B), essencial aos gatos. A tiaminase é destruida quando o peixe é cozinhado.

"(...) A deficiency of thiamin can also occur when cats are fed large amounts of certain types of raw fish which contain the enzyme thiaminase, although this is destroyed by cooking. Death may develop in cats fed inadequately cooked fish or soy-based food and/or cooked products inadequately supplemented with thiamin.

Initial signs of thiamin deficiency appear within 1-2 weeks of the introduction of a deficient diet and include salivation and a failure to eat despite being interested in food. (...)"

(http://maxshouse.com/feline_nutrition.htm)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado abr 30, 2011 7:32 pm

Dinodane, já lhe tina perguntado se também dava raw à gata e agora volto a fazer mais uma pergunta. Quando dá peixe, dá com espinhas? Acho que o meu é muito "menina" e ia ficar com uma cravada na garganta. Acho que ele não sabe comer, apesar de agora ter comprado uma ração cujos grãos são significativamente maiores, o que já o obriga a mastigar um bocado :roll:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado abr 30, 2011 8:41 pm

Aconteceu várias vezes os meus gatos roubarem peixe inteiro crú que por ex. estava na cozinha e o que vi é que eles não eram nada parvos e comiam cuidadosamente, já peixe cozinhado que roubavam, por duas vezes tive situações aflitivas de engasganços com espinhas presas nos molares mas das duas vezes estavam tão aflitos que deixaram tirar tudo sem problemas.
Também os vi comer presas como ratos pássaros e coelhos e nunca se engasgavam se bem que era mais brincar que comer...

Nós faziamos a comida mas não dávamos crú.
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 30, 2011 10:02 pm

Eu não gosto de dar nada cru às colónias que alimento. Cozo sempre todos os alimentos, seja peixe ou carne. O que eles adoram mais é frango cozido e esparguete cozido na água do frango.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 10:09 pm

Bem sei que o esparguete ajuda a encher o prato e a barriga, mas mal por mal é preferível dar-lhes a trinca de arroz cozida. Gatos não são grande coisa a digerir hidratos de carbono, mas o arroz é dos cereais mais inócuos. Esparguete não lhes faz bem...
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 30, 2011 10:19 pm

Chamarrita Escreveu:Bem sei que o esparguete ajuda a encher o prato e a barriga, mas mal por mal é preferível dar-lhes a trinca de arroz cozida. Gatos não são grande coisa a digerir hidratos de carbono, mas o arroz é dos cereais mais inócuos. Esparguete não lhes faz bem...
Desconhecia, obrigado pelo aviso. O mais curioso é que comecei por lhes dar arroz, mas eles nem lhe pegavam, ao contrário do esparguete que marcha logo todo.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 10:21 pm

ah pois! :lol: mas eles acabam por lhe pegar. :wink:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sábado abr 30, 2011 11:21 pm

OLá a todos.

Voçes aqui falam muito em dar peixe aos gatos e carne crua.. eu já não entendo nada pois o vetrinário da minha gata que já me acompanha desde que tenho a minha Dalmata, disse-me para evitar dar peixe e que carne crua nem pensar... em relação a comida feita apenas podia dar arroz com frango cozido ou então atum em água, mas este ultimo para nao abusar...A minha Sasha nao comia raçao e andou pra ai 1 mes a comer arroz com frango, a minha sorte é que depois de exprimentar tudo o que era raçoes de supermercado, lojas e veterinarios, lá decidiu gostar de uma!

O veterinario da Sasha pertençe á ordem dos veterinarios, tem gatos e faz criações, nao entendo pq ele diz para evitar o peixe pois os gatos comerem peixe foi um mito que se criou, que eles são carnivoros e blá blá..

Sinceramente não entendo mesmo nada! Mas gostava de satisfazer a minha coriusidade :twisted:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 01, 2011 1:15 am

Uiii nem pensar...podem morrer. :roll:

Como é que é possível que canídeos e felídeos existam há dezenas de milhar de anos quando as rações só existem há uns 40 anos... querem ver que os "donos" sempre cozinharam a comida para eles desde que cães e gatos foram domesticados há 10000 anos atrás? :lol: Como é que será que os gatos e cães ferais se desenrascam, farão umas fogueiritas para assar aquilo que caçam?

E AnaNuno, peixe é carne... um anímal que come peixe é um animal carnívoro... que eu saiba ainda nenhum taxonomista inventou o termo "peixívoro" para defenir uma ordem de animais que come outros animais... não sei como pode o seu vet dizer uma coisa dessas, eu já me inclino para má interpretação do que se ouve...
O meu gato não come só peixe, assim como o cão não come só carne. Comem vários tipos de carne proveniente de vacas, salmões, porcos, sardinhas, cavalas, frangos, patos, pescadas, perus, atuns, tintureiras, galinhas, etc, entre outros animais.
Palavra de honra que eu não sabia que havia pessoas a achar que um peixe não é um animal. :lol:

Quanto a ele ser da OMV: adivinhe 8) . Todos os vets têm de estar inscritos na ordem para poderem exercer...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo mai 01, 2011 1:48 am

Dinodane se é que me entendeu eu nao estava a criticar voçes darem carne ou peixe aos gatos, até pq eu encho a Sacha de guloseimas tipo pedaçinhos de salmao grelhado quando o faço, franguinho até sopa ela lambe da tacinha, eu comentei que axei estranho o meu vet dizer isso....
E sim sei que todos os medicos têm de tar inscritos na ordem mas ele faz parte dela tb tem o seu trabalho lá se é que me fiz entender.

Claro que antigamente não havia ração.... Claro que os bichanos podem comer de tudo.. os da rua comem até do lixo e lá andam por vezes mais saudáveis que os nossos não é??

Apenas comentei que não entendia...
AnaNuno
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 2:10 am

E já agora Dinodane eu fiz uma pergunta não necessitava de partir para a ironia certo?? como se eu fosse uma leiga, ou uma parola acabada de desabrochar para o mundo dos animais... sim para o mundo dos gatos desabrochei á muito pouco, mas para o mundo dos cães talvez você ainda cá não andasse e eu ja tinha montes de cães.... a serio não gostei!!!

Apenas transmiti as palavras usadas pelo vet.. se ele me disse que os gatos eram carnívoros e fez a observaçao que o peixe era um mito que culpa tenho eu??? Eu até escrevi a seguir á observação as palavras --->blá blá blá <-- o que por si só demonstra que a conversa não me agradava certo??
Lá porque tem escrito "membro veterano" debaixo do seu nome, não lhe dá o direito de ser irónico com os novos users, julgo eu que não!

E em relação ás más interpretações que me acusou... bem no meu caso isso seria difícil, mas se eu justificasse o porquê do que acabei de dizer seria um expor da minha vida pessoal, o qual eu não estou interessada!!

Alem disso aproveito para dizer que já li mais posts por aqui com ironias do mesmo tipo ou ainda piores e users a responder que não voltam cá mais... é triste não é? Há que ter cuidado pq se este forum existe para satisfazer duvidas há que o fazer de maneira clara precisa e concisa, respeitando os membros e não usar palavras depreciativas, irónicas e que pareçam insinuações de gozo!

Muito obrigada!
Responder

Voltar para “Gatos”