Dúvida legislação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
survivor
Membro
Registado: domingo mai 22, 2011 10:58 am

domingo mai 22, 2011 11:20 am

Olá pessoal

Tenho aqui umas dúvidas que gostava que alguém me me pudesse esclarecer sobre a legislação em vigor sobre animais potencialmente perigosos...

Estava eu no computador e dei de caras com uma notícia que dizia que os cães pertencentes as sete raças consideradas potencialmente perigosas estavam com reprodução e importação proibida cá em Portugal e que tinham de ser todos esterilizados.

Fiquei um bocado triste por ver que é desta forma que se resolvem os problemas no nosso país e fechei o computador...Mais tarde resolvi voltar a pesquisar e constatei que esta proibição não se aplicava a cães das forças armadas e a cães inscritos no livro de origens Português(LOP)...

Sendo assim os cães com LOP podem na mesma reproduzirem-se e ser adquiridos?

Os pit bull, não sendo reconhecidos pelo livro de origens português,passam então a ser impossíveis de adquirir?

A raça rottweiler é reconhecida pelo LOP, certo?

Não tenho nem nunca tive nenhum cão destas raças, mas sempre tive cães, pelo que isto me deixou um pouco revoltado...

Já andei a pesquisar mais sobre o assunto mas não encontrei muita informação...quem me puder esclarecer mais sobre este assunto, agradeço :)

Ps: Já agora este é o meu companheiro

Imagem

Imagem

Imagem

Chama-se nero, tem seis anos e é filho de uma pastora alemã e de um boxer...
Vive em casa da minha avó e adora longos passeios comigo pela floresta :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 22, 2011 11:42 am

Sendo assim os cães com LOP podem na mesma reproduzirem-se e ser adquiridos?
Sim.

Os pit bull, não sendo reconhecidos pelo livro de origens português,passam então a ser impossíveis de adquirir?
Exacto, de um ponto de vista legal.

A raça rottweiler é reconhecida pelo LOP, certo?
Sim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

domingo mai 22, 2011 12:21 pm

O seu menino é muito lindo :)
Bem eu em relação a essas leis já nem sei que diga, a piorzinha que vi sobre RPP foi no metro, onde o resto dos cães tinham de usar açaime etc mas os RPP nem de uma maneira nem de outra podiam andar :s
survivor
Membro

domingo mai 22, 2011 1:06 pm

Obrigado pelas respostas pessoal

É triste.Uma coisa que acho bem é um maior controlo sobre os proprietários pois não é qualquer pessoa que pode ter um cão, muito menos destes que requerem mais experiência e pulso firme...agora dai a proibição... :?

é triste também saber que futuramente os AMPT vão deixar de existir legalmente cá em portugal e que os amantes da raça ou se conformam ou tem de os ter na ilegalidade...

Há com cada uma, enfim :?

A minha Avó tem um rafeiro com menos de 10 quilos que faz companhia ao nero e que mordeu mais gente que a maioria dos rottweilers ou AMPT...deve ter mais de 15 anos o cão...quando nos deixar devo ir ao canil resgatar um, só espero que o nero o aceite pois o mondego(rafeiro) é o único cão que ele tolera...

BangAngel, pode tratar-me por tu, só tenho 18 anos :)
 Nero -  23/04/2005 - 04/10/2011 Estarás sempre comigo companheiro...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 22, 2011 4:17 pm

Podem sempre ter um Amstaff... todos os amstaff são pitbulls, nem todos os pit são amstaff. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

domingo mai 22, 2011 5:54 pm

Neste momento para comprares um cão considerado PP cá em Portugal só o poderás fazer (legalmente claro) a um canil que esteja aprovado pela DGV para criação de cães potencialmente perigosos.

Mas não desesperes. O Clube do Amstaff está a lutar para mudar isso :wink:

Se queres um Pit Bull compra um Amstaff. Têm o caracter já muito seleccionado e são cães muito equilibrados.

Andares com um gamedog na rua não é viável :wink:

Posso-lhe dizer que neste momento já há uns 6 canis de Rottweiler aprovados. E que de staffs há zero, tire daí as suas conclusões.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

domingo mai 22, 2011 6:51 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 2:09 pm, editado 1 vez no total.
Acaldeira
Membro Veterano

domingo mai 22, 2011 7:05 pm

Oh Bruno porque é que o Amstaff é mais equilibrado? Isso nem parece teu.

Então se há uma maior preocupação em seleccionar cada vez mais cães com um temperamento calmo e sociável é lógico que isso dará origem a cães mais equilibrados.

Com o APBT não há essa preocupação. (em todos os criadores)
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

domingo mai 22, 2011 7:13 pm

Acaldeira Escreveu: Posso-lhe dizer que neste momento já há uns 6 canis de Rottweiler aprovados. E que de staffs há zero, tire daí as suas conclusões.
A conclusão que eu tiro é que o Dharma já devia estar esterilizado :lol:
DomSOne
Membro

domingo mai 22, 2011 7:18 pm

Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 2:10 pm, editado 1 vez no total.
Acaldeira
Membro Veterano

domingo mai 22, 2011 7:45 pm

Babaorum Escreveu:
Acaldeira Escreveu: Posso-lhe dizer que neste momento já há uns 6 canis de Rottweiler aprovados. E que de staffs há zero, tire daí as suas conclusões.
A conclusão que eu tiro é que o Dharma já devia estar esterilizado :lol:

Não está nem vai estar ó piadolas. Sabe por acaso onde e como é que o meu cão está registado?

Vá lá escovar as ovelhas.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

domingo mai 22, 2011 7:53 pm

LOL registado como SRD? :lol: Talvez um dia se lixem com a mania que são espertos :lol:
DomSOne
Membro

domingo mai 22, 2011 7:59 pm

Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 2:10 pm, editado 1 vez no total.
survivor
Membro

domingo mai 22, 2011 8:37 pm

Obrigado pelas respostas pessoal

Eu perguntei não por estar neste momento interessado em adquirir um cão PP(embora gostasse de no futuro ainda ter um rottweiler e talvez um amstaff. terrier) mas por mera curiosidade, alguma revolta e necessidade de esclarecimento...

Por momentos assustei-me por pensar que todos os PP seriam de venda e importação proibida, com ou sem LOP

Dinodane, também gosto bastante dos amstaff. Os pit bull são 4 certo?AMPT(que são os que a gente normalmente chama pit bull), American Staff., Staff, e bull terrier?

Acaldeira, por gamedog queres dizer o que?

Já agora, bonito Amstaff
:wink: :?

O teu Amstaff por exemplo, se tiver LOP não precisa de ser esterilizado certo?Apenas se pertencer ás sete raças PP e não tiver LOP, estou certo?

Pessoal deixem lá de se picar, que dá mau aspecto ao fórum :wink:

Em vez de nos picarmos uns aos outros devíamos era unir-nos contra estas tretas e contra as injustiças contra animais...
Última edição por survivor em domingo mai 22, 2011 8:38 pm, editado 1 vez no total.
survivor
Membro

domingo mai 22, 2011 8:37 pm

Post duplo
Responder

Voltar para “Cães”