Dentes de leite que não caem- Já aconteceu com os v/gatos ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta mai 27, 2011 4:57 pm

Olá Boa tarde,

Estou com um problema com o meu Ruca.

O Ruca Faz amanhã 5 meses e ainda tem os caninos de leite, tendo já os definitivos a romper ...

Levei-o ao VET que disse para eu esperar que eles acabam por cair...

Tenho feito alguma pesquisa na Net e tem Veterinarios que aconselham a arrancar imediatamente os dentes de leite para não causarem problemas.. :o

Fiquei na duvida : Devo esperar ou não ?
Alguem já teve um problema semelhante com os gatos ?

Conhecem algum Odontologista veterinario de confiança que possam me indicar?

É que parece que para arrancar oa caninos de leite tem que ser com um VET com experiencia nessa materia para não afectar o dente definitivo....
Os caninos de leite tem raizes muito compridas..... :|

Agradeço desde já as v/ respostas.
Obrigado
Cristina
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 27, 2011 5:22 pm

:lol: Odontologista? Faça o que veterinário disse e espere mais um pouco. Se não cairem, leve-o lá. As raízes dos dentes dos gatos são muito pequenas, se calhar no Vet até saiem com um puxão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 27, 2011 7:01 pm

Os dos meus quando caiam práticamente nem tinham raiz, aquilo é mesmo dente de bebé.
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

sexta mai 27, 2011 8:39 pm

Cristina,

Aconteceu o mesmo com o meu Lestat. Já tinha os caninos definitivos completamente saídos e os de leite ainda não tinham caído, ou seja, tinha caninos a dobrar eheh.

Falei com o veterinário que me disse para esperar mais algum tempo que não fazia mal. Ele tinha na altura praticamente 6 meses e ia ser castrado com 7 meses e meio, se os dentes de leite não tivessem caído até lá, seriam removidos durante a cirurgia de castração. Mas lá caíram passado pouco tempo.

Faça como lhe recomendaram e espere mais um tempo sem se preocupar, vai ver que acabam por cair. :)
Lu
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta mai 27, 2011 10:31 pm

A Suri tb tinha os caninos a dobrar, cheguei a tirar uma foto ehhehe
Espere que eles acabam por cair, a Suri cairam os 2 na mesma noite.
Tb falei com a vet e ela aconselhou o mesmo, esperar mais 2 ou 3 semanas, caso contrario voltar ao vet.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta mai 27, 2011 10:55 pm

Aí está algo com o qual nunca me preocupei. O Noé tinha ainda os dentes de leite quando lhe nasceram os definitivos (ficou vampiro a dobrar) e eu pressupus que os de leite cairiam mais cedo ou mais tarde. E foi o que aconteceu. Não me lembro de alguma vez ouvir casos de gatos que precisassem de arrancar os dentes de leite. Mas isto é como as bruxas... "que las hay, las hay".

Mas com 5 meses eu não me preocuparia. Há gatos que demoram mais tempo a "largar" os dentes de leite. Os do Noé só começaram a cair com mais ou menos 6 meses. E nessa altura eu até já tinha esquecido esse "pormenor". Só me lembrei quando, durante uma brincadeira, fiquei com o dente na mão (literalmente). :oops:
jujubele
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 8:52 am

Olá,

Agradeço as v/ respostas .

Eu sei que sou um bocadinho exagerada.... :) mas andei a pesquisar sobre o assunto e realmente há casos em que os caninos de leite dos gatos não caem mesmo e quando isso acontece tem que ser arrancados, e pelo que eu pesquisei em diversos sites, terá que ser com um VET que saiba mesmo o que está a fazer (existe mesmo a especialidade odontologia em Veterinaria) , não é apenas arrancar, tem que fazer Raio x para ver como estão as raizes, parece que as raizes dos caninos (mesmo os de leite ) são muito compridas e são curvas, pelo que se forem arrancadas por quem não tenha experiencia no assunto, a raiz do dente definitivo poderá ser afectada acabando este tambem por cair....Por vezes tem que cortar a gengiva para ver a raiz do dente e tira-lo sem riscos para o dente definitivo.... :|

Mas no que diz respeito ao meu Ruca o assunto já está resolvido, deixei-o comer os granulados da cadela, que são grandes e bem rijos e os ditos acabaram por cair :lol: parece que não estavam tão presos assim - PROBLEMA RESOLVIDO !! :wink:

Cumprimentos
Cristina
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 12:50 pm

Não há especialidade odontológica em veterinária. Qualquer bom veterinário o faz.

A net assusta demais, ainda bem que já cairam :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça jun 07, 2011 7:05 pm

Eu não dei por cairem os dentes à minha gata??? É normal???
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

terça jun 07, 2011 7:20 pm

LuMaria Escreveu:Não há especialidade odontológica em veterinária. Qualquer bom veterinário o faz.

Haver há...tanto quanto sei não existe é nenhum em Portugal.Eu sugeria ter uma segunda opinião noutro vet.
Nisi pythonissam Arca
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 07, 2011 7:27 pm

MathHopkins Escreveu:
LuMaria Escreveu:Não há especialidade odontológica em veterinária. Qualquer bom veterinário o faz.

Haver há...tanto quanto sei não existe é nenhum em Portugal.Eu sugeria ter uma segunda opinião noutro vet.

Não há um bom na faculdade de med vet em Lisboa?
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

LuMaria
Membro Veterano

terça jun 07, 2011 8:00 pm

MathHopkins Escreveu:

Uma segunda opinião para quê? Os dentes já cairam.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça jun 07, 2011 8:20 pm

mlusa Escreveu:Eu não dei por cairem os dentes à minha gata??? É normal???
É. Eu só vi um dos dentes do Noé, e foi porque estava a brincar com ele quando o dente caiu.
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça jun 07, 2011 10:00 pm

GSfanatic Escreveu:
mlusa Escreveu:Eu não dei por cairem os dentes à minha gata??? É normal???
É. Eu só vi um dos dentes do Noé, e foi porque estava a brincar com ele quando o dente caiu.
A malvada, comilona como é, comeu os próprios dentes.. :evil:
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
jujubele
Membro Veterano

quarta jun 08, 2011 4:10 pm

Os dentes do Ruca já cairam.... Foi falso alarme ...
Responder

Voltar para “Gatos”