Está traumatizado. E agora??
Moderador: mcerqueira
Bom dia a todos. Esta semana foi particularmente preocupante para nós cá em casa, mas principalmente, stressante para o Teco. Na segunda-feira passada foi o quarto dia em que o Teco esteve na rua com trela. Como ainda se está a ambientar não vamos para longe da porta. A minha vizinha tem dois cães rafeiros novinhos que são muito eléctricos e efusivos. São uns desvairados que quando se apanham na rua à solta pulam e correm desalmadamente. Bem, estava o Teco deitado numa boa à porta de casa comigo e atrelado quando um deles se aproximou, tentei enxutá-lo mas de nada resultou. Aproximam-se os dois, um de cada lado, e o Teco, felino como é, nao tava com paciência para aqueles dois individuos de 4 patas e comecou a exaltar-se. Comecei a ficar nervosa e tentei pegar-lhe levando logo uma arranhadela. Logo de seguida uma unhada do Teco num deles e nao esperei mais para o enfiar em casa. Resultado: o meu gato apavaroado, todo assanhado ainda preso com a trela e dois caes a albalrroarem-me a porta atrás do pobre bicho até que larguei a trela e correu desalmadamente até ao primeiro andar apavarado. Posto isto estava eu a tremer a ver o meu animal com todo este stresse e assustado daquela maneira. Fui continuando a pô-lo à porta e conclui que tinhamos recuado no processo "rua-trela". Na quinta-feira o Teco começou a ter um comportamente deveras estranho. Tudo comecou no silencio da nossa casa e o Teco a dar um salto enorme sem nada o fazer prever. Estava muito assustado, de rabo eriçado, olhava fixamente para um só sítio, cheirava muito e não percebi o que me tava a escapar. Desviei móveis e vasos e nada. Andou assim toda a quinta-feira, assustado. Ao ponto que se tocássemos nele pregava um valente salto. Achámos logo que tava traumatizado pelo incidente com os cães. Ontem mais uma vez o Teco assustava-se sozinho sem ninguem nada fazer, fixava os olhos pretos num sitio e ericava o pelo do lombo, completamente assustado, como se tivesse visto algo. E tinha toda a razão. Estava uma cobra cá em casa. A partir do momento em a que a vimos pela primeira vez comecou toda a confusao. Desde desviar toda a mobília, a capturar o bicho foi um stress enorme. Tanto para nós como para ele. Tinha, principalmente, medo que a cobra fizesse mal ao Teco e ele insistia muito em ir para onde ela tava escondida. O principal problema neste momento é que o Teco está verdadeiramente traumatizado. Ao ponto de ver bichos em todo o lado. Caminha sempre devagar, olha para todos os lados, está assustado e muito desconfiado. Ao ponto de pregar um salto se uma mosca pousar em cima dele, ou de nem ir para o rés-do-chão desde o fim da tarde de ontem. Hoje se nao lhe desse comida a boca nao descia para comer. Quando lhe pus o prato na frente deu-lhe uma patada e nao bebeu agua alguma porque cada vez q mexia na agua para lhe mostrar o que era ele recuava com medo porque se mexia. Não sei como lidar com a situacão, nem o que fazer para tentar amenizar este trauma. Nem cativando com comida ele desce.
Desculpem o testamento, mas já lidaram com traumas felinos?

<strong>"Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si." James Froude</strong>
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si." James Froude</strong>
Mantenha um comportamento normal. Não vá atrás dele cada vez que se assusta. Ele há-de voltar ao normal, se a sua atitude for normal também.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Então se se assustar devo agir com indiferença ao invés de o reconfortar, de maneira a mostrar que não há razão para tal?LuMaria Escreveu:Mantenha um comportamento normal. Não vá atrás dele cada vez que se assusta. Ele há-de voltar ao normal, se a sua atitude for normal também.
<strong>"Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam." George Eliot
Exacto. E também pode chamá-lo para brincar ou dar-lhe uma gulodice qualquer.
Não dê é importância ao medo. Mas se vê que continua assim e não revela melhoras é melhor levar ao veterinário.
Tente manter o seu comportamento normal e fazer as coisas normais de sempre.
Não dê é importância ao medo. Mas se vê que continua assim e não revela melhoras é melhor levar ao veterinário.
Tente manter o seu comportamento normal e fazer as coisas normais de sempre.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
A LuMaria está certa. Se o for reconfortar cada vez que se lhe dá o salamaleque, estará a premiar esse comportamento, mesmo que não seja essa a intenção. O melhor é ignorá-lo ou distraí-lo. Mas não ignore as causas dos medos, ignore apenas o gato, porque ele afinal teve razão, primeiro com os cães, depois com a cobra....Lek21 Escreveu:Então se se assustar devo agir com indiferença ao invés de o reconfortar, de maneira a mostrar que não há razão para tal?LuMaria Escreveu:Mantenha um comportamento normal. Não vá atrás dele cada vez que se assusta. Ele há-de voltar ao normal, se a sua atitude for normal também.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Sim, têm razão e faz todo o sentido. Objectivo com as festinhas nao é incentivar a ter medo, é de facto dizer-lhe que nao há razão, mas ele não vai entender assim. E tem toda a lógica não o reconfortar com os amedrontamentos. A minha mãe conseguiu que descesse finalmente para o "local do crime" e com as gulodices vai-se distraindo. Vejo que ainda sente muito o cheiro do bicho, que ao nosso nariz não existe, mas ele reconhece todos os objectos que tiveram em contacto com a cobra. Deixei-o explorar e cheirá-los à vontade para que percebesse que não há razão para alarme. Quanto a esses objectos não sei se é melhor lavar ou deixar que o cheiro desaparessa por si só... 

Se forem laváveis acho que deve lavar.
Já foi tudo lavadinho.
E o Teco vai ficando com o comportamento normal. Ainda pára para cheirar alguns sítios (talvez por onde a cobra tenha passado) e ainda se assusta com movimentos bruscos. Acredito que com o tempo volte tudo ao normal e ande descontraidamente cá em casa, sem estar em constante sobressalto e desconfiado. Obrigado pelas respostas e pela útil ajuda.