Convém fazerem uma ecografia cerca das 3 semanas para saberem o nº de crias. Ter um bom vete que perceba de furões e o telefone dele sempre à mão para caso haja algum imprevisto e evidentemente, um vete que atenda a qualquer hora.
Terem bons donos para as futuras crias.
Leiam estes tópicos abaixo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 302#302302
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 18#1419018
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 302#302302
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=24571
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56255
Como alimentar as crias
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56950
Papinhas para as crias
http://www.huroncetes.com/huron_postst2 ... CRIAS.aspx
Quanto às crias, desde que tenham 3 semanas de vida, já se lhes deve ir introduzindo algumas papinhas à sua alimentação, começando uma vez por dia e vai-se aumentando a pouco e pouco. Se só lhe derem leite de gatitos, estão mal alimentadas.
A intolerância à lactose, acontece porque lhes falta a enzima que a ajuda a digerir e que se chama lactase. Mas os furões quando nascem ainda trazem consigo essa enzima. Depois de deixarem de mamar é que o organismo, vendo que já não necessita dela, a vai eliminando.
Têm uma 1ª dentição mas até aos 74 dias de vida, a 2ª dentição (e definitiva) já deve ficar completa. Também depende um pouco da boa ou má alimentação. Entretanto vá-os vigiando para ver se nascem direitinhos e sem problemas.
Sobre a dentição, dou-lhes umas luzes mais:
Entre os 20 a 28 dias, começa a nascer a 1ª dentição, a de leite que são menos dentes que a definitiva. São 12 ou 14 incisivos, 4 caninos e 12 pré-molares. Está completa cerca das 6 a 7 semanas. Os dentes de leite são mais pequenos e mais transparentes que os definitivos.
A 2ª dentição e definitiva, começa cerca das 7 semanas com os caninos superiores e inferiores, depois os molares e termina cerca dos 2 meses e meio a 3 meses, dependendo, entre outros factores, da genética e da qualidade da alimentação.
A dentição definitiva é formada por 34 dentes: 12 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares e 4-8 molares.
Cuidado com o que elas roem, pois podem comer e ter uma obstrução, assim que vigiem-nas para que não façam asneiras.
E quando são muito pequenitos, sobretudo se são retirados demasiado cedo à mãe, têm a mania de roer a cama. Um dos motivos pelo qual não devem ser dados aos novos donos antes dos 2 meses, sendo o ideal, 2,5 a 3 meses.
Até às 9 semanas, que é quando as mandíbulas e crânio estão completamente formados, dêm-lhes papinhas. Mas não essas latas de gatitos que se compram nos Super, é preferível fazê-las em casa com bons ingredientes. Dei receitas em cima.
Podem fazer papinhas que darão para cerca de um mês, pois podem fazê-las e congelar por doses que descongelam no microondas. Se ficarem muito grossas, podem acrescentar na hora um pouco de água ou leite de gatitos.
Há da Hero baby, um produto muito bom para eles, que é o Lactis Natural
http://www.herobaby.com/productos/lactis Penso que também há em Portugal mas se o não encontrar, pode perguntar no site se o vendem e quem é o representante em Portugal (procure nas farmácias).
Pode dar-lhes por dia, uma mistura de 5 gotas de Lactis e gema de ovo crua (ovos bem frescos, muito bem lavados pois é na casca que se encontram as salmonelas e de fonte de confiança) em partes iguais e uma gotita de bom azeite de baixa acidez. Aumente ao nº de gotitas, à medida que vão crescendo.