O que os cães fazem, e como devemos actuar.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

quarta jun 15, 2011 9:49 am

Olá todos,

Um pouco no seguimento deste tópico, http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
E no meu esforço em tentar lidar com o cão de melhor forma, que se calhar não é a que conheço, pedia as vossas sugestões para o que eu deva fazer face a determinados comportamentos do Leão (um lab com 8 meses). Depois achei que o que ele faz, se calhar fazem a maioria dos cães, em menor ou maior grau..daí este título.

Uma das coisas que ele faz, para mim dos piores comportamentos dele, é “roubar” coisas, que ele sabe muito bem que não são dele, e fugir com elas para as roer num canto qualquer.
Parece-me que o objectivo nem será roer mas antes o que acontece a seguir ao "roubo"– ao vê-lo, vou a correr atrás para o castigar e tirar-lhe o objecto, que tanto pode ser, uma caneta, umas cuecas, meias, brinquedos do meu filho, almofadas, tupperwares, bibelots de loiça, etc..
Se calhar o Leão encara-o com uma bela brincadeira, eu a correr atrás dele durante uns bons 3 a 5 minutos, geralmente circunscritos a correr ou à volta da mesa de jantar ou então à volta da piscina, (ele sabe que são locais em que tenho maior dificuldade em chegar a ele). Para mim é uma canseira irritante, até porque ele, em piores alturas (de manhã, antes de sairmos de casa para os trabalhos e escolas ou então quando chega a casa depois do seu passeio ao final da tarde, passados uns 10 minutos) chega a fazê-lo talvez de 10 em 10 minutos.
Agradeço desde já as vossas sugestões, qual a razão que o o leva a fazer, e como eu posso acabar com isto.
Obrigada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 15, 2011 10:16 am

Recuso-me a perseguir um cão seja para o que fôr a não ser para brincar.
Agarre num boneco dele, chame-o e faça a troca. Sem alaridos, zangas, correrias, desesperos.
Para isso, ele deve vir à chamada e deve dar o que tem na boca.
Pode levar o seu tempo, mas com consistência vai lá.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jun 15, 2011 10:42 am

Esse comportamente é uma chamada de atenção. E quanto mais correr atrás dele, mais está a fazer o que ele pretende.

Sei que é difícil permanecer no mesmo lugar quando ele tem na boca um objecto que nos é caro e que, se roído, lhe pode fazer desgraça, mas vai ter mesmo de fazer como diz a LuMaria.

Tem é de usar um truque: arranje um brinquedo de que ele goste muito, mas não o deixe andar ao alcance dele, guarde-o e reserve-o apenas para ocasiões de brincadeira especiais - como essas que descreve e mais uma ou duas que os donos decidam ter.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 11:02 am

Obrigada.

E sim. Dizia-me a lógica que o facto de correr atrás dele seria contraproducente, e já optei por, como diz a LuMaria, fazer-lhe a troca do que ele tem, por um brinquedo dele – até porque também já o tinha lido algures, e que com consistência, o Leão iria perceber a mensagem – do que serve para ele brincar e do que não está à sua disposição.
Aqui, há opiniões diferentes lá em casa. Enquanto eu sou apologista do “sem alarido e grandes castigos” mas antes com persistência e consistente positivismo, o meu marido corre atrás do cão sempre que o cão erra, não lhe deixa errar, e quando o Leão o faz ele deixa bem claro que isso não é tolerado.
Infelizmente para mim, não tenho conseguido resultados com o meu método suave, enquanto que o cão ao pé do meu marido comporta-se como um príncipe. Logo, fico sem argumentos para insistir no meu método!
Há francas melhorias do meu lado, consigo fazer com que ele me obedeça na maioria das vezes, mas neste ponto, dos objectos que ele rouba, tem sido, um inferno.
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 11:10 am

O seu problema, CarlotaM, deve ser a sua atitude. O Leão obedece ao seu marido porque sente nele firmeza: com o seu marido, um "Não" é mesmo um "Não", ordem para se cumprir. Consigo, deve ser assim mais um "não, mas..."

Reveja esse aspecto em si, o cão tem de perceber e aceitar as suas ordens, e não me parece que correr atrás dele e seguir toda a brincadeira que ele inicia seja a melhor maneira de o fazer obedecer-lhe.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 12:01 pm

LuluB, provavelmente tem toda a razão, pois revejo-me nas suas palavras.

Aborrece-me dizer “não” e não ser imediatamente percepcionado como “não” pelo Leão.
Há alturas em que isto efectivamente acontece, ele obedecer ao não por exemplo ao eu não deixar entrar nos quartos, ou não o deixar puxar durante os passeios à trela, mas neste preciso ponto – de roubar os brinquedos estou certamente a proceder de forma errada porque o meu “não”, não surte o mínimo efeito, antes pelo contrário, e é isso mesmo que dizem, quanto mais me irrito a dizer “não” e quanto mais corro atrás dele, mais incentivo o Leão a fugir, freneticamente, às voltas, com o fruto do roubo na boca.

Quando o mando sair do quarto, ou noutras ocasiões, como sei que o meu não resulta sinto-me mais assertiva e serena. Provavelmente como com os ”roubos”não resulta tão bem (aliás, não resulta de todo) e quando ele consegue abocanhar o objecto eu já estou a “ver o filme todo”: 1. roubo 2. eu correr atrás dele feita louca 3. finalmente, depois de muito correr (sim, é patético) conseguir apanhá-lo 4. guardar o objecto fora do seu alcance e …..5. uns 10 ou 15 minutos depois estarmos a repetir tudo de novo, como se fosse algum ritual!
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 1:06 pm

Pronto, a CarlotaM vê perfeitamente onde está a falhar. Agora é só agir em função disso e modificar o seu próprio comportamento para poder modificar o do Leão... :D

Resumindo, é só não se desautorizar a si própria alinhando com ele e correndo atrás dele quando não quer e sabe que não deve.
<p>&nbsp;</p>
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 2:34 pm

Obrigada LuluB.

Mas já agora digam-me ..E se eu lhe oferecer um brinquedo para fazermos a tal troca com o objecto que ele rouba, será que o Leão na cabecinha inocente dele não vai pensar que está a ser recompensado (pela maldade)?
Como disse, eu tentei fazer isto até porque o li antes algures, mas depois desisti porque achei que poderia estar a ser incoerente.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 15, 2011 2:55 pm

CarlotaM Escreveu:Obrigada LuluB.

Mas já agora digam-me ..E se eu lhe oferecer um brinquedo para fazermos a tal troca com o objecto que ele rouba, será que o Leão na cabecinha inocente dele não vai pensar que está a ser recompensado (pela maldade)?
Como disse, eu tentei fazer isto até porque o li antes algures, mas depois desisti porque achei que poderia estar a ser incoerente.

ah o amor da dona!! 8)

é bom ... :)

ele vai acabar por interiorizar aquilo com que deve e não deve brincar.

os cães adoram rotina e metodo... como lhe disseram antes, não é não.

"com isso Não brincas... brincas com isto!!" ele vai lá ;)

alem do mais, 8 meses são 8 meses, a apesar da educação ter que começar nesta fase , há que deixar o cachorro amadurecer aquela cabecinha ( o que num labrador é sempre uma aventura daquelas) e serenar , não só com as regras impostas pelos donos mas pelo treino basico e pela idade também.

força, paciencia e coragem! :)

boa sorte.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 3:02 pm

Claro que não é recompensá-lo, é distraí-lo com outra coisa. E, mais uma vez, é a sua atitude que vai fazer a diferença.

Se correr atrás dele com o brinquedo distractivo na mão e a gritar "Toma, Leão", ele é bem capaz de pensar que sim senhora, está a trocar uma coisa boa por outra coisa boa, e assim concluir, no seu raciocínio elementar de jovem cão, que se quiser mais vezes aquela coisa boa só tem é de repetir a proeza que a fez surgir.

Mas se o chamar, sem se mover do lugar em que está, acenando-lhe com o tal brinquedo preferido até ele corresponder e ir até si, essa relação não se faz, e ao ir ter consigo para receber o brinquedo preferido está é a aprender a obedecer à sua chamada. Vê a diferença?
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jun 15, 2011 3:41 pm

:lol: :lol: :lol:
Estou a rir porque me vi a mim, mentalmente, quando estava a ler o seu relato, Carlota.
Até que percebi que o que o meu mitra queria era isso mesmo, que eu fosse atrás dele e assim lhe desse um bocadinho de mais atenção.
Chegava a pegar em 3 ou 4 objectos diferentes. Apanhava um , eu corria atrás, tirava-lhe, ele apanhava outro , eu voltava a correr , a tirar-lhe , apanhava o terceiro, a mesma titarada, até que voltávamos , algumas vezes ao primeiro objecto roubado.
Elegemos, o César e eu, um brinquedo para brincar. Ao principio brincámos com ele só quando eu o ía buscar.Depois comecei a guardar o brinquedo num sitio á vista do mitra mas suficientemente alto fora do alcance.
Quando havia um " roubo" ía buscar o brinquedo . Ao principio, ele ainda ponderava se largava ou não o que tinah roubado. Mas acabava sempre por ceder à tentação. Também fazia por isso, atirava aquilo ao ar, ria-me á parva como se estivesse muito divertida com o brinquedo, etc. O gajo caía sempre, o parvo! :twisted:
Chegámos a uma altura em que bastava dirigir-me para o sitio onde estava o brinquedo.
Actualmente, o brinquedo está por aqui , pelo chão. Quando o César quer brincar... vai buscá-lo e traz-mo. Eu percebo sempre a mensagem.... e lá vou, mais ou menos tempo, conforme a disposição.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 15, 2011 3:57 pm

nicasxi Escreveu::lol: :lol: :lol:
Estou a rir porque me vi a mim, mentalmente, quando estava a ler o seu relato, Carlota.
Até que percebi que o que o meu mitra queria era isso mesmo, que eu fosse atrás dele e assim lhe desse um bocadinho de mais atenção.
Chegava a pegar em 3 ou 4 objectos diferentes. Apanhava um , eu corria atrás, tirava-lhe, ele apanhava outro , eu voltava a correr , a tirar-lhe , apanhava o terceiro, a mesma titarada, até que voltávamos , algumas vezes ao primeiro objecto roubado.
Elegemos, o César e eu, um brinquedo para brincar. Ao principio brincámos com ele só quando eu o ía buscar.Depois comecei a guardar o brinquedo num sitio á vista do mitra mas suficientemente alto fora do alcance.
Quando havia um " roubo" ía buscar o brinquedo . Ao principio, ele ainda ponderava se largava ou não o que tinah roubado. Mas acabava sempre por ceder à tentação. Também fazia por isso, atirava aquilo ao ar, ria-me á parva como se estivesse muito divertida com o brinquedo, etc. O gajo caía sempre, o parvo! :twisted:
Chegámos a uma altura em que bastava dirigir-me para o sitio onde estava o brinquedo.
Actualmente, o brinquedo está por aqui , pelo chão. Quando o César quer brincar... vai buscá-lo e traz-mo. Eu percebo sempre a mensagem.... e lá vou, mais ou menos tempo, conforme a disposição.

LOL homens!!! :twisted:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 4:08 pm

Parecem-me excelentes conselhos. Obrigada.

É isto mesmo que vou tentar mas mais seriamente. Vou seleccionar um brinquedo bem apetitoso para o efeito.
Gosto imenso daquelas galinhas de borracha com uma espécie de guizo interior. O Leão também gosta de brinquedos que “guincham”, pena é acabar-lhes com o guincho em dois tempos. O brinquedo preferido dele foi um hipopótamo em borracha, com guizo, que o meu marido lhe comprou, comeu-o num instante, mas ficou com um ar decepcionado.
Teve também um macaco em peluche de que gostou muito, o Fernando, trouxemo-lo das últimas férias e o meu filho ofereceu o Fernando ao Leão. O Fernando para além de guinchar ainda acendia os olhos que eram luzes encarnadas, bom, o Leão desventrou-o e do Fernando sobra apenas a pele de peluche. O que lhe ainda vai durando são os brinquedos de borracha rija e com ar “sério” feitos para Pastores Alemães e Rotts. Pena que eu gosto tanto dos bonequinhos fofinhos com carinhas….

Mas, é isso que vou fazer, um brinquedo bem apetitoso, atirá-lo ao ar a rir-me às gargalhadas como se não houvesses brincadeira melhor no mundo do que aquela, e o Leão que o venha buscar se quiser divertir-se tanto quanto eu ! Tenho a certeza, vai resultar! (O meu marido é que certamente vai ficar perplexo com o meu novo comportamento quando regressar da sua estada fora de casa!).
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 4:32 pm

Outra ideia que li e que achei piada, falando em brinquedos.. foi o de ter uma caixinha com os brinquedos todos do cão dentro dela, de forma a que ele possa transportar os brinquedos de um lado para o outro e ir-se entretendo com eles. Acho que isto na prática se calhar não deve dar lá grande resultado, ontem experimentei fazê-lo com uma saca, que o Leão tratou de comer para chegar aos brinquedos, mas se resultasse era uma boa maneira de o Leão se entreter, também mentalmente.
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 4:39 pm

CarlotaM Escreveu:Outra ideia que li e que achei piada, falando em brinquedos.. foi o de ter uma caixinha com os brinquedos todos do cão dentro dela, de forma a que ele possa transportar os brinquedos de um lado para o outro e ir-se entretendo com eles. Acho que isto na prática se calhar não deve dar lá grande resultado, ontem experimentei fazê-lo com uma saca, que o Leão tratou de comer para chegar aos brinquedos, mas se resultasse era uma boa maneira de o Leão se entreter, também mentalmente.
Eu costumava ter um cesto com os brinquedos todos lá dentro. Quando eles queriam brincar, iam buscá-los ao cesto. É claro que o cesto durava mais ou menos conforme a idade deles - e também dos penduras que iam passando por cá... :roll:

Uma amiga minha arranjou uma caixa de ferro, uma espécie de mala a que tirou a tampa. De vez em quando, o rafeirolas grandalhão que ela tinha arrastava a caixa pela casa fora e então era um verdadeiro "concerto"! :lol:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”