Exame displasia aos 10 mêses, vale a pena?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

terça jul 19, 2011 6:01 pm

ola a todos.
a situação é a seguinte, o meu labrador tem 10 meses, ate agora não tem tido nenhum sintoma de displasia da anca, o certo é que estive com um vet que o esteve a observar(não era uma consulta, foi uma casualidade, nem é o meu vet) e apos examinar as patas de traz com muita atenção me disse que quase de certeza que ele teria desplasia, como é obvio não me disse qual o grau, mas disse-me visto ele não mancar para não estar alarmado por antecipação.
levei a sua opinião em conta, ainda para mais vindo de um vet que podia me ter feito um diagnostico super alarmista para eu ir tratar o cão ao consultorio dele.

o certo é que ontem o meu cão bateu com a boca numa pedra, partiu 3 incisivos (aqueles pequenitos da parte da frente) e a pancada foi tão forte que arrancou as raizes e tudo....resumindo, vai ter de arrancar os dentes, e para ele deixar isso acontecer vai ter de ser sedado.

a minha questão é, como vou pagar a sedação e vou, sera uma boa oportunidade para pagar o resto e aproveitar a anestesia e fazer o exame da displasia ou sera um resultado pouco inconclusivo?
o meu vet diz que com dez meses ja se pode fazer o teste com resultados conclusivos, mas que acham nesta situação, vale a pena ou não?

muito obrigado
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

terça jul 19, 2011 6:30 pm

Marco, lamento o que aconteceu aos dentes do seu cão, penso que já sejam os definitivos, como vai ser agora?
Relativamente ao teste da displasia penso que é boa ideia fazê-lo, segundo o meu Vet. devem-se fazer 3 exames de controlo e pode-se começar logo aos 6. Não sei se os outros foristas também fizeram assim com os seus cães, a mim não me apetecia nada anestesiá-lo 3 vezes.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jul 19, 2011 6:50 pm

Coitado do cão, que fica sem esses dentes tão novinho... :?

De qualquer das maneiras e sejam quais forem as opiniões que lhe derem aqui, acho que ninguém pode dar-lhe melhor conselho do que o seu veterinário. Tudo depende do grau de displasia que lhe for encontrado, mas sem fazer os testes e exames devidos, ninguém adivinha o que se passa com o seu cão. Só mesmo o médico poderá avaliar.

Portanto, e antes de mais nada, fale com o seu veterinário e faça os exames que ele indicar. Na altura, pergunte-lhe também quais os problemas que a anestesia poderá trazer ao cão. É que há muitos mitos a respeito das anestesias que produzem terrores injustificados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Marco99
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 7:16 pm

vai ficar sem 2 incisivos do maxilar de baixo.... o medico diz que neste caso, não vale a pena colar os dentes porque eles devido as raizes se terem danificado, mais tarde ou mais cedo iam ficar podres e cair ou voltar a partir, não vai afectar em nada a vida util do cão, continua a comer normalmente, o problema é mesmo a falha que lá vai ficar num cão que faz amanha 10 mêses....

quanto ao teste, amanha antes de o levar de manha para lá ficar com o vet ligo e falo com ele, se compensar financeiramente fazer amanha provavelmente peço para fazer o exame se eles tiverem o aparelho disponivel, se não compensar (o teste fica por 62€ lá na clinica e uma sedação 30 se não estou em erro) prefiro guardar o dinheiro e quando ele fizer 12 mesês faço o teste nessa altura.
eu queria era evitar que o cão anda-se a tomar anestesias, por isso amanha era uma boa oportunidade de matar 2 coelhos com um só tiro, mas tambem gastar dinheiro e o exame ser inconclusivo devido a idade....é deitar dinheiro fora.
obrigado
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça jul 19, 2011 7:43 pm

Grande dilema. Se o raio X mostrar sinais de displasia poupa 30 euros, se não houver sinais perde 62. Fonix, eu não conseguiria dormir com tanta preocupação :lol:
Marco99
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 8:34 pm

não é o caso de ganhar ou peder porque mais tarde ou mais cedo vou ter que fazer o exame, agora não sei se o tipo de sedação é o mesmo para fazer um exame de displasia ou para tirar um dente, é isso que quero saber, se ha tipos de sedativos diferentes.
vamos imaginar que a conta de amnha sem exame era 40€ e se fizer o exame são na mesma mais 62 €; prefiro guardar o dinheiro e daqui a mais um mês ou 2 fazer o exame.
é mais por o cão ter 10 mêses e teoricamente ainda estar a crescer e o exame poder vir a ser mais preciso daqui a alguns mesês.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça jul 19, 2011 9:05 pm

Mas tenciona fazer criação com o cão?
Marco99
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 9:17 pm

não tenho essa intenção.
JackLab
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 11:21 pm

terça jul 19, 2011 9:21 pm

Boas,

o jack fez o teste de displasia so com cerca de 20 meses.....era para ter feito aos 12 meses mas o tempo foi passando e acabei por não o fazer logo.. Foi +- isso cerca de 61€ se nao estou em erro, pq ele pesa 38 kg e a anestesia varia consoante o peso do cao...Tb presumo que varie como tudo consoante a clinica vet... O cao tem de estar a dormir , é dp dado um remedio para anular o efeito da anestesia e acordar. O unico requisito é o cao estar a dormir para estar totalmente relaxado muscularmente, a anestesia que ele vai levar deverá ser a mesma....
O meu teve de repetir a radiografia duas vezes pq a primeira ficou ligeiramente desalinhada e o vet quiz tirar outra para ter totalmente a certeza que estava tudo ok. Por sorte tem ausencia total de displasia.

Penso que com 10 meses já deve ser suficiente para fazer o despiste, mas claro nada melhor que o vet para o dizer.....

Cumps e Boa sorte, não há de ser nada...
MarkTwain
Membro
Registado: terça jul 12, 2011 9:04 pm

terça jul 19, 2011 9:25 pm

Faça o PennHip
Marco99
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 9:25 pm

pois, ele tambem diz que com 10 mesês ja é possivel realizar o exame e obter um resultado conclusivo.
vamos ver, agora é sempre um balde de agua ainda mais fria, um vet em 5 minutos de apalpadelas diagnosticar esta doença.
MarkTwain
Membro

terça jul 19, 2011 9:27 pm

Marco99 Escreveu:pois, ele tambem diz que com 10 mesês ja é possivel realizar o exame e obter um resultado conclusivo.
vamos ver, agora é sempre um balde de agua ainda mais fria, um vet em 5 minutos de apalpadelas diagnosticar esta doença.
Tem que ser muito acentuado para ele diagnosticar com palpação "nas calmas"
Marco99
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 9:30 pm

muito acentuado não pode ser se ele nunca mancou.
vamos ver, que corra tudo bem.
MarkTwain
Membro

terça jul 19, 2011 10:08 pm

Marco99 Escreveu:muito acentuado não pode ser se ele nunca mancou.
vamos ver, que corra tudo bem.
Então deve ser o super veterinario para diagnosticar displasia da anca leve a olho 8)
SunK
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

terça jul 19, 2011 10:54 pm

Marco que situação as melhoras para o Oscar.... a LuluB já disse tudo ninguém melhor que o vet para tirar essas duvidas....compreendo a indecisão e a duvida as melhoras e boa sorte para tudo abraço

Babaorum acha que só os cães que vão procriar devem fazer o exame???
Responder

Voltar para “Cães”