Plantas tóxicas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

domingo out 12, 2003 12:54 pm

Como se muito se tem dito aqui há muitas plantas que são tóxicas para os gatos.

Como muitos foristas (eu incluida ;) ) mostra não saber muito sobre este assunto, puz-me a pesquisar na net.

A lista é enorme :o e assustou-me um pouco, confesso, mas vale a pena estarmos alertados. Algumas das plantas,pelo nome,não sei quais são, mas outras são bem comuns

Entre muitos, encontrei o texto seguinte, que me pareceu muito acessivel de se entende.Espero que vos/nos ajude :)

Texto extraído do site: www.kennelclub.com.br

PLANTAS TÓXICAS

--------------------------------------------------------------------------------

Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários lugares; elas podem estar dentro de vasos em casa, no quintal, em terrenos onde o animal vai passear. Por isso é importante conhecer as plantas que colocamos em casa, pois muitas delas são comuns e muito bonitas, mas quando ingeridas pelo animal podem ter efeitos nocivos.

Os sintomas mais comuns de intoxicação são inespecíficos, como vômitos, diarréia e salivação intensa. Mas também podem ocorrer queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves.

A ingestão de plantas é comum em cães e gatos...

Os gatos ingerem plantas para facilitar a eliminação de pêlos engolidos na higiene do corpo, seja através do vômito, seja pelas fezes.

Caso ocorra a ingestão e o animal comece a apresentar qualquer sintoma de intoxicação, ele ser levado a um médico veterinário para que seja instituído o tratamento o mais rápido possível. Não é recomendado medicar o animal em casa, nem induzir o vômito. Embora isso seja feito com boa intenção, muitas vezes pode agravar o quadro. Também não se deve "esperar para ver se melhora".

Em alguns casos é necessária a monitoração do coração através de eletrocardiograma, lavagem gástrica, indução segura do vômito, e outros procedimentos que somente o médico veterinário pode fazer. Além disso, quanto mais rápido o início da terapia com medicamentos que podem reverter o quadro, maiores as chances de boa recuperação do animal.

Evitar que o animal ingira uma planta tóxica nem sempre é possível, mas algumas medidas simples podem evitar a intoxicação. A primeira delas é saber se as plantas que temos em casa são tóxicas. Se não queremos nos desfazer delas, elas devem ser mentidas cercadas ou fora do alcance dos cães e gatos. Os animais não devem passear soltos ou sozinhos; estando presos à coleira podem ser rapidamente afastados de qualquer planta que tentem ingerir. Sempre que possível, deve-se evitar que o cão ou gato passeie livremente em sítios, chácaras ou fazendas. Deve-se evitar também receitas caseiras feitas com plantas sem orientação do médico veterinário.

Abaixo estão relacionadas algumas plantas tóxicas mais comuns:

1. Aloe Vera (babosa)
2. Amarílis
3. Antúrio
4. Azaléia
5. Cheflera
6. Comigo-ninguém-pode
7. Copo-de-leite
8. Espada-de-são-jorge
9. Espirradeira
10. Filodendro
11. Hortênsia
12. Mamona
13. Mandioca brava
14. Orelha-de-elefante
15. Ruibarbo
16. Trombeteira

Se o seu animal gosta ou têm hábito de ingerir plantas, ele pode ser "presenteado" com um bonito canteiro de erva-cidreira, por exemplo.

Falando ainda em plantas, é bom lembrar que muitos produtos utilizados como adubo (por exemplo, a torta de mamona) ou inseticidas para controle de pragas nas plantas, também são fontes muito perigosas de produtos tóxicos para os animais.

-------------------------------------------------------------------------------------

Vou tentar encontrar fotos destas plantas e depois coloco neste tópico.
:)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo out 12, 2003 1:07 pm

Muito bom,
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

domingo out 12, 2003 3:27 pm

Olá,

Cá por mim acabei o mal pela raiz, plantas em minha casa não. É o mais seguro pois os nossos meninos são doidos por verde....até por artificial eles ficam doidos! Por isso nem artificial

bjs
mai-mai
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo out 12, 2003 3:45 pm

PARABÉNS,

Susana, pelo tópico e pela ajuda!
No meu caso, tenho as plantas (porque também gosto muito) fora do alcance dos ninos!!
Os que mais cismam com elas são a Naria e o Pippin! :evil:

Os outros pouco lhes ligam!! Mas pelo sim pelo não, nenhum tem acesso a elas!
Mas já agora, gostava, de facto, de ver a que correspondem estes nomes, porque sou franca, alguns não mesmo a ver quais são ... :o :o :o
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 3:52 pm

A mim custa-me um pouco deixar de ter plantas em casa. Algumas já as tenho desde que casei (quase 15 anos).

Até agora o Óscar nunca lhe deu para as comer...felizmente.

Uma dica que eu li é que se pode borrifar as plantas com sumo de limão...e é isso que eu vou fazer (só espero que não morram todas | ).

Das plantas que mais me chamaram à atenção nesta lista foram as hortênsias (flores que eu normalmente cortava no jardim da minha sogra e tinha nas jarras...e que agora nunca mais) e as azaleas (vasos muito comuns para se ter nas varandas).

Também li num dos sites que a hera também é muito tóxica.

Outro aspecto referido é que os gatos não têm tanta tendência para comer plantas;pior são os cães...e que os gatos fazem-no, na maioria das vezes para eleiminar as bolas de pelo que engolem. Como eu dou regularmente a pasta para o efeito, o gato também não deve sentir tanta necessidade de comer plantas.
O problema é fazê-lo por brincadeira...por isso vou precaver-me na mesma.
sregina
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 3:55 pm

Miadores Escreveu: ... Mas já agora, gostava, de facto, de ver a que correspondem estes nomes, porque sou franca, alguns não mesmo a ver quais são ... :o :o :o
Estou a tratar disso :) Dá um trabalhão ;)
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

domingo out 12, 2003 4:02 pm

ois

adorei e um obrigado para si sregina por este trabalhao todo.

a minha iris assim que ve verde meu deus ta tudo estragado, ca em casa nao ha nada mas quando vou a casa da minha sogra é3 um desastre tenho que andar em cima dela senao la vai planta.

obrigado mais uma vez sregina.

:evil:
Miadores
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 4:02 pm

;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Obrigado! Cá fico à espera :) :p
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 4:16 pm

Pronto!! :) Aqui vai o que encontrei:

ALOE VERA
Imagem
ANTURIO
Imagem

AMARILIS
Imagem

AZALEA
Imagem

CHEFLERA
Imagem

COPODELEITE (ou jarro)
Imagem

ESPADA-DE-SÃOJORGE
Imagem

FILODENDRO
Imagem

ORELHA-DE-ELEFANTE
Imagem

Algumas, apesar de o nome ser diferente (a origem da lista de plantas é o Brasil), reconhecem-se bem...outras sinceramente não conheço. :|

Agora quero muitas "pancadinhas nas costas" por ter tido este trabalho imenso ;) :) :p
Última edição por sregina em domingo out 12, 2003 4:34 pm, editado 1 vez no total.
Miadores
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 4:19 pm

MUITAS PALMAS!! MUITAS PALMAS!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Só é pena, mas apenas aparece uma imagem!! :o :roll:
<p>&nbsp;</p>
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

domingo out 12, 2003 7:17 pm

obrigado por ter tido este trabalhao!!!!!

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

merece muitas palmadinhas

:evil:
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

domingo out 12, 2003 7:55 pm

olá obrigado pela informaçao mas felizmente nao tenho plantas emc asa para o chip comer...neste momento ele diverte se mais com os peixes....ainda bem que nao s eatreveu a comer nenhum ou a meter a pata no aquario... ;)
bem ja que falam em plantas e ja ouvi falar que faz bem aos gatinho ster um vaso com aveia plantada para eeles se purgarem...ou assim.....alguem me pode dizer onde posso comprar e quais a que posso ter?
obrigada ;) ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo out 12, 2003 9:28 pm

Olá

Muito obrigado por este trabalho Sregina :lol:

A Amélia não liga nenhuma ás plantas, ela gosta mesmo é de flores, mas não as come, gosta de as cheirar. Sempre que há flores em casa ela delicia-se a cheirá-las :o

Quanto ás ervas para o gato comer, compram-se em alguns supermercados e em lojas de animais. São umas sementes que se plantam e vão crescendo. Eu nunca usei, mas as pessoas que conheço e já usaram dizem que atraem muitos mosquitos, os gatos sujam tudos com ela e fazem com que eles vomitem. Por isso prefiro a pasta para as bolas de pêlo.

Beijokas
Kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 12, 2003 11:03 pm

Obrigada Sregina.

Palmadinhas, não... merece muitas " palmadonas ;) :D .

Tenho imensas plantas, tanto dentro como fora de casa, mas elas nunca ligaram uito, mas talvez seja prq tenho aveia plantada para elas em varios locais.

As sementes de aveia podem ser compradas em casas de venda de sementes e tb h]a umas carteirinhas nos hiper/mercados com o nome de erva para gatos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano

segunda out 13, 2003 8:28 am

:oops: :oops: Eu estava a brincar... :oops: :oops: (lá preciso que me agradeçam...possas ;) )

Quanto ás ervas que se pode ter para eles mordiscarem, além da aveia,parece que se pode ter erva-cidreira(e já agora pode-se aproveitar para fazer uns cházinhos para nós ;) ).

Pelo que me apercebi, as plantas que lhes fazem mal são as que têm seiva(não sei se é assim que se chama), ou seja aquelas que ao partir uma folha sai aquele liquido...sabem? porque é esse liquido que tem as substâncias tóxicas(aiii...espero não estar a dizer um grande disparate 8) )
Responder

Voltar para “Gatos”