Olá.
Há algum tempo que não venho ao fórum, mas estou a precisar de ajuda, ou palavras animadoras.
Tenho uma Yorkshire com 5 aninhos, pequenina, com 2.1kg. Foi-lhe diagnosticada uma luxação atlanto-axial (no atlas e axis, as duas primeiras vértebras cervicais) que está a comprimir a medula. Pelos vistos é extremamente comum nestes cães podendo ser de causa congénita ou traumática. Quando ela tinha 4 meses teve uma crise de rigidez na nuca, mas passou com medicação anti-inflamatória e não lhe diagnosticaram nada.
Na semana passada os sintomas voltaram de forma aguda (não conseguir mexer o pescoço, apatia, falta de apetite, etc) e os veterinários aconselham a cirurgia.
Sei que é acarreta imensos riscos, principalmente num peludinho tão pequenino, mas sei que as dores são muitas e corre riscos de paralisia e até paragem respiratória.
Foi-me recomendado o Dr. Luís Montenegro, como sendo experiente em neurocirurgia no norte. Referências?
Alguém já teve um bichinho que passou pelo mesmo? Como foi a recuperação?
Aproveito para perguntar se alguém tem um colar cervical mini, pois não consigo arranjar em lado nenhum (o hospital tbm não tem tão pequeno, nomalmente improvisa com peliculas de raio-x e compressas).
Obrigada.
Luxação Atlanto-axial (cães porte pequeno)
Moderador: mcerqueira
Olá,
Já ouvi falar muito bem do Dr. Luís Montenegro. Se pode ser operada já é uma boa hipótese de recuperação, mas fale com o veterinário que vai realizar a cirurgia e coloque-lhe todas as questões. As melhoras para a sua York.
Já ouvi falar muito bem do Dr. Luís Montenegro. Se pode ser operada já é uma boa hipótese de recuperação, mas fale com o veterinário que vai realizar a cirurgia e coloque-lhe todas as questões. As melhoras para a sua York.