Dicas para criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

quarta ago 31, 2011 1:22 pm

Boa tarde,
sou dono de tres cães, um perdigueiro portugues, uma golden retriever e uma pastor belga malinois, e gostava um dia que estes podessem criar com caes da mesma raça, mas como sou inespriente neste campo da criação de cães e de como todo o processo se deve processar. Em relação ao cão (perdigueiro portugues) tenho menores preocupações, mas em relação ás cadelas sou eu, dono, que tenho que acompanhar todo o processo da gravidez e antes de ir a um veterinário gostava de obter ajudas e dicas de criadores com alguma experiencia neste campo.
Tenho muitas duvidas, como por exemplo em que altura do cio é que a cadela esta apta para acasalar e aceitar o macho, quais os custos de vacinação dos cachorros até aos 2meses, quais os cuidados a ter, que intervenção posso eu ter em prol de ajudar a cadela a ter uma gravidez saudavel e um parto feliz.
Se alguem poder ajudar e dar umas dicas estarei muito agradecido.

Os melhores cumprimentos,
GoldPanther
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quarta ago 31, 2011 2:07 pm

ReginaVieira Escreveu:Deixe a criação para quem sabe :roll:
A ReginaVieira desculpe mas... Porquê? "Os que sabem" não tiveram que aprender? E quando "os que sabem" deixar de o fazer? Extinguem-se as raças?
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
DieKalash
Membro Veterano

quarta ago 31, 2011 2:10 pm

GoldPanther Escreveu:Boa tarde,
sou dono de tres cães, um perdigueiro portugues, uma golden retriever e uma pastor belga malinois, e gostava um dia que estes podessem criar com caes da mesma raça, mas como sou inespriente neste campo da criação de cães e de como todo o processo se deve processar. Em relação ao cão (perdigueiro portugues) tenho menores preocupações, mas em relação ás cadelas sou eu, dono, que tenho que acompanhar todo o processo da gravidez e antes de ir a um veterinário gostava de obter ajudas e dicas de criadores com alguma experiencia neste campo.
Tenho muitas duvidas, como por exemplo em que altura do cio é que a cadela esta apta para acasalar e aceitar o macho, quais os custos de vacinação dos cachorros até aos 2meses, quais os cuidados a ter, que intervenção posso eu ter em prol de ajudar a cadela a ter uma gravidez saudavel e um parto feliz.

GoldPanther
Caro GoldPanther,

Faça uma pesquisa no fórum. Há por aqui muitas, boas e válidas dicas que o podem ajudar e elucidar em algumas questões. Obviamente que não subsituem o aconselhamento veterinário. Mas dá para ter uma ideia dos custos, trabalho e eventuais complicações.

Bruno Morais

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta ago 31, 2011 2:14 pm

Senhor DieKalash cada um dá a sua opinião e se eu falei assim por alguma razão será. Não tenha nada contra o membro, mas já estou farta de certas coistas.

Mas pronto, desculpem-me todos :wink:

GoldPanther os seus cães têm LOP, certo?
Quanto ao resto, acho que se deve aconselhar no seu veterinário pois essas questões serão melhor respondidas por ele, pois é a pessoa mais indicada para lhe responder a essas questões.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta ago 31, 2011 2:15 pm

GoldPanther Escreveu:Boa tarde,

GoldPanther
Os seus cães têm todos LOP certo?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
DieKalash
Membro Veterano

quarta ago 31, 2011 2:21 pm

ReginaVieira Escreveu:Senhor DieKalash cada um dá a sua opinião e se eu falei assim por alguma razão será. Não tenha nada contra o membro, mas já estou farta de certas coistas.

Quanto ao resto, acho que se deve aconselhar no seu veterinário pois essas questões serão melhor respondidas por ele, pois é a pessoa mais indicada para lhe responder a essas questões.
Cara ReginaVieira,

Não tem porque se desculpar :wink: . Julgo ter sido correto nas minhas perguntas cujo objetivo era tentar perceber o porquê da sua posição.

Bruno Morais

xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta ago 31, 2011 2:27 pm

DieKalash Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Senhor DieKalash cada um dá a sua opinião e se eu falei assim por alguma razão será. Não tenha nada contra o membro, mas já estou farta de certas coistas.

Cara ReginaVieira,

Não tem porque se desculpar. Julgo ter sido correto nas minhas perguntas cujo objetivo era tentar perceber o porquê da sua posição.

DieKalash

A posição da ReginaVieira que é identica à minha, resume-se ao seguinte:

É certo que num forum se tiram dúvidas e até se aprende sobre muitos assuntos.

No entanto, quem se pretenda dedicar à criação de animais, não é num fórum que vem colocar estas questões, que poderão ser respondidas por aqueles que tanta ninhada de garagem produzem.

Depois, deixamos de ter um potencial criador para ter um reprodutor em potência.

Nada mais simples de que isto e se dúvidas houver sobre as resistências a este tipo de questões e ao seus resultados práticos, é olhar para os canis municipais e milhentas associações espalhadas por esse País fora.

Lá, nesses locais, estão empilhados, o resultado da curiosidade do milagre da vida, transformado muita vez na agonia da morte e sobretudo do sofrimento.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

quarta ago 31, 2011 2:34 pm

Não sei o porquê das reações de algumas pessoas quando se faz o comentário de uma possivel criação. Acho que fui o correcto em dirigir-me a um forum directamente relacionado com este tema. O perdigueiro tem e a golden também, a pastora não têm.
Para que fique esclarecido não tenciono ganhar proveitos monetarios com uma possivel ninhada mas sim o faço pois tenho amigos com cães da mesma raça que as minhas cadelas que já se disposeram em dispor o cao para a casalamento, e tambem porque quando levantei esta questao á veterenária, disse-me que concordava e que uma ninhada durante a vida da cadela, e se tudo correr bem durante a gestação, contribuia para um curso de vida mais normalizado da cadela por so fazia bem.

Ps: Quando se pede ajuda agradecia que quem não quiser ajudar preferia que não se incomodasse a fazer um post (relativamente a um user).

Obrigado aos restantes pelas ajudas ;)
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta ago 31, 2011 2:39 pm

Primeiro tem de se certificar que tem bons exemplares da raça, inscreve os caes numa exposição para o juri avaliar os seus caes, de acordo com o estalão da raça. Se obtiver bons resultados vá ao veterinario fazer analises ao caes para ver se estes são saudaveis e se estao preparados para cruzar. Se os resultados forem positivos, quer dizer que os seus caes estao aptos a deixar uma boa descendencia. Vai ter de fazer um "pesquisa" e encontrar exemplares da mesma raça mas do sexo oposto dos seus caes. Se tentar cruzar os seus caes com caes de criadores com mais experiencia, pode receber bons concelhos. Não se esqueça de ver os papeis e analises vet. dos caes que selecionar. Vai ter de pagar ao propriatario do macho que vai cobrir as suas cadelas. Quanto ao cruzamento, ao parto e ao pos-parto pode aconcelhar-se junto do seu vet. ou pesquisando aqui na arca.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta ago 31, 2011 2:42 pm

Se os seus caes têm LOP e vieram de um criador responsavel, pode telefonar-lhe e esclarece todas as suas duvidas.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta ago 31, 2011 2:42 pm

GoldPanther Escreveu:Não sei o porquê das reações de algumas pessoas quando se faz o comentário de uma possivel criação. Acho que fui o correcto em dirigir-me a um forum directamente relacionado com este tema. O perdigueiro tem e a golden também, a pastora não têm.
Para que fique esclarecido não tenciono ganhar proveitos monetarios com uma possivel ninhada mas sim o faço pois tenho amigos com cães da mesma raça que as minhas cadelas que já se disposeram em dispor o cao para a casalamento, e tambem porque quando levantei esta questao á veterenária, disse-me que concordava e que uma ninhada durante a vida da cadela, e se tudo correr bem durante a gestação, contribuia para um curso de vida mais normalizado da cadela por so fazia bem.

Ps: Quando se pede ajuda agradecia que quem não quiser ajudar preferia que não se incomodasse a fazer um post (relativamente a um user).

Obrigado aos restantes pelas ajudas ;)
1ª parte importante só se devem cruzar cães co mLOP.
2ª parte importante o que pôs a negrito, só lhe digo uma coisa, é falso, para contribuir para a saúde de uma cadela caso não pretenda fazer criação(e não criadeirice, que são coisas bem diferentes) deve esterilizar a cadela.

Quanto às suas outras perguntas, a veterinária responder-lhe-à muito bem.

:roll: :roll:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta ago 31, 2011 2:45 pm

GoldPanther quando se colocam questões num forum publico lê-se o que se quer e o que não se quer.

Os seus cães já foram avaliados em exposição e foram considerados bons exemplares da raça?
Os parceiros que escolheu para os seus cães também foram avaliados e todos foram considerados bons exemplares?

Sabe, cruzar cães ou outro animal qualquer não é só porque sim, à cadela faz tanta falta parir como a uma mulher e o cão ao contrário do que se diz não tem necessidades. Cruzar não é só juntar macho e fêmea e ir ao veterinário ver quantos cachorros são.
Não se esqueça que tem cadelas de raças grandes que com facilidade têm mais de 8 cachorros, arranja donos para todos?
Não se esqueça que depois da ninhada nascer irá ter (isto se quiser garantir a ninhada completa) muitas noites sem dormir.

As cadelas podem parir sem dificuldade, mas também pode acontecer que o não façam e olhe que uma cesariana custa muitos €€.

Não sei se gosta ou não da minha resposta, mas esta é a minha opinião.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta ago 31, 2011 2:49 pm

Enfim...

retirado de OLX
Procuro cão para acasalamento com a minha cadela pastora belga malinois (antecedentes desconhecidos pois a cadela foi-me dada cachorra e não perguntei), cães para dar, ou para vender. Cadela precisa de procriar para evitar doenças futuras (quistos, etc.), por isso procuro cão da mesma raça. Quem estiver intressado pode contactarme atraves de mail

Palavras para quê...
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
DieKalash
Membro Veterano

quarta ago 31, 2011 2:53 pm

xPauloSantos Escreveu:DieKalash

A posição da ReginaVieira que é identica à minha, resume-se ao seguinte:

É certo que num forum se tiram dúvidas e até se aprende sobre muitos assuntos.

No entanto, quem se pretenda dedicar à criação de animais, não é num fórum que vem colocar estas questões, que poderão ser respondidas por aqueles que tanta ninhada de garagem produzem.

Depois, deixamos de ter um potencial criador para ter um reprodutor em potência.

Nada mais simples de que isto e se dúvidas houver sobre as resistências a este tipo de questões e ao seus resultados práticos, é olhar para os canis municipais e milhentas associações espalhadas por esse País fora.

Lá, nesses locais, estão empilhados, o resultado da curiosidade do milagre da vida, transformado muita vez na agonia da morte e sobretudo do sofrimento.
Estamos de acordo.

No entanto, quando um utilizador questiona a forma correta de fazer uma cruza porque não direcioná-lo de uma forma pedagógica?

Certamente sabe tão bem ou melhor que eu que sempre que alguém coloca questões deste tipo é imediatamente bombardeado com críticas e uma “chuva de ironia” (não estou a dizer que foi o caso).

Ora, a meu ver isso pode levar a que o utilizador desista de procurar a informação de como o fazer uma cruza responsável e pura e simplesmente o faça, sem o mínimo de condições. Ou pior, vai perguntar a outro fórum ou ao vizinho do lado "que tem uma cadela que teve recentemente uma ninhada" e eventualmente será direcionado por alguém com intenções duvidosas e/ou sem conhecimento de causa. Isso sim faz com que os nossos canis estejam sobrelotados e que lamentavelmente muitos “frutos” de cruzas irresponsáveis sejam abatidos.

Eu (agora) percebo que a V. intenção é a melhor. Mas porque não ajudar e instruir?

Mais: não me parece correto concluir à priori quais as intenções do user.
Última edição por DieKalash em quarta ago 31, 2011 2:55 pm, editado 1 vez no total.

Bruno Morais

Responder

Voltar para “Cães”