Tartaruga hieroglifica ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ingirl
Registado: segunda set 05, 2011 8:44 pm

segunda set 05, 2011 8:49 pm

Ola a todos, comprei hoje uma tartaruga hieroglifica e gostaria de pedir algumas opinioes e conselhos.

Deixo aqui uma imagem de como ela está agora:

Imagem

Nao sei se é pequeno, mas como ela tambem ainda é pequena, amanha vou tirar mais fotos e mostrar.

Do que tenho visto ela ainda nao comeu nada, tenho daqueles sticks pequenos para bebes.

Mas ainda nao parou de se mexer, ta sempre a mexer-se e as vezes poe-se com a cabeça de fora alguns segundos depois volta a nadar, parece que quer sair, ta sempre a ir contra as paredes.

Gostaria que me dessem alguns conselhos para ela, eu tenho algumas pedras no fundo e uma concha lá, a agua meti da torneira e tenho uma luz do quarto apontada para ela.Nao sei se tenho de encher com mais agua ou esta bem assim

Peço ajuda e conselhos, eu tenho uma caixa maior para a meter se for necessário
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

segunda set 05, 2011 9:05 pm

Boas!

Bem, deixa-me que te diga que esse setup que tens aí é péssimo. Mas pronto, dá-se a desculpa porque é assim que as pessoas lá da loja normalmente nos aviam.

Primeiro, compra um aquário. Isso que aí tens é muito pequeno, quer em comprimento e largura, quer em profundidade. As tartarugas gostam de nadar, por isso, um aquário com uma boa capacidade era melhor.

Segundo, as tartarugas precisam de um espaço em que possam estar secas. Duvido que consigas fazer uma "praia" no aquário, por isso mais vale comprar uma plataforma. Esta que te deixo aqui é a que uso com as minhas tartaruguinhas cá em casa.
Imagem

Terçeiro, vais precisar de uma lâmpada UVB. Se não sabes, é agora o momento em que vais aprender que as tartarugas, à semelhança de outros répteis, precisam de radiação ultravioleta B para sintetizar o cálcio, e consequentemente, crescerem fortes e saudáveis. Uma lâmpada compacta 5.0 é suficiente, sendo a sua zona incidente a zona seca do aquaterrário.
Uma destas, não necessariamente com a mesma potência:
Imagem

Quanto à comida, podes ir dando os ditos sticks ou podes optar por uma alimentação mais natural, definindo natural como uns bocadinhos de verduras, fruta e peixe, tudo misturado. A alimentação pode variar muito, aconselho-te, por isso, a ler uma care sheet sobre esse tipo de tartaruga.
A informação vital já ta deixei aqui. Se houver alguma coisa a acrescentar ou corrigir, decerto que os outros membros activos do fórum vão reparar :p
Ingirl
Registado: segunda set 05, 2011 8:44 pm

segunda set 05, 2011 9:12 pm

Obrigado por toda a ajuda, estava a pensar usar uma caixa de arrumacoes que tenho aqui e encher com agua, depois meter tipo uma pedra grande para ela estar ao sol ou algo do genero

Ja agora durante o dia é boa ideia por o sitio dela a apanhar raios solares?

E neste "tartarugario" que tenho actualmente achas que aumente o nivel da agua? Ela tem la uma parte que pode ficar fora de agua mas ta sempre a nadar a tentar sair
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda set 05, 2011 9:23 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

Deixo te aqui este link, que na minha opinião para quem não quer gastar muito esta óptimo.

Na minha opinião tentava comprar a lâmpada e mais depois um aquecedor para a agua, como se anda com a tartaruga de fora para dentro, ela pode apanhar uma corrente de ar e morre, portanto eu não arriscaria.

Boa sorte
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Pedro061998
Membro Júnior
Registado: quarta mai 16, 2012 2:27 pm

sábado mai 19, 2012 4:33 pm

Mais uma coisa a água convinha ser quente, normalmente entre os 24 e 28ºC
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado mai 19, 2012 4:49 pm

e visto que as tartarugas são um pouco porcas , convinha teres um bom filtro.
de resto tens ai toda a informação para teres um aquaterrário 5*´s.
Qualquer coisa dispõe.
NKorado
Registado: sexta abr 13, 2012 11:20 am

sexta jun 01, 2012 12:15 am

Boa noite, é a primeira vez que estou a deixar uma mensagem no fórum, e nem sei se será aqui que posso tirar as minhas dúvidas, mas agradecia a vossa ajuda. Tenho três tartarugas hieroglíficas, num aquario de 30 x 20 x 20, para já enquanto são pequenas. Tem uma plataforma seca que dá para as 3 e outra mais pequena por debaixo do filtro da agua que serve de cascata, e bastante agua para puderem nadar à vontade e Tem um termostato, e apanha sol directo durante a parte da manha ate depois da hora de almoço. Tudo tem estado bem, mas desde há 7 dias para cá que uma delas deixou de comer, e passa os dias ou na plataforma grande ou na pequena por baixo da cascata. Se a tiro do aquario ela ate tem energia, mas quando esta la dentro mal se mexe, não nada, e passa os dias quieta. DAs 3 era a mais comilona, e de repente simplesmente deixou de comer. Será que me poderiam ajudar? Obrigado desde já pela disponibilidade.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”