Periquitos rejeitados

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Cayana
Registado: quinta set 15, 2011 4:05 pm

quinta set 15, 2011 4:18 pm

Olá, aconteceu um fato inesperado com a mãe de dois filhotinhos de periquitos com mais de 20 dias de nascidos.
Hoje pela manhã, na minha normal inspeção de ninho, percebi que a fêmea ao entrar começava a dar bicadas no pescoço dos filhotes, embora eles pedissem comida.
Achei que poderia ser normal e os deixei. Passado um tempo, quando verifico novamente, um dos filhotes estava sangrando no pescoço. Fiquei desesperada e fui logo comprar uma papinha para filhotes para retirá-los do ninho, nesse meio tempo, eu os deixei no mesmo lugar e a mãe ainda os alimentava pela entrada do ninho, mas quando dentro, começava a bicá-los novamente como que os expulsando.
Estou cheia de dúvidas porque nunca criei nenhuma ave à mão:

1. Já dei a papinha e eles provaram e gostaram, mas não se mostraram entusiasmandos, como vou saber quando estão com fome?
2. De quantas em quantas horas devo dar a papinha?
3. Será que eu deveria tentar devolvê-los ao ninho novamente?
4. E quando eu vou saber o momento de deixá-los comer sozinhos?

Obrigada pessoal !!
:D
Cayana

sexta set 16, 2011 10:40 pm

Nobody? :o
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

sexta set 16, 2011 11:04 pm

Ora, vou tentar responder, posso nao ter muita experiência prática, mas já li tanto tanto tanto sobre periquitos...

Ora:
1-Eles até podem pedir, mas dê de manha cedo, ha hora de almoço e ao final da tarde, encha o papito até ficar meio amarelo, mas nao em exagero.

2- é resposta á 1

3- Se os tirou, nao os ponha novamente lá, a mae pode definitivamente deixar de lhes alimentar... Agora continue cuidando deles...

4- Quando eles tiverem cobertos de pelo/peninhas, começe a por sementes perto deles, no chão para eles se tiverem fome, experiementarem ou entao numa tacinha...

Outra coisa importante, tente po-los perto de fonte de calor, eles precisão de sentir quente... :D
Cayana

sexta set 16, 2011 11:31 pm

Algo aconteceu de muito bom: Eu os devolvi para a mãe e o pai, e eles desesperadamente pediram comida e foram muito bem alimentados, isso aconteceu ontem, mas mesmo assim, fiquei verificando se a fêmea voltava a atacá-los, e me parece que a situação se tranquilizou. Hoje cedo fiquei muito satisfeita quando vi um dos filhotinhos fora do ninho, no chão da gaiola se aventurando e os pais o alimentando.
Mas agradeço por todos os conselhos, as respostas às minhas perguntas foram bastante úteis e na próxima ninhada pretendo pegar alguns para criar à mão, já que um dos filhotinhos dessa ninhada por ser mais novo e frágil acabou morrendo, os irmãos mais velhos eram mais sabidos e se alimentavam mais, e na próxima não quero que isso aconteça novamente.

Obrigada. :D
Cayana

sexta set 23, 2011 6:14 pm

Olá gente, estou por aqui novamente. Meus periquitos estão com 34 dias de nascidos e ainda estao sendo alimentados pelos pais. Ainda não abandonaram o ninho e ainda não estão completamente com penas.
Quando isso ocorre? E como faço para deixá-los mansos?
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

sábado set 24, 2011 2:19 pm

Cayana Escreveu:Olá, aconteceu um fato inesperado com a mãe de dois
O acordo ortográfico não alterou o facto para fato , continua igual! (acho eu)
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado set 24, 2011 4:34 pm

Pekeka Escreveu:
Cayana Escreveu:Olá, aconteceu um fato inesperado com a mãe de dois
O acordo ortográfico não alterou o facto para fato , continua igual! (acho eu)
Sim, continua igual pois não se diz fato, mas sim facto. O "c" lê-se...

:wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Cayana

domingo set 25, 2011 12:42 am

É sempre bom estar atento a ortografia e tudo, mas pensei que fossem responder às minhas perguntas... :(
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

domingo set 25, 2011 3:01 pm

Se nao os quer alimentar a mão, deixe os pais fazerem isso, quando eles se tornarem independentes, tire-os para outra gaiola e faça o procedimento normal, falar com eles, gestos calmos, depois na segunda semana ponha a sua mao dentro da gaiola com calma, e quando eles nao tiverem grande medo, podnha devagarinho o dedo indicador ao pe das patinhas deles até subirem... depois vá fazendo sempre isso até os tirar da gaiola, siga o seu instinto, e o deles também... foi assim que eu procedi :)
Responder

Voltar para “Aves”