Levar para casa gata não-domesticada: boa ou má ideia?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado out 15, 2011 8:35 am

Estou a apoiar uma associação no sentido de esterilizarmos todas as gatas que conseguirmos apanhar das várias colónias que alimento. Uma delas será a mãe da minha gata. Esta é uma gata que vive na rua, não está domesticada nem se aproxima das pessoas. Eu e outra senhora alimenta-mo-la, colocamos-lhe a ração numa tigela, mas para ela vir comer, temos que nos afastar do local. É uma gata muito desconfiada, mas ao mesmo tempo muito calma.

Ora, será boa ou má ideia trazê-la para casa? Irá a gata habituar-se à nova realidade? Dar-se-à bem com a filha? E como reagirá esta à presença da mãe?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 15, 2011 1:21 pm

O vínculo mãe e filha já terá desaparecido completamente por isso não interessa para nada. São dois gatos, mais nada.
O mais provável é pegarem-se à luta. Sendo um animal de rua e sem contacto com humanos vai ficar muito nervosa e ansiosa por se ver fechada e com humanos por perto.
Não acho boa ideia até porque um animal nestas condições pode ficar agressivo e causar ferimentos graves.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 15, 2011 2:27 pm

PedrocasPT Escreveu:Estou a apoiar uma associação no sentido de esterilizarmos todas as gatas que conseguirmos apanhar das várias colónias que alimento. Uma delas será a mãe da minha gata. Esta é uma gata que vive na rua, não está domesticada nem se aproxima das pessoas. Eu e outra senhora alimenta-mo-la, colocamos-lhe a ração numa tigela, mas para ela vir comer, temos que nos afastar do local. É uma gata muito desconfiada, mas ao mesmo tempo muito calma.

Ora, será boa ou má ideia trazê-la para casa? Irá a gata habituar-se à nova realidade? Dar-se-à bem com a filha? E como reagirá esta à presença da mãe?
Olá Pedro.

Vou só contar-lhe três situações, com gatos, PRECISAMENTE com o mesmo comportamento de gata que refere:

Uma é a Snow, mãe da minha Leo, gata esta que nunca havia dado "abébias" fosse a quem fosse, nem mesmo a quem a alimentava e só após a pessoa se retirar do Local ela ía comer. Hoje, está uma gata lindíssima, dá-se perfeitamente com os gatos que a dona já tinha e adora a cadela da senhora. Continua a ser um pouco esquiva e desconfiada mas longe de ser um "felino bravo, assilvestrado, feral" ou como os queiram rotular! Esta gata. foi da rua direitinha à clausura duma casa de banho, a minha, por 3 meses consecutivos e depois para a clausura dum apartamento.

2º caso, o MAXMEL, adoptado pela Princesanini, a minha grande amiga Leonor, PRECISAMENTE com o mesmo comportamento da gata que refere... e que, com paciência, preserverança, muitas horas prestadas ao animal, com muito carinho, tornou-se no gato melado que lhe dei para adopção.

3º caso- O Obama, PRECISAMENTE como o caso da gata que refere..., dei-o já a ser um melado, à conhecida forista e amiga, a MiausRafa, a Arlete.

Com isto quero só fazer-lhe ver que não se pode "CATALOGAR" um felino só pelo que parece, sem primeiro tentar tudo por tudo :wink:

NUNCA por nunca nenhuma gato se virou a mim por tentar domesticá-lo.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

terça out 18, 2011 11:00 am

Só uma questão como apanha os gatos mais ariscos? Estou a tentar apanhar um e não vejo meios. A armidilha não tem funcionado.

Desculpa o Off topic.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça out 18, 2011 11:57 am

Rakelm Escreveu:Só uma questão como apanha os gatos mais ariscos? Estou a tentar apanhar um e não vejo meios. A armidilha não tem funcionado.

Desculpa o Off topic.
Ponha peixe cozido ou frango, ainda quentes, por baixo da armadilha e depois da zona do pedal...
ou seja coloque a comida no chão e posicione a armadilha de forma ao peludo ter de pisar o pedal para chegar a ela
e não se esqueça de tapar a armadilha com um pano escuro, para que pareça um bom esconderijo
e afaste-se ou vá dar uma volta
e boa sorte :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 18, 2011 9:06 pm

Rakelm Escreveu:Só uma questão como apanha os gatos mais ariscos? Estou a tentar apanhar um e não vejo meios. A armidilha não tem funcionado.

Desculpa o Off topic.
OLá Raquel.

Geralmente com armadilha mas, já tive casos que na falta dela tive que os apanhar ao "engodo", só com transportadora e, uns 3 casos que foi mesmo á unha. Um deles fatídico, com uma viagem ao Hospital para levar pontos a mão :wink: mas não a larguei. Aliás, larguei mas só já na transportadora :P :lol:

Já agora, aqui fica em citação uma resposta minha sobre como capturar com armadilha:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ha&start=0
leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.

Para encurralar um animal esquivo ou desconfiado, só mesmo dando-lhe "fome". Se ela tiver comido algo antes de prepararem a captura, com toda a certeza que ela não entrará.

Vou explicar-lhe os procedimentos que utilizo e que têm funcionado:

1 - Não alimentar o animal a encurralar

2 - Colocar a armadilha com petisco, atum de lata ou uma sardinha crua ou até mesmo cozida, da seguinte forma:

Corte 3 bocados de plástico, não muito grandes, só mesmo o tamanho necessário a fazer de "pratinho", duma saca plástica (das de super-mercado, p.e.) e posicione-os desde a entrada da armadilha até ao fundo da mesma, em linha recta. Cada peça plástica servirá para servir o petisco. Na primeira peça plástica, a contar da entrada até ao fundo da jaula, porá uma ínfima porção do petisco. Na segunda peça, um pouco mais que na primeira. Na terceira, o restante do petisco (tem que ser mais quantidade que na segunda peça). Esta terceira dose que fique para lá do "pedal" para que o animal o pise e a armadilha dispare, encerrando-se com o animal lá dentro.

3 - A armadilha deve ser TODA coberta com uma manta ou toalha de cor escura. Se acaso esteja vento, deve a dita cobertura ser presa com adesivos, ou uma boa fita cola, à armadilha, para que não esvoace e assuste o animal, pondo em causa o processo de captura.

4- Uma vez a armadilha pronta a disparar, não deve permanecer ALGUÉM perto da mesma. Mas, deve alguém estar de vigia, bem afastado do local, para quando a mesma dispare.

Espero que essa gatinha tenha ainda algum olfacto pois é essencial...!
Se ela estiver debaixo de algum carro quando resolvam encurrala-la, coloquem a armadilha o mais próximo possível do carro mas com a distância suficiente para que a porta da mesma se feche, não tocando no carro, para que não fique encravada. Façam ensaio manual (abrir e fechar a porta sem estar armadilhada), primeiro, perto dum carro.
Quanto menos gente, menos ruído e menos observadores, MELHOR o efeito.

Boa sorte,

Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

quarta out 19, 2011 11:39 am

Obrigado pela ajuda. ;)

Mas o meu problema começa logo no 1º ponto porque não sou a única que lá põe comida e e não o tenho alimentado esta semana na esperança que sábado o consiga apanhar. Nunca vejo as outras pessoas que lá vão por comida para pedir que não ponham.
O problema é que agora ele parece um galgo, mal me vê é vê-lo a correr sem olhar para trás. :?
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta out 19, 2011 11:54 am

Rakelm Escreveu:Obrigado pela ajuda. ;)

Mas o meu problema começa logo no 1º ponto porque não sou a única que lá põe comida e e não o tenho alimentado esta semana na esperança que sábado o consiga apanhar. Nunca vejo as outras pessoas que lá vão por comida para pedir que não ponham.
O problema é que agora ele parece um galgo, mal me vê é vê-lo a correr sem olhar para trás. :?
Deixe um papel escrito a explicar o pedido para não deixarem comida até ao dia x...
talvez funcione...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”