Ajudem-me por favor...(tartaruga com carapaça partida)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 22, 2003 6:33 pm

Peço-vos ajuda...

Hoje de manha quando me levantei, abri a porta da cozinha (onde dormem as cadelas) e quando fui a ver, o gato também tinha ficado fechado na cozinha...e isso era MUITO mau...

Quando fui a ver estava a minha tartaruga mais nova (+/- cm de carapaça) na cama de uma das cadelas.

Peguei na tartaruga e ela estava viva...(por sorte acho eu) e voltei a pô-la no aquário para acabar de limpar a cozinha (dos "xixis" da noite).

Tomei o pequeno almoço e saí de casa um bocado à pressa...
A minha mãe ficou na cozinha a acabar o serviço(limpeza) e hoje quando cheguei a casa`ao fim da tarde a minha mãe informou-me que a tartaruga tinaa borda da carapaça partida.

"a borda...não deve haver muito perigo" - pensei eu...mas quando fui ver o estado da tartaruga, ela tina a carapaça (plastrão - parte de baixo) furada na zona do pulmão e rachada até à parte da cabeça (espero estar a fazer-me entender)

A parte "furada" tem sangue...não 'jorra', mas tem sangue, e a parte de cima da carapaça, embora esteja picada...não está partida.

A estas horas não há veterinários abertos, e eu NÃO SEI que fazer...
Amanha tenho aulas de manã e de tarde...por favor...que faço? será possível que ela tenha furado o pulmão? Há alguma possibilidade de uma tartaruga com carapaça partida vir a recuperar? Valerá a pena ela ser vista por um veterinário?
Eu tenho as perguntas...espero que vcs tenham as respontas... :roll:

Espero sinceramente que me possam ajudar... :roll:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 22, 2003 8:52 pm

Oi Ana.

Em primeiro retira-a da água!
Desinfecta com Betadine ou Halibut toda a parte rachada.
E não há muito que se possa fazer.
Quando puderes leva-a ao veterinário pois há uma resina especial para colar fractutas de carapaças. Mas isso só quando não houver vestigios de sangue.

Não a coloques na água enquanto isso não estiver resolvido. Se a racha tem sangue é porque rachou mesmo tudo. Para ela não morrer desidratada, podes-a molhar, excepto na parte ferida ou coloca-a em cima de algo humido, tipo um pano. Mas mesmo assim molha-a de vez em quando.

Dá noticias...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 23, 2003 11:02 am

Olá

Só agora vi este tópico. Como está a tartaruga?
Acho que as recomendações do Kroz são as mais adequadas. Tente levar a tartaruga ao vet para ele ver o que pode fazer.
Quem é que vez isso á tartaruga? Foram os c~es ou o gato?

Beijokas
kathleen
Lady_girl
Membro Veterano

quinta out 23, 2003 8:37 pm

Hoje à hora do almoço fui à clinica perguntar o que poderia fazer (ainda não tinha lido as vossas respostas), e depois das aulas, fui lá ter com a minha mãe à clinica.

Ela ficou internada para observação, e amanha vou ver como é que ela está, se não estiver melhor fica no fim-de-semana.

A veterinária disse que lhe vai dar antibióticos (porque ela já entrou em estado de semi-hibernação, e então não ingere alimentos), e vai 'colar' a carapaça.

Amanha vou lá ver a tartaruga à hora do almoço...para saber como é que ela está.

Kathleen, aquilo funcionou como trabalho de grupo...o gato tirou a tartaruga do aquário, e a cadela deu-lhe uma dentada (digo isto porque o 'furo' não era feito com o tipo de dentes de gato - afiados - por isso foi a cadela de certeza).

Obrigada a todos pelas respostas. Vou dando notícias
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quinta out 23, 2003 9:44 pm

Ola uma vez tive uma tartaruga que saltou da varanda(2ºandar) e fui encontra-la debaixo de um carro com a carapaça partida por debaixo desde a zona perto da cabeça até ao fundo. Desinfectei muito bem a racha e atei o corpo dela com uma ligadura e continuei a te-la dentro de agua e acabou por se curar apeser de ja ter morrido com 11 anos mas nao foi disso que morreu foi de insulação.
Mas a tua ha-de ficar boa. as melhora para ela.
Está ai um animal que ira durar ainda muitos anos.
Gostava de ter outra mas gostava de uma terrestre.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 24, 2003 3:29 pm

Olá

Pois os gatos acham graça brincar com tartarugas, mas quem normalmente lhes faz mesmo mal são os cães. os cães têm tendência a trincar enquanto que os gatos gostam mais de jogar futebol.. tadinhas...

Espero que ela recupere e fique boa depressa. vai contando como correm as coisas, estou curiosa.

Beijokas
kathleen
Lady_girl
Membro Veterano

sexta out 24, 2003 5:37 pm

Hoje fui lá ver o estado da tartaruga.
Ela já está muito melhor.
A tartaruga está apenas a tomar antibiótico, e não está a ser necessário o uso da 'cola' para colar a carapaça.

A tarefa mais difícil está a ser mantê-la afastada da hibernação, pois se ela hiberna as defesas vão abaixo e ela não acorda mais. :roll:

A veterinária disse-me que como foi a parte inferior da carapaça não deixa espaço para grandes preocupações, ao contrário se o corte fosse na parte superior, que deixaria muito a desejar quanto à sobrevivência.

Ela vai ficar ao cuidado médico no fim de semana, e amanha de manha vou telefonar para saber a evolução do tratamento.

Obrigada a todos pelo apoio.

Vou dando notícias
KROZ
Membro Veterano

sexta out 24, 2003 5:44 pm

Não hibernar é a coisa mais fácil que há. Basta aquecer água e ambiente.
Nunca estudei nada que referisse diferenças na recuperação de rachas no plastro ou carapaça. Talvez o plastro como menos rigido recupere bem sem ser colado.

Não te esqueças que quando ela estiver em casa, dá alimentos com cálcio e mete aquelas tartaruguitas de cálcio na água.
Lady_girl
Membro Veterano

sábado out 25, 2003 11:11 am

KROZ Escreveu: Não hibernar é a coisa mais fácil que há. Basta aquecer água e ambiente.
O problema é que eu não tenho aquecedor de água...por isso, por muito que aquecesse o ambiente, a água continuaria fria.

A veterinária, o que está a fazer, é mudar a água sempre que esta fica fria, não permitindo assim que ela hiberne.
KROZ
Membro Veterano

sábado out 25, 2003 12:48 pm

Compra um termostato da avipar. Sao baratissimos.
Lady_girl
Membro Veterano

segunda out 27, 2003 8:02 pm

A minha tartaruguinha veio hoje para casa.
Vou tentar comprar um aquecedor para ela (da avipar), mas por enquanto (para remediar) fica com uma botija de água quente por baixo da caixa onde ela está (uma caixa de gelados com uma pedra).

Tenho um medicamento para lhe dar todos os dias, e se daqui a uma semana o corte ainda não estiver fechado levo-a de volta para colar. Agora a prioridade é tartar dos ferimentos internos.
Tenho também que tentar que ela coma (ela não come nada e passa o tempo fora de água). alguém tem alguma sugestão para fazer com que ela coma? Obrigada.

Quando tiver notícias dela infomo-vos.
KROZ
Membro Veterano

segunda out 27, 2003 8:35 pm

Boa
Kathleen
Membro Veterano

terça out 28, 2003 10:17 pm

Olá

Ainda bem que ela está a recuperar.
Para manteres a água quente podes tentar colocar a caixa perto de uma janela onde vá batendo o sol ou colocares uma lâmpada por cima. Coloca-a numa divisão quente da casa que ela assim não iberna (as minhas nunca ibernam).

para a fazeres comer tentar dar-lhe carne, é capaz de ser o que lhe desperta maisa vontade.

Boa sorte.

beijokas
kathleen
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

sábado nov 01, 2003 11:38 am

ja tive 3 tartarugas e um cagado de agua que fi encontrado numa estrada. passado 2 anos de os ter, o meu irmão lembrou-se de trazer o cao dele a passar ferias na minha casa. os meus caes e gatos nunca fizeram mal as tartarugas mas aquele fez. :cry:
partiu a carapaça a todas elas durante a noite. levei ao veterinario que lhe aplicou uma porcaria qualquer que saltou imediatamente ficando com as os buracos abertos. durante o verão nada lhes aconteceu até que chegou o inverno.
nesse inverno todas elas morreram porque ficaram com a pele rija e nao se conseguiam mexer. essa pele foi rasgando e deitavam sangue. mais uns dias que passei em claro sempre a tentar resolver o problema colocando-as num cesto com panos, perto de um aqueçedor.
:cry:
actualmente tenho mais 4 tatarugas: 2 tartarugas de orla vermelha e 2 do mississipi. estou á espera de mais uma tartaruga que me irá dar uma amiga minha que nao tem condiçoes para a ter. estas estao bem de saude e agora tb estão a querer hibernar mas acho que nao vou permitir e vou comprarum termostao.
um abraço e as melhoras para as tuas. pelo que percebi os ferimentos das tuas nao sao tao graves como as das minhas.

as melhoras.
Mário
Lady_girl
Membro Veterano

quarta nov 12, 2003 9:24 pm

Pois é...há muito tempo que eu não digo nada, mas eu durante muito tempo não tive net em casa, e não tive oportunidade de aceder noutro sítio...

A tartaruga morreu no 2º dia aqui em casa...
de manha tinha já comer, tinha a água sempre quente, mas não foi suficiente...

Bem...tentei...e não consegui...aqueles dias de frio foram arrasadores, e a tartaruga não aguentou...

Obrigada pelo apoio
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”