Tenébrio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

quarta nov 16, 2011 9:39 pm

Porque fica o tenébrio preto e... errr... morto?
O que poderá contribuir para que esteja sempre a ter de remover uma serie de "individuos" destes do meio do farelo?

Hoje vinha já moralizada para limpar a caixa do tenébrio, que etsava já com muitas "baixas".

Por estranho que pareça, apesar de estarem a morrer, andam em simultaneo a pupar como se não houvesse amanhã.

Por esse motivo, e depois de um periodo a tentar ver se as pupas eclodiam sem as separar das larvas (sem efeito porque também ficavam pretas e morriam), já me tinha também convencido a voltar a experimentar separar as pupas para outra caixa.

Eis se não quando encontro um escaravelho a meio da limpeza, já com uma caixa cheia de pupas separadas. Agr as minhas duvidas são as seguintes:

1 - É realmente preferivel separar as pupas, ou deixo tudo junto?

2 - É melhor o escaravelho ficar com as pupas ou com as larvas?

3 - Porque ficam pretas e morrem as larvas e pupas?

Merci obrigado e à bientot... :D
VeraG
Membro Veterano

quarta nov 16, 2011 9:48 pm

Dou farelo de trigo (sempre) que por vezes misturo com farelo de aveia.

De quando em vez,deixo cenoura ralada (em cima de prata ou papel para n misturar com farelo) e restinhos de quando arranjo a comida do DB (tipo os talos dos broculos ou das coves, folhas de couve,...)
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quarta nov 16, 2011 10:10 pm

Lembre-se sempre que quanto melhor for a alimentação dada ao alimento-vivo melhor este vai fazer ao Dragão ;)

Eu não separo nada. Acho que não compensa o trabalho mas cada pessoa sabe o que quer fazer... Como estao as temperaturas e assim? Tudo isso conta...
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
VeraG
Membro Veterano

quarta nov 16, 2011 10:28 pm

Tenho-os a temp ambiente (a casa é climatizada)

Obrigada
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

quinta nov 17, 2011 12:16 am

O que mais mata o tenebrio é a humidade. Têm de estar num ambiente seco. e os vegetais têm de ser molhados em pequenas quantidades para serem comidos rapidamente.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta nov 18, 2011 9:48 pm

Olá.
Eu faço criação de tenébrio à bastante tempo e nunca tive problemas.
Raramente encontro larvas mortas, o que mais vulgarmente encontro mortos são os besouros velhos.

Como substrato utilizo farelo de trigo e para esconderijo caixas de ovos.
Não separo as três fases. As larvas, as pupas e os besouros sempre estão juntos.
Como alimentação forneço cenoura, couve, sticks para melro ( à base de cereais ), feijão verde e pão. Sem dúvida é a cenoura o que os meus mais apreciam. Adoro vê-los todos agarradinhos às finas rodelas de cenoura que coloco por todo o terrário.
Dou água embebida em papel de cozinha de vez em quando, uma vez que eles retiram muita humidade dos vegetais.

Em relação às causas da morte, estas podem ser algumas causas possíveis:
- Falta de alguma humidade ( nunca exagerar, pois como disse, eles retiram muita dos vegetais ). Eles precisam de beber mas o ambiente deve-se manter seco.
- Fungos ou bactérias. Deve sempre retirar os restos de comida se não forem comidos no espaço de 1 dia, pois isso pode provocar o aparecimento de fungos ou bactérias que podem matar facil e rapidamente toda a colónia.
- Exposição exagerada ao Sol. Os tenébrios adoram sombra e esconderijos, pelo que não devem ser colocados directamente à luz solar.
- Falta de alimentação adequada. Sem uma dieta variada, o sistema imunitário dos tenébrios fica fraco e, como consequência, mais apto para apanhar doenças, etc.
- Ter um farelo de boa qualidade. Alguns lotes de farelo podem trazer muitos bichos, entre eles, alguns que podem dizimar a colónia.

Boa sorte para a sua criação.
VeraG
Membro Veterano

segunda nov 21, 2011 5:14 pm

Agradeço os conselhos que foram dando.

Entretanto já apareceu hoje mais um escaravelho. Ao longo desta semana vamos também fazer um up-grade das condições da nossa bicharada (tenébrio, grilos e baratas) vai tudo para "casas" com mais "assoalhadas" que é para poder haver maior e melhor criação... eheheh

;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”