Boa noite a todos,
Bom, então eu vim aqui hoje para expor esta minha preocupação que se tem tornado um verdadeiro pesadelo.
Eu tenho uma cadela pequenina que já vai nos seus 9 anos e que sempre esteve comigo pelo que tenho um carinho por ela que nem eu própria consigo explicar.
Desde que nasceu que ela sempre teve um nódulo externo na zona do pescoço, mas de uma tamanho imperceptível quase. O veterinário disse que nao era malígno e assim ficou até hoje. Nos últimos anos, o nódulo tem vindo a crescer e na última consulta (ontem), voltei a mencionar este assunto já que com o tamanho que tem vindo a adquirir tem se tornado incomodativo, e ela coça, aquilo sangra, enfim. A veterinária decidiu que deveria extrair-se uma vez que vai continuar a aumentar e vai tornar-se incomportável para a cadela. Além disso, também precisa de fazer uma destartarização. Tudo isto envolve anestesia geral, que é a minha grande tormenta. Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto e se já passaram pelo mesmo ou nao, porque eu estou a ficar em pânico. É que ela nunca sofreu nenhuma intervenção deste género e sofre de síncope. Quarta feira vai fazer um exame para sabermos se tem problemas de coração que influenciem nesta intervenção mas eu confesso que acho que esta intervenção só por si já ameaça a minha sanidade mental quanto mais se ela tiver problemas cardíacos. Espero as vossas opiniões.
Muito obrigada desde já,
Os melhores cumprimentos,
Beatriz
Anestesia Geral
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
É claro que todas as anestesias envolvem riscos e acidentes acontecem. Mas hoje em dia os riscos são bastante reduzidos, além de haver meios de reanimação caso as coisas não corram bem. Ainda recetemente passei por esse dilema com uma gatinha, estava com insuficiência respiratória: era um risco enorme manipulá-la sem sedação, e um risco enorme sedá-la... mas os exames eram essenciais. A anestesia foi cuidadosamente ponderada e correu tudo bem, com os exames feitos pôde começar a ser tratada da forma certa e recuperou totalmente em muito menos tempo do que o previsto.
Esclareça toda as dúvidas com a sua vet e tranquilize-se.
Vai correr tudo bem!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Duvido que a veterinária avance se ao avaliar o estado da sua cadela vir que há demasiados riscos.
Eu no inicio deste ano fiz uma destartarização ao meu cão de 12 anos, como tem sempre o valor do GPT (um dos valores para testar a função hepática) mais alto que o normal fez-se uma medicação para a anestesia (e depois para o pós-operatório). Além disso fez um electrocardiograma e descobriu-se que tem uma taquicardia sinusal (felizmente não é um problema grave) e adiou-se o procedimento umas semanas para dar tempo à medicação (que é para a vida) para normalizar a situação. Finalmente fez-se nova análise ao sangue para verificar que o GPT estava normal para poder levar com a anestesia.
No meu caso, foi-me assegurado que o procedimento só iria decorrer se o cão estivesse em condições para tal, que o coração seria monitorizado e iria ficar sobre vigilância antes (por causa da pre-medicação). E correu tudo bem, ele ainda ficou umas horas a descansar depois do procedimento e quando voltou estava mole mas recuperou rápido. E ainda está cá para as suas travessuras e bastante energético
Ninguém melhor saberá se deve ou não fazer a cirurgia que a sua veterinária, confie que ela saberá analisar o caso da sua cadela e avaliar se é ou não seguro.
Se se vier a descobrir que tem problemas cardiacos, penso que se ainda não tinha dado conta deles (devido a outros sintomas) então possivelmente serão tratáveis com medicação para a vida e certas limitações (como não fazer muito esforço p.e.).
Força, vai ver que vai correr tudo bem! As melhoras para a sua menina!
Eu no inicio deste ano fiz uma destartarização ao meu cão de 12 anos, como tem sempre o valor do GPT (um dos valores para testar a função hepática) mais alto que o normal fez-se uma medicação para a anestesia (e depois para o pós-operatório). Além disso fez um electrocardiograma e descobriu-se que tem uma taquicardia sinusal (felizmente não é um problema grave) e adiou-se o procedimento umas semanas para dar tempo à medicação (que é para a vida) para normalizar a situação. Finalmente fez-se nova análise ao sangue para verificar que o GPT estava normal para poder levar com a anestesia.
No meu caso, foi-me assegurado que o procedimento só iria decorrer se o cão estivesse em condições para tal, que o coração seria monitorizado e iria ficar sobre vigilância antes (por causa da pre-medicação). E correu tudo bem, ele ainda ficou umas horas a descansar depois do procedimento e quando voltou estava mole mas recuperou rápido. E ainda está cá para as suas travessuras e bastante energético

Ninguém melhor saberá se deve ou não fazer a cirurgia que a sua veterinária, confie que ela saberá analisar o caso da sua cadela e avaliar se é ou não seguro.
Se se vier a descobrir que tem problemas cardiacos, penso que se ainda não tinha dado conta deles (devido a outros sintomas) então possivelmente serão tratáveis com medicação para a vida e certas limitações (como não fazer muito esforço p.e.).
Força, vai ver que vai correr tudo bem! As melhoras para a sua menina!
Claro que uma anestesia implica sempre riscos. No entanto, desde que feita com rigor e cuidados, à partida não existirão problemas.
Tenho um canito que vai fazer 14 em Fevereiro, que tem um sopro cardíaco e, há dois teve de fazer uma destartarização.
Obviamente, pesaram-se os prós e contras, fizeram-se exames prévios e correu tudo lindamente.
Tinha uma outra cadelita, com 15 anos que para além de ter o sindroma de cushing também tinha um lipoma muito grande. Já se tinham feito várias citologias e acusavam sempre: LIPOMA.
Uma vez, o mesmo rebentou e, apesar de todos os problemas de saúde que ela tinha ... esteve internada para estabilizar, levou transfusões de sangue e ... tivémos mesmo de arriscar pois era inviável ela viver com o "lipoma" exposto.
Foi uma situação de tudo ou nada. Felizmente correu tudo bem ... e a Joaninha deu a volta ao assunto com uma patita às costas.
Infelizmente o tal "lipoma" que foi extraído foi para análise e ... era um linfoma.
Tenho um canito que vai fazer 14 em Fevereiro, que tem um sopro cardíaco e, há dois teve de fazer uma destartarização.
Obviamente, pesaram-se os prós e contras, fizeram-se exames prévios e correu tudo lindamente.

Tinha uma outra cadelita, com 15 anos que para além de ter o sindroma de cushing também tinha um lipoma muito grande. Já se tinham feito várias citologias e acusavam sempre: LIPOMA.
Uma vez, o mesmo rebentou e, apesar de todos os problemas de saúde que ela tinha ... esteve internada para estabilizar, levou transfusões de sangue e ... tivémos mesmo de arriscar pois era inviável ela viver com o "lipoma" exposto.

Foi uma situação de tudo ou nada. Felizmente correu tudo bem ... e a Joaninha deu a volta ao assunto com uma patita às costas.

Infelizmente o tal "lipoma" que foi extraído foi para análise e ... era um linfoma.

Muito obrigada a todos. Ela vai prosseguir com isto e veremos como corre. Só espero que corra tudo bem! Entretanto deparo-me com os preços assustadores das consultas, dos exames, das destartarizações.. enfim. O que tem de ser tem muita força e para um país que está a apertar o cinto desta maneira, apertá-lo mais um pouco por uma amiga tão fiel e querida não será determinante.
Mais uma vez, muito obrigada! E muita saúde para os vossos amigos tambÉM!
Mais uma vez, muito obrigada! E muita saúde para os vossos amigos tambÉM!