Cirurgia de esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nicky2
Membro
Registado: segunda jun 20, 2011 3:03 pm

sábado jan 07, 2012 12:23 pm

Olá, antes de mais um Feliz Ano.
Tenho uma gata, a Nicky, completou 8 meses precisamente no dia 25 de Dezembro de 2011.
Entretanto ocorreu o 1º cio :o
É muito incomodativo :!: e ela vai ser operada, gostava de saber opiniões de pessoas com experiência.
1º- Reacções com o 'Funil'
2º- Reacções à medicação
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado jan 07, 2012 2:02 pm

8 meses ??????????? você gosta de emoções fortes....

cada animal reage à sua maneira como cada pessoa reage á sua maneira a qualquer maleita que nos aflija.

medicação ??? o antibiotico injectavel é o melhor - fale com o seu vet pois dar medicação a gatos é uma seca e ainda por cima se não está habituada. é dado uma vez no pós operatorio e ...tá feito.

ao funil ??? pois... maioria faz um drama da coisa nas primeiras horas e depois...resigna-se.

mas ela deverá vir com penso - tente que lhe façam um "colete" de modo a que fique "tipo salsicha" pois evita que tentem tirar o penso e se tiram...é uma seca pois podem infectar a costura, rebentar pontos, etc.

pela experiencia que tenho de gatis....gatas em jaula são as que saram mais depressa pois tem os movimentos restringidos.
se fosse uma gata minha...faria os possiveis por arranjar uma jaula e mante-la-ia lá duram 8 / 10 dias (aí já estará fina)!

pois pode ficar chocada mas gata a solta... :roll: a gata que conheço que mais chatices deu no pós operatorio é Mª Felizmina...pois...tirou o penso ainda não tinha 12 horas de operada, rebentou 2 pontos, teve que ser agrafada de novo...e tudo isto porque a dona, a minha mãe, teve pena dela e não lhe pos o colar (coitadinha da bicha) nem a quis por em jaula (que horror) ...
um processo que deveria ter estado concluido em 10 dias...foram quase 3 semanas e varias visitas ao vet (sendo que a Mª Felizmina é intratável e tem um feitiozinho de se lhe tirar o chapeu)!
Nicky2
Membro

sábado jan 07, 2012 2:06 pm

Muito obrigado pela resposta.
Mas tenho uma duvida ... :roll: Numa jaula? :o
homeless
Membro Veterano

sábado jan 07, 2012 2:19 pm

vá à Amazon e escreva "dog crate" !
nunca foi a um gatil ???

não falo de uma transportadora falo de ...uma jaula!
Nicky2
Membro

sábado jan 07, 2012 2:21 pm

ja, mas nao pensei que fosse preciso manter o gato assim fechado :o

E não pode ser numa caixa de cartao GRANDE, com muitos 'buracos' para entrar luz e eu possa colocar la a caixa de areia e da comida e agua ?
homeless
Membro Veterano

sábado jan 07, 2012 2:28 pm

tem uma divisão onde a possa isolar ??? um quarto ??
o pior é que a diaba vai tentar saltar...
se tiver um quarto pequeno sem mobilia...ou uma casa de banho....

a caixa de cartão...se ela tem "personalidade" não dura muito...e acho um bocado chata ela estar sem luz natural!

a ideia da jaula é ela mover-se o minimo possivel.
imagine que foi operada à barriga...o que lhe diz o medico ??? pois...gata não entende portugues ....
Nicky2
Membro

sábado jan 07, 2012 2:49 pm

tenho a lavandria, mas tem maquina de lavar e secar :|

nao tenho nada sem mobilia...

tranportadora nao da :?

uma caixa de cartão ampla
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado jan 07, 2012 3:01 pm

homeless Escreveu:8 meses ??????????? você gosta de emoções fortes.... )!
por ?
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

sábado jan 07, 2012 5:47 pm

Olá :D , as minhas duas pequenas foram operadas antes do Natal e vieram para casa sem funil, sem penso e tive que lhes dar a medicação durante 7 dias e correu tudo 5*, estav com bastante receio de vierem se funil e sem penso mas elas surpreenderam-me e nem sequer tentaram mexer na sutura..nos 1ª dia do PO só não comiam tão bem como o costume mas após 2 dias estavam super bem nem parecia que tinham sido operadas...mas foi o caso das minhas sei de casos que não é bem assim e daí o meu receio..mas acho que cada caso é um caso e deve ver como a sua gatinha reage depois da cirurgia, pois além da dor deve estar enjoada da anestesia.. veja como elea se comporta e fale com o vet sobre qualquer dúvida que surja e boa sorte para a pequena.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado jan 07, 2012 7:09 pm

Não acho necessário fechar as gatas no pós operatório - o funil limita-lhes suficientemente a acção para não fazerem demasiadas asneiras.
O meu vet não faz penso, é apologista das suturas ao ar, o que facilita muito, acho detestável os pensos e fatinhos. O funil é chato, mas só um gato dos que me passou pelas mãos se viu mesmo atrapalhado com ele, mas porque era meio atabalhoado. Mas lá se ajeitava.
Nicky2
Membro

sábado jan 07, 2012 7:10 pm

Bingley Escreveu:Não acho necessário fechar as gatas no pós operatório - o funil limita-lhes suficientemente a acção para não fazerem demasiadas asneiras.
O meu vet não faz penso, é apologista das suturas ao ar, o que facilita muito, acho detestável os pensos e fatinhos. O funil é chato, mas só um gato dos que me passou pelas mãos se viu mesmo atrapalhado com ele, mas porque era meio atabalhoado. Mas lá se ajeitava.
tambem achei muito estranho fechar o gato :|
homeless
Membro Veterano

sábado jan 07, 2012 7:32 pm

Nicky2, poderá achar estranho "fechar o gato", gata no caso, pois com os machos é tudo muito mais fácil, mas, o que lhe tentei transmitir foi que o animal deverá estar o mais quieto possivel!
se acha que a gata ficará quieta ...optimo!
a Mª Felizmina não ficou e sei a seca porque passei a seguir! que aliás lhe relato mas...a gata é sua!
por mim..... 8)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jan 07, 2012 8:22 pm

Credo, Homeless, já fiz muitos pós-operatórios a gatas esterilizadas e nunca fechei nenhuma numa jaula. :o E «emoções fortes» por esterilizar uma gata aos 8 meses porquê? É mais ou menos a idade em que se exactamente se aconselha esta intervenção.

Nicky2, aconselhe-se com o seu veterinário. Os cuidados a ter dependem do tipo de costura. Ele também lhe dirá a medicação aconselhável, também de acordo com a dificuldade que tiver em dá-la à sua gatinha. Dos vários gatos que tenho e que tenho dado em adopção, só há uma que não consigo medicar em casa.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

domingo jan 08, 2012 3:18 pm

Credo mas que exagero homeless :o
Eu tirei 8 dias de ferias para tomar conta da Suri quando foi esterilizada. Não sabia qual ia ser a reação dela e confesso que sou dona galinha.

A Suri teve uma optima reação a anestesia, não vomitou no caminho de casa, nem se urinou (o Jimmy fez ambos qd foi castrado).
Veio com colar ao pescoço e com penso na barriguita para proteger os pontos. A adaptação ao funil nos primeiros 10m não foi boa, mas como ainda vem atordoada da anestesia, acaba por se deitar e dormir sem stresses.
Tínhamos cuidado para não a deixar saltar ou correr e ficar o mais calma e sossegada possível.

Veio a tomar antibiótico em xarope, dado a seringa, acho que é a melhor forma de lhes administrar medicação.

Suri no dia a seguir a cirurgia

Imagem

Passado 4 dias já andava aos pinotes, sinal que não tinha dores.

Imagem
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo jan 08, 2012 3:25 pm

Há dias em que não me importava nada de ter uma jaula para os meus :evil: :wink:
Sónia
Responder

Voltar para “Gatos”