Maria não gosta da Mel

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quarta jan 18, 2012 10:35 am

Apesar de ser nova neste fórum, há muito que partilho de algumas das vossas histórias e situações, e hoje pela primeira vez sinto necessidade de pedir apoio de quem já tenha passado pela mesma situação, ou de quem tenha mais experiência.
Tirei a Mel da rua no dia 22 de Dezembro, já há alguns meses que a alimentava, mas como tinha uma filhota, a Fôfinha, que foi muito difícil de apanhar, não quis apanhar a mãe, sem primeiro apanhar a filha, e porque o quarto onde os posso ter, estava ocupado pelos 3 pretinhos. Mas o que me trás aqui, é o facto da minha Maria não aceitar a Mel, nos primeiros dias em que ela saiu do quarto, tentava cheirá-la, bufáva-lhe, mas não passava disso,agora já por várias vezes que a tenta atacar mesmo, da ultima vez, ficou com as garras penduradas nos cortinados, que por sinal são grossos, e a outra coitadinha lá por trás toda encolhida. Eu estava no quarto, mandei um berro à Maria e ela fugiu logo, mas não posso ter o mínimo de descuido e entretanto a Mel passa os dias fechada no quarto sózinha. As outras também não gostam dela, aliás neste momento nenhuma se dá com nenhuma, mas toleram-se e apenas se ouvem umas bufadelas de vez em quando. A Maria nunca teve esta atitude com nenhuma das outras, para mim são ciumes, embora eu tenha o cuidado de lhe dar muitos miminhos. Não sei o que fazer, já me estava a habituar à ideia de ficar com a Mel, que eu pensava que estava grávida e afinal está é gordinha mesmo, mas já não sei muito bem como fazer com as 2 meninas :cry: :cry: :cry:
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta jan 19, 2012 4:40 am

As fêmeas não esterilizadas podem ser bem mais territoriais que os machos... Já passou quase 1 mês, já se deviam pelo menos tolerar, digo eu... Se calhar a melhor opção era mesmo passar pela esterilização, para evitar estes comportamentos tão territoriais...

Entretanto mantenha-lhes as unhas bem aparadinhas, assim, caso se peguem, pelo menos não se magoam! Quando sociabilizei os meus gatos, deixei-os soltos pela casa, quando eu estava presente... Apenas os deixava separados quando saía de casa, para que eles se fossem habituando à presença um do outro.

Eles aproximavam-se como queriam, e também ameaçavam com sapatadas e bufavam imenso... Mas ao seu próprio ritmo foram-se aproximando e agora são inseparáveis! Mas estamos a falar de uma fêmea e um macho, ambos esterilizados, e não sei se poderá ser diferente por isso mesmo...

Tanto posso estar a dizer disparates, como não, com certeza que existem aqui pessoas com maior experiência em sociabilizar gatos do que eu! De qualquer modo, desejo-lhe boa sorte! :)
Alexpat
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 10:33 am

A Maria está esterilizada, a Mel é que ainda não, e não é apenas uma questão de umas bufadelas, ela investe mesmo direito à Mel, o que tem valido é que quando percebo mando-lhe um berro e ela reage. Ontem deixei-a sair do quarto sob a minha vigilância, e assim que a Maria percebeu foi logo direito a ela que só teve tempo de se esconder debaixo de um móvel, onde permaneceu o tempo todo. Talvez esteja a ser demasiado proteccionista, mas a Maria é uma gatona bem encorpada e tenho medo que se magoem a sério. Vou aproveitar o fim de semana para estar mais com elas, para ver se começa a correr melhor, não queria ter de colocar a Mel para adopção, arranjei bons donos para todos os outros, mas já começa a ser dificil, ainda por cima para uma gata adulta, embora seja lindona. A Maria não é nada territorial, mas é muito ligada a mim e talvez sejam os ciúmes que a façam reagir assim...
kohzai
Membro Júnior
Registado: sábado jan 14, 2012 9:15 am

quinta jan 19, 2012 10:49 am

Alexpat Escreveu:A Maria está esterilizada, a Mel é que ainda não, e não é apenas uma questão de umas bufadelas, ela investe mesmo direito à Mel, o que tem valido é que quando percebo mando-lhe um berro e ela reage. Ontem deixei-a sair do quarto sob a minha vigilância, e assim que a Maria percebeu foi logo direito a ela que só teve tempo de se esconder debaixo de um móvel, onde permaneceu o tempo todo. Talvez esteja a ser demasiado proteccionista, mas a Maria é uma gatona bem encorpada e tenho medo que se magoem a sério. Vou aproveitar o fim de semana para estar mais com elas, para ver se começa a correr melhor, não queria ter de colocar a Mel para adopção, arranjei bons donos para todos os outros, mas já começa a ser dificil, ainda por cima para uma gata adulta, embora seja lindona. A Maria não é nada territorial, mas é muito ligada a mim e talvez sejam os ciúmes que a façam reagir assim...
Eu estou na mesma situação, já me quiseram dar outra gatinha além da que tenho, e devido a presença dela com outros gatos ser agressiva(bufadelas e rosnar muito forte), e leva-me a pensar que se tiver outra companhia para a princesa que o ciume dela faça mal a uma possivel nova habitante. E eu não queria passar por uma coisa dessas.
Pelo que li até agora acerca disso é ter um borrifador de agua(isto na minha não adianta ela gosta de água), e tentar dar menos atenção ao novo gatinho e mais ao de sua casa, foram ideias de outros utilizadores com posts anteriores.
Veja os posts desde a ultima pagina e vá abrindo casos parecidos com o seu para tentar compreender.

Espero que a situação deles melhore.
Alexpat
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 12:28 pm

Eu já li alguns dos outros posts anteriores, mas não queria assustar muito a minha Maria que já é assustada por natureza. Como já referi, ela é mais chegada a mim, e passa os dias deitada na minha cama, se sente alguém estranho, enfia-se debaixo da cama e ninguém a consegue ver.
Quanto à situação da Kohzai, não desistia de ter outro, cada caso é um caso, e quando se trata de um gatinho com um gato adulto a coisa é mais fácil, e aí já falo por experiência própria, que já tive lá alguns e as coisas correram bem. Tenho também o caso de uma colega que ficou com a filha da Mel, a Fôfinha (que já era bem crescidinha), e que já tinha uma gata muito dominante e mázinha e que estão as 2 completamente adaptadas, e isto há pouco mais de um mês, e a outra até se tornou mais dócil, ela também estava com muito receio, mas foi na condição de que se a coisa não corresse bem ela regressava. São sempre uma caixinha de surpresas estes nossos amiguinhos :) [/b]
kohzai
Membro Júnior
Registado: sábado jan 14, 2012 9:15 am

quinta jan 19, 2012 10:30 pm

Alexpat Escreveu:Eu já li alguns dos outros posts anteriores, mas não queria assustar muito a minha Maria que já é assustada por natureza. Como já referi, ela é mais chegada a mim, e passa os dias deitada na minha cama, se sente alguém estranho, enfia-se debaixo da cama e ninguém a consegue ver.
Quanto à situação da Kohzai, não desistia de ter outro, cada caso é um caso, e quando se trata de um gatinho com um gato adulto a coisa é mais fácil, e aí já falo por experiência própria, que já tive lá alguns e as coisas correram bem. Tenho também o caso de uma colega que ficou com a filha da Mel, a Fôfinha (que já era bem crescidinha), e que já tinha uma gata muito dominante e mázinha e que estão as 2 completamente adaptadas, e isto há pouco mais de um mês, e a outra até se tornou mais dócil, ela também estava com muito receio, mas foi na condição de que se a coisa não corresse bem ela regressava. São sempre uma caixinha de surpresas estes nossos amiguinhos :) [/b]
Para já vou deixa-la andar mais um pouco, talvez ate ao verao para ver como as coisas correm.
De momento também vou andar com alterações alimentícias, e se conseguir habituar a princesa já é um bom caminho.
Obrigado pela dica.
Responder

Voltar para “Gatos”