Como emagrecer uma gata?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

domingo fev 05, 2012 2:39 pm

Olá a todos.

Gostaria de partilhar com vocês a historia da minha gata, a Lory, e pedir opiniões para a fazer emagrecer.

A minha gata já chegou até mim com quase 7kg, e eu sempre lhe dei a “Purin One” para gatas esterilizados à excepção de alguns meses em que lhe dei a comida de veterinário a “Hill’s r/d” mas que não vi grandes resultados, pois na verdade fui mal orientada pela veterinária, devia ter-lhe dado menos quantidade de ração.
Como não gostei muito dessa veterinária mudei para outro consultório, onde fui orientada para continuar com a Purina mas reduzir a quantidade que lhe dava, o que fiz apesar de doer muito por ela estar sempre a miar. A verdade e que não resultou, pelo contrario ela engorda, sei que por vezes tentávamos a compensar com um pouco mais de comida ou com um paté, e por outro lado ela é muito preguiçosa e passa muito tempo a dormir.

Como não via resultados liguei para este ultimo consultório e o veterinário me indicou a comida “Hill’s w/d” que estou a começar introduzir hoje. Por isso agora é só mesmo a quantidade indicada para quando se pretende que o animal perca peso, um paté da mesma marca muito de vez em quando (reduzindo a quantidade de comida seca) e exercício físico.

Agora o meu problema e que ela não é muito adepta de exercício físico, se cansa facilmente. Por isso vos peço aqui dicas para ela correr, fazer exercícios, sei lá qualquer coisa que a faça correr que nem uma doida.
Já experimentei o raio laser com a ponta vermelha (apesar de eu achar que isso não é muito bom porque o laser eles nunca o conseguem apanhar) que me falaram que eles correm que nem doidos, mas a minha nem se levanta do lugar, simplesmente ignora a luz poderá ser da cor? Já pensei a levar a rua mas tenho medo do que ela possa comer, há pessoas na zona que não de animais e colocam comida com veneno.

Obrigada e fico a aguardar dicas para ela fazer exercícios.

Obrigada.
Inkas
:?
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo fev 05, 2012 4:35 pm

:o posso emprestar-lhe um dos meus malucos para animar a sua...andam sempre aos saltos!

um bola de papel de prata (daquele da cozinha) amarrado a um cordel e a outra ponta ao seu tornozelo - vai saltar quando anda!
lá em casa é sessão de "vamos caçar"! 8)

que idade tem a gata ? quando mais velhos são menos agitados são (alguns nem por isso !)
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo fev 05, 2012 4:42 pm

Inkas Escreveu: . A verdade e que não resultou, pelo contrario ela engorda, sei que por vezes tentávamos a compensar com um pouco mais de comida ou com um paté, e por outro lado ela é muito preguiçosa e passa muito tempo a dormir. :?
A resposta foi escrita por si mesma acima.A dieta funciona se a seguir..se em vez disso dá mais comida a culpa não é da dieta ou do vet..é sua

Ou segue a dieta ou fica queita.
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 5:59 pm

Não me entendeu.

Eu não disse que a Culpa era do Vet., quando eu disse que lhe dava mais foi recentemente quando reduzi a quantidade de Purina, por vezes dava umas gramas mais, mas isso não era regra, ou seja não fazia isso diariamente.

É muito complicado manter um gato com 8 kilos todos os dias a comer cerca de 40 gramas por dia. Existia dias que o nosso coração não resiste, sobretudo se ela está meses assim e em vez de emagrecer engorda.

Quando dei a de veterinário apenas dei a de veterinário e apenas disse que quando me aconselharam não me disseram que devia dar para o peso ideal e não o peso dela.

Tb me disse o veternario que sem exercício não resulta.

Eu sei que a culpa tb é nossa aqui de casa e isso vai acabar, apenas a de dieta.

Por isso pedia de dicas para exercícios.

Obrigada
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo fev 05, 2012 6:06 pm

Olá,
Está a dar a raçao de dieta certo?
Dá-lhe a dose diária toda de uma vez ou dividida por varias vezes?
Quanto ao exercício:
Atirar bolas de papel
Brincar com fitas
Fazê-la subir e descer escadas

Mas por vezes os gatos nao reagem a nada disto :(
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Praziquantel
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 6:09 pm

Inkas Escreveu:

É muito complicado manter um gato com 8 kilos todos os dias a comer cerca de 40 gramas por dia. Existia dias que o nosso coração não resiste, da
O dela é que deixará de aguentar.Não peça dicas aqui, siga uma dieta indicada por um veterinario á risca.

Quem corra tudo bem
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 6:11 pm

Estou a lhe dar a Hillis w/d, comecei hoje.
Já lhe dava repartido em pelo menos duas vezes, às vezes três.
A minha dúvida é se será melhor repartir por mais vezes?
Brinco com bolas, bonecos, fitas …..
Estou a combinar aqui em casa fazer exercícios diariamente.
Subir descer escadas estou a pensar leva-la aqui para a escadas do prédio, só ainda não arranjei coleira para o tamanho dela.
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 6:20 pm

Caro Praziquantel Obrigada pelos seus conselhos. Eu vou seguir à risca a dieta do vet, embora doa muito tem que ser. Apenas pensava que este tb seria um espaço de pode partilhar as nossa emoções, receios, medos. Porque não me diga que é fácil passar o dia a ouvir o gato a miar a pedir comida, porque se souber um meio de o coração não doer me diga. Pensei que seria tb um espaço para pedir conselhos. Se estou enganada digam, que de imediato paro de fazer perguntas.
maraya
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 6:22 pm

Inkas Escreveu:Estou a lhe dar a Hillis w/d, comecei hoje.
Já lhe dava repartido em pelo menos duas vezes, às vezes três.
A minha dúvida é se será melhor repartir por mais vezes?
Brinco com bolas, bonecos, fitas …..
Estou a combinar aqui em casa fazer exercícios diariamente.
Subir descer escadas estou a pensar leva-la aqui para a escadas do prédio, só ainda não arranjei coleira para o tamanho dela.
Eu tentaria dar dividido pelo máximo que pudesse. Pelo menos nos caes obesos tenho a ideia que se deve repartir por 4 vezes em vez das 2 normais, mas pergunte ao vet :wink:

Uma ideia seria dividir em 3 por exemplo e fazer assim:
1ª dose pela manhã antes de sair de casa e dividida por dois (ou mais) comedores, o mais afastados possível um do outro, para a obrigar a andar.
2ª dose - se nao pode passar por casa a meio do dia, arranjar uma bola dispensadora de comida (tipo os kongs para cao) e deixar a 2ª dose lá dentro. Assim obriga a gata a brincar com a bola para a comida sair
3ª dose - á noite, fazer o mesmo que a 1ª

Atenção que isto foi uma ideia que me surgiu agora. Antes de fazer alguma coisa fale com o seu vet!
Última edição por maraya em domingo fev 05, 2012 6:31 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 6:29 pm

Obrigada Maraya.
Os meus pais estão em casa, e a minha mãe pode dividir as refeições por dia, a minha ideia era dividir por 4 refeições.
E ver se ela brinca com ela, o problema e que ela não tem muita mobilidade, mas a ver o que se consegue.
Mas para a semana vou ligar ao vet a perguntar quantas vezes dividir.
Mas a ideia da boa e capaz de ser gira, pode ser que assim ela corra atrás da boa.
Tive pena que o laser não resultar, seria o mais fácil para a minha mãe.
Muito obrigada
Praziquantel
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 6:34 pm

Eu dei-lhe um conselho, de forma desapaixonada pensando que estava a lidar com uma pessoa adulta.Parto do principio que seja e que não tenha de andar a pedir desculpa por dizer a verdade. Se a gata está assim será porque nas suas prórpias palavras, não cumpriram a dieta.

Uma gata com esse peso pode ter problemas de diabetes, cardíacos e necessita de acompanhamento veterinário.Incluso a dieta mal feita é entendida por um animal como castigo pois não tentende porque o deixavam comer e de repente parou de ter as quantidades a que estava habituado..se isso é duro para um humano racional obeso, imagine para um animal irracional...Não precisa, de que leigos, por mais boa vontade que tenham, o façam no lugar de um profissional.

Pensei que teria a maturidade para ouvir o mesmo dito de forma directa e correcta. mas se o que quer é conselhos de leigos e palmadinhas nas costas e começar a ser agressiva para quem não lhos dá, diga que me calo já.

Inkas Escreveu:Caro Praziquantel Obrigada pelos seus conselhos. Eu vou seguir à risca a dieta do vet, embora doa muito tem que ser. Apenas pensava que este tb seria um espaço de pode partilhar as nossa emoções, receios, medos. Porque não me diga que é fácil passar o dia a ouvir o gato a miar a pedir comida, porque se souber um meio de o coração não doer me diga. Pensei que seria tb um espaço para pedir conselhos. Se estou enganada digam, que de imediato paro de fazer perguntas.
maraya
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 6:37 pm

Inkas Escreveu:Obrigada Maraya.
Os meus pais estão em casa, e a minha mãe pode dividir as refeições por dia, a minha ideia era dividir por 4 refeições.
E ver se ela brinca com ela, o problema e que ela não tem muita mobilidade, mas a ver o que se consegue.
Mas para a semana vou ligar ao vet a perguntar quantas vezes dividir.
Mas a ideia da boa e capaz de ser gira, pode ser que assim ela corra atrás da boa.
Tive pena que o laser não resultar, seria o mais fácil para a minha mãe.
Muito obrigada
Dividir por 4 vezes tambem me parece boa ideia. :)
A parte mais complicada é mesmo a do exercício, daí a ideia de dividir cada dose por alguns comedores e afasta-los uns dos outros para ela andar e tambem a ideia da bola.
A bola que falo, não sei se já viu alguma mas são umas que servem para meter comida ou goluseimas lá dentro e o gato tem de andar ás voltas com ela para a comida sair.

Boa sorte :)
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 6:48 pm

Peço desculpa se reagi mal.
E agradeço que as pessoas sejam directas. E uma qualidade que aprecio e agradeço.
Sei que em parte a culpa é nossa. Mas a parir de agora vai ser só a dieta indicada pelo vet.
Todos esses problemas que disse que o peso trazem são o meu maior receio porque ela é nova.
Muitas pessoas me dizem que os gatos se querem e gordo eu discordo com isso totalmente.
Eu vou seguir à risca a dieta do vet. E desta vez já sei que tenho que dar para o peso ideal.
Obrigada pelos seus comentários, e agradeço ser directo.
Sou uma pessoa adulta por isso me preocupo com ela.
Realmente peço desculpa, porque é sempre deficil adimitir que erramos.
Não quero aqui me livrar de culpas, mas precisamente o contrario e por isso pedi dicas de excercicios.
Por isso proponho que recomecemos. Ok?
Obrigada
Inkas
Membro

domingo fev 05, 2012 6:54 pm

eu acho que sei o que sao, acho que uma vez vi na supermecado como oberta de uma gama qq. vou passar no vet e perguntar.
Obrigada.
Ja atei a bola ao tronozelo, correu um pouco mas desistiu logo lol
maraya
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 7:01 pm

Inkas Escreveu:Peço desculpa se reagi mal.
E agradeço que as pessoas sejam directas. E uma qualidade que aprecio e agradeço.
Sei que em parte a culpa é nossa. Mas a parir de agora vai ser só a dieta indicada pelo vet.
Todos esses problemas que disse que o peso trazem são o meu maior receio porque ela é nova.
Muitas pessoas me dizem que os gatos se querem e gordo eu discordo com isso totalmente.
Eu vou seguir à risca a dieta do vet. E desta vez já sei que tenho que dar para o peso ideal.
Obrigada pelos seus comentários, e agradeço ser directo.
Sou uma pessoa adulta por isso me preocupo com ela.
Realmente peço desculpa, porque é sempre deficil adimitir que erramos.
Não quero aqui me livrar de culpas, mas precisamente o contrario e por isso pedi dicas de excercicios.
Por isso proponho que recomecemos. Ok?
Obrigada
E faz muito bem em seguir exclusivamente o que o vet diz.

Os conselhos que aqui receber devem ser discutidos com o vet antes de seresm aplicados.

Não sei se já tinha consultado, mas o site da Hills tem algumas dicas: http://www.hillspet.com/weight-manageme ... rcise.html

http://www.hillspet.com/weight-manageme ... ideos.html
Responder

Voltar para “Gatos”