Criadores de ratz || :!: Megacolon

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

sexta fev 24, 2012 4:59 pm

Boas, gostava de saber de alguns criadores de ratz (de confiança e que saibam o que estam a fazer) na zona de Lisboa. Já li algures neste forum que existem muitos criadoes em Lisboa, mas não encontro nenhum e deduzo que haja aqui pessoal que conheça por experiencia propria algum(a) criador(a) porreiro :)

Vou ficar à espera de resposta, gostava muito de arranjar uma fêmea para fazer companhia à minha Luna.

Agora, outro assunto menos agradavel... Tenho a Luna à duas semanas (faz hoje duas semanas) e noto que ela é muito pequena e leve (47 gramas - pesada hoje)... O homem da loja - Ilha Exótica - disse-me que as ratazanas tinham entre 1.5 a 2 meses, mas acho complicado uma ratazana de 8 semanas pesar apenas 47g (acho que ela deve ter aí umas 6 semanas). Dito isto, e como notei que ela está com uma barriguita redondinha, suspeito que tenha megacólon... O meu grande problema é que nunca tive uma ratazana antes, de modo que não consigo avaliar como deve ser se a ratazana está bem ou não.

Se alguem me pudesse ajudar nisto ficava mesmo mesmo muito agradecida...
Telmo24
Registado: sexta fev 24, 2012 10:53 am

sexta fev 24, 2012 5:14 pm

Filipa_lpg Escreveu:Boas, gostava de saber de alguns criadores de ratz (de confiança e que saibam o que estam a fazer) na zona de Lisboa. Já li algures neste forum que existem muitos criadoes em Lisboa, mas não encontro nenhum e deduzo que haja aqui pessoal que conheça por experiencia propria algum(a) criador(a) porreiro :)

Vou ficar à espera de resposta, gostava muito de arranjar uma fêmea para fazer companhia à minha Luna.

Agora, outro assunto menos agradavel... Tenho a Luna à duas semanas (faz hoje duas semanas) e noto que ela é muito pequena e leve (47 gramas - pesada hoje)... O homem da loja - Ilha Exótica - disse-me que as ratazanas tinham entre 1.5 a 2 meses, mas acho complicado uma ratazana de 8 semanas pesar apenas 47g (acho que ela deve ter aí umas 6 semanas). Dito isto, e como notei que ela está com uma barriguita redondinha, suspeito que tenha megacólon... O meu grande problema é que nunca tive uma ratazana antes, de modo que não consigo avaliar como deve ser se a ratazana está bem ou não.

Pergunta a marianamar (membra do fórum) se está à espera de crias para venda ou não
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta fev 24, 2012 5:18 pm

Filipa_lpg Escreveu:Boas, gostava de saber de alguns criadores de ratz (de confiança e que saibam o que estam a fazer) na zona de Lisboa. Já li algures neste forum que existem muitos criadoes em Lisboa, mas não encontro nenhum e deduzo que haja aqui pessoal que conheça por experiencia propria algum(a) criador(a) porreiro :)

E esse seu diagnóstico baseia-se em quê?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta fev 24, 2012 9:56 pm

aqui 6 semanas é o mesmo que dizer 1 mês e meio, mas aí o fuso horario deve ser diferente
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta fev 24, 2012 10:29 pm

É altamente improvável que a pequena tenha megacólon.

Um ratz bebé nasce com mais ou menos 6 gramas... uma fêmea adulta pesa aproximadamente 300gr, um macho pesa aprox. 400gr... podendo chegar a mais. Mas no meio disso tudo, haverá uma idade em que as 47gr são possíveis e certas :D

Alguém perguntou se eu ia ter alguma ninhada... vou sim. O pai da ninhada será um ratzo vindo da Ilha Exótica ;)
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta fev 24, 2012 11:04 pm

maria com ta o gajo? enorme? os machos têm saido grandes bestas :twisted:
marianamar
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 11:47 pm

Não está enorme mas está lindo, e já te digo que é o rato mais esperto que tive até hoje, tive de pôr fechaduras nas portas da gaiola porque o danadinho aprendeu a abri-las! :o
Filipa_lpg
Membro
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:

sábado fev 25, 2012 3:42 pm

entretanto falei com o senhor da loja e disse-me que o peso não está muito mal e o tamanho deve estar certo, mas que depois pesava as que ainda tinha da mesma ninhada e me dizia alguma coisa :P

Agora, a Luna está doente e está a ficar cada vez pior, não sei o que posso fazer por ela... deixo aqui um vídeo de à umas horas atrás: http://dl.dropbox.com/u/25112660/video- ... -32-16.mp4

Fui ao veterinario à uma semana e na altura deu-me uma receita de antibiótico (porque o bicho andava aos espirros e tinha bastante porfirina no nariz e olhos) mas disse-me para só dar se ela ficasse pior e para falar com ele antes, porque poderia ser da serradura (que entretanto tirei e deixei só numa litter box, o fundo da gaiola está com flanela). Ontem notei que ela estava com mais dificuldade em respirar e hoje notei que para alem disso tambem está desidratada. Tentei dar-lhe agua mas só bebeu umas gotas nos meus dedos. Entretanto tambem comecei o antibiotico porque o veterinário não me atende... Não sei o que possa fazer mais pelo bicho... há alguma maneira mais eficaz de a hidratar? Posso dar-lhe qualquer coisa tipo Aquarium?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado fev 25, 2012 4:31 pm

da-lhe vegetais!
as minhas adoram milho doce e contem muita agua, da tmb tomate. Sao dos vegetais que têm mais agua.
compra cats best universal, pode ser que se dê melhr com isso e mete-a num sitio onde nao faça corrente de ar.
Ca para mim ela esta num sitio onde faça corrente de ar.
Ja agora, m sei de que genero é a caminha dela mas aconselho daquelas afuniladas para estarem todas tapadinhas. podes usar a manga de uma camisola velha.

As melhoras para a luna

Ps. ja vi que cama tens e eu optava por uma suspensa, acho que é melhor para ela nao estar a dormir tao próxima do sitio onde faz xixi, assim nao leva com os vapores de ureia que a urina tem...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado fev 25, 2012 4:55 pm

Tente falar a todo o custo com o vet pois só ele pode ajudá-la.

Para hidratar, talvez possa dar-lhe água com a ajuda de uma seringa (sem agulha). Atenção, não sei se este método pode ser usado em ratz. Em chins, com os devidos cuidados, pode seguir-se este método mas em ratz não sei (alguém pode dizer-lhe algo sobre isso).

Insista com o vet. Se ele não atender, exponha o que está a acontecer a outro vet com urgência.

É uma situação grave, pelo que descreve. Cada hora que passa agrava o problema...
marianamar
Membro Veterano

sábado fev 25, 2012 8:56 pm

Parece estar mesmo mal... eu assumia como situação de emergência e levava ao um novo vet... o que a atendeu era "geral" ou de exóticos? Em que zona se encontra?

Barriga inxada... é na zona do estômago ou mais abaixo, sobre a bexiga? A pequenina pode estar com uma infecção urinária. Para a forçar a hidratar-se vá dando água com uma seringa sem agulha... Mas eu ia pedia segunda opinião a um veterinário... pra ontem!

Boa sorte :(
Vá dando notícias por favor!
Filipa_lpg
Membro
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:

domingo fev 26, 2012 1:12 pm

de momento estou em Viseu mas vou hoje para Lisboa. O vet foi o Rui Patrício, veterinário de exóticos no veterinário Vasco da Gama (no Parque das Nações)

Se souber de mais algum vet de exóticos que seja bom com ratz, preferencialmente na zona de Lisboa ficava muito agradecida... Tenho as melhores referências deste veterinário (o Rui Patrício) mas o facto é que é especializado em répteis e aves e não em mamíferos...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo fev 26, 2012 2:30 pm

Do que tenho visto, o dr. Rui Patrício é um dos melhores vets de exóticos a nível nacional, incluindo mamíferos exóticos. Se é ele que a está a acompanhar tente falar com ele.

Em Viseu não há grande escolha de vets exóticos (há um ou outro habilidoso mas...). Como vai fazer a viagem Viseu-Lisboa com a ratz assim? Está melhor? Mantenha-a confortável e fale com o vet, com urgência (ligue para a clínica onde ele agora trabalha e peça que o ponham em contacto consigo).
Última edição por chinchilavis em domingo fev 26, 2012 4:15 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano

domingo fev 26, 2012 3:52 pm

Ainda só ouvi boas referências sobre o dr. Rui Patrício.

Se a viagem for feita em horas de calor, deixa uma garrafinha com água no congelador umas horas. Tira-a no momento de seguir viagem, embrulha bem num pano espesso e coloca na transportadora. Vai ajudar a manter o animal fresco. Não é provável que ele queira beber durante a viagem, mas um pedaço de fruta rica em água pode ajudar a mante-la hidratada, um tomate por exemplo.
Filipa_lpg
Membro
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:

segunda fev 27, 2012 12:04 pm

Boas,
Ontem antes da viagem falei com o veterinario que me disse que fiz bem em começar o antibiótico e para fazer tambem um colírio nos olhos e narinas (se conseguir...) da Luna... Disse também que achava melhor esperar parar ver se o antibiotico começava a fazer efeito antes de a levar ao veterinario, portanto vou la com ela na 4ª ou 5ª se nao piorar entretanto... Ontem à noite ficou toda contence de chegar a casa, ao pulinhos e guinchinhos lol e comeu 3/4 de uva preta... Esta manhã parecia um pouco aflita mas depois do antibiotico melhorou e nao esta a fazer barulhos por agora. Já comeu uma pevide e ja a vi ratar o 1/4 de uva que restou, também ja andou a passear e a trepar pela gaiola, mas continua sem ir à agua... Fiquei com medo que fosse do bebedouro e portanto comprei outro, tem agora dois bebedouros e uma taça com agua :P
Pronto, acho que agora é esperar para ver...

Ja agora, vou tirar a serradura e experimentar a areira que disseram aqui, pode ser que ela se dê melhor e que nao haja tanta serradura espalhada pela gaiola de manha? Obrigada por todas as respostas :)

(Editado pela moderação - referência a medicamentos)
Atenção que questões relacionadas com veterinários devem ser discutidos com os profissionais da área.
Responder

Voltar para “Exóticos”