Olá a todos!
É só para dizer que já comprei o meu esquilo siberiano e adoro-o.
Está numa gaiola com 1,10 m de altura, 30 cm de largura e 60 cm de comprimento. Não fabricavam maior e, comparando com a gaiola em que o esquilo estava na loja ( que não devia ter mais de 30 cm de cada lado ) agora está muito bem.
A gaiola tem dois ninhos de periquitos para esconderijo, dois patamares ( um tem o comedouro e o bebedouro ), uma roda e bastantes galhos e brinquedos.
Tem também litter no fundo ( rolinhos de madeira prensados ) e feno.
Como as portas da gaiola vão ser abertas e fechadas bastantes vezes, vão ganhando folga e achei melhor adquirir dois cadeados pequeninos ( um para cada porta ), uma vez que sei que estes felpudinhos são peritos em fugas.
O que posso dizer sobre o esquilito ? É um macho, muito bonito, morde bem ( quando o tirei da caixa de cartão de transporte, pumba que já levaste

) e, por enquanto, ainda não sai muito do chão da gaiola ( veio ontem à tarde ), excepto quando o vi comer e beber de noite.
Mas como é a primeira vez que tenho um animal destes, é normal que surjam algumas dúvidas, apesar da muita pesquisa que já fiz, por isso, aqui vão elas e agradeço alguma ajuda:
- Na loja, davam aos esquilos comida para papagaios ( que trazia uma quantidade absurda de sementes de girassol ). Acabei por trazê-la para fazer uma transição gradual para a ração Chip Nature da Versele Laga ( que de momento, não tinham ). Como achei a comida para papagaios horrível, adicionei um pouco da ração da minha hamster siberiana ( Mini Hamster Nature da Versele Laga ) enquanto não vem a Chip Nature. Fiz bem ?
- Notei que o esquilo esteve mais activo de noite. Eles são animais nocturnos ou sentiu-se apenas mais seguro no escuro, uma vez que ainda está estranho ?
- Para os galhos, usei galhos secos que encontrei na rua ( acho que são de sabugueiro, mas não tenho a certeza ). Fervi-os e sequei-os. Mas também encontrei galhos de figueira ainda verdes e também trouxe, porém não pus, porque me disseram que deita cheiro. Acham que a madeira da figueira possa ser prejudicial ?
- Na loja, os esquilos estavam habituados a beber água num bebedouro aberto. Como o habituo-o a beber por um bebedouro de sifão ?
Por enquanto, é só. Infelizmente, não posso colocar fotos de momento. Mas ele é lindo

.
Obrigado a todos desde já.