Gaiola para Esquilo Siberiano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta mar 15, 2012 7:26 pm

Olá a todos!

Pretendo que me informem de umas coisitas:

Uma gaiola com 40 cm de comprimento, 40 cm de largura e 1 m de altura é suficiente para um esquilo ?

Os galhos podem ser apanhados na rua já secos e depois lavados em água corrente para retirar as impurezas maiores e fervidos ( com água ) ? Este tratamento é suficiente ?

Obrigado a todos :wink: .
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

sexta mar 16, 2012 8:58 pm

Olá,

1 metro de altura já é porreiro mas a largura podia ser maior.

Estes animais são muito enérgicos e saltam que é uma loucura! Por isso, a gaiola deve ser o maior possível e eles devem ser soltos com regularidade para ginasticar.
Provavelmente já sabe isto mas aproveito para dizer... os esquilos siberianos devem ser soltos num local relativamente vazio e sem esconderijos inacessíveis. Apanhá-los pode ser uma tarefa muito complicada, não só porque são inacreditavelmente rápidos mas também porque se enfiam em qualquer buraco (moldam-se a qualquer esconderijo por mais pequeno que seja). E, por fim, ainda se arrisca a levar uma dentadinha amorosa, com suminho e tudo :lol:
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta mar 16, 2012 9:20 pm

eu tenho na ideia que so devem ser soltos da gaiola quando estiverem abituados aos donos, porque se é para andar a correr atras deles para os voltar a meter na gaiola, só vao fazer com que o animal stresse bastante
Gubaidulina
Membro

sexta mar 16, 2012 9:43 pm

=) Sim, o ideal será estarem habituados à presença dos donos.
Mas, se nunca se habituarem - e isto acontece muitas vezes com estes animais, mesmo quando adquiridos jovens - devem ser soltos à mesma para ginasticarem. Daí ser importante saírem num espaço "fácil" e livre de tralhas.
Em princípio, eles próprios voltam à gaiola para dormir se tiverem lá os seus panos quentinhos. A minha fêmea, a Lulu, armazena tudo o que encontra e depois leva para a gaiola, por exemplo.
Por acaso os meus, com jeitinho, trepam pela manga da camisola e dirigem-se até à porta da gaiola. Mas já aconteceu eles enfiarem-se atrás do único pequeno móvel que havia na varanda (e ainda hoje eu não sei como é que eles se enfiaram num sítio tão pequeno - daí o alerta) e resolveram que aquilo era uma boa toca. Conclusão... eles não queriam sair dali e eu não queria que eles passassem a noite soltos sem vigilância. Tive mesmo de os "forçar" a sair.

Enfim... em relação a estes felpudinhos há muita coisa a dizer. Não me quis estender muito sobre algo que não tivesse a ver com o tópico (gaiola).
Nitara
Membro Veterano

sábado mar 17, 2012 10:28 am

Obrigado pelas dicas :wink: .

Qualquer coisa que queiram acrescentar sobre estes lindos animais, estejam à vontade, quanto mais souber melhor.

Infelizmente, a gaiola que posso ter não pode ser muito maior, mas vou ver se consigo aumentar um pouco a largura :wink: .

Uma coisa que eu não gostei foi que, quando fui ver gaiolas para o esquilo, perguntei ao vendedor se tinha uma com as medidas que referi, ao que ele me responde: '' Credo! Para quê uma gaiola tão grande ? Temos aqui estas com 40 cm de altura, 38 cm de largura e 45 cm de comprimento, são perfeitas, já vem com roda e tudo! ''
Mas onde é que já se viu meter um animal que trepa e salta constantemente e é muito energético numa gaiola assim ? :evil:
Cada vez fico mais espantada com a falta de conhecimento dos vendedores e com a falta de preocupação destes para com os animais ...

Mais uma vez, obrigado e sintam-se livres para comentar sobre qualquer coisa acerca deste felpudinho :wink: .
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

terça mar 20, 2012 11:09 am

Se fosse eu, provavelmente teria mandado fazer uma gaiola +- com 1.5/2m altura por 1.5m largura por 60/80cm com canos no interior.

Os canos devem ter +- a largura do corpo do esquilo, para desta forma eles obterem um maior equilíbrio quando passearem.

Quanto aos ninhos, o que li ninhos de periquito é suficiente. Convém ter mais que um para seleccionar onde vai dormir e onde vai armazenar a sua alimentação.

Claro que assim daria uma vida mais perfeita ao seu esquilo.

Agora cabe a si ver o que pode fazer para melhorar o mais possível a vida do seu amiguinho.

Cump
Nitara
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 9:32 am

Olá a todos!
É só para dizer que já comprei o meu esquilo siberiano e adoro-o.

Está numa gaiola com 1,10 m de altura, 30 cm de largura e 60 cm de comprimento. Não fabricavam maior e, comparando com a gaiola em que o esquilo estava na loja ( que não devia ter mais de 30 cm de cada lado ) agora está muito bem.

A gaiola tem dois ninhos de periquitos para esconderijo, dois patamares ( um tem o comedouro e o bebedouro ), uma roda e bastantes galhos e brinquedos.

Tem também litter no fundo ( rolinhos de madeira prensados ) e feno.

Como as portas da gaiola vão ser abertas e fechadas bastantes vezes, vão ganhando folga e achei melhor adquirir dois cadeados pequeninos ( um para cada porta ), uma vez que sei que estes felpudinhos são peritos em fugas.

O que posso dizer sobre o esquilito ? É um macho, muito bonito, morde bem ( quando o tirei da caixa de cartão de transporte, pumba que já levaste :D ) e, por enquanto, ainda não sai muito do chão da gaiola ( veio ontem à tarde ), excepto quando o vi comer e beber de noite.

Mas como é a primeira vez que tenho um animal destes, é normal que surjam algumas dúvidas, apesar da muita pesquisa que já fiz, por isso, aqui vão elas e agradeço alguma ajuda:

- Na loja, davam aos esquilos comida para papagaios ( que trazia uma quantidade absurda de sementes de girassol ). Acabei por trazê-la para fazer uma transição gradual para a ração Chip Nature da Versele Laga ( que de momento, não tinham ). Como achei a comida para papagaios horrível, adicionei um pouco da ração da minha hamster siberiana ( Mini Hamster Nature da Versele Laga ) enquanto não vem a Chip Nature. Fiz bem ?

- Notei que o esquilo esteve mais activo de noite. Eles são animais nocturnos ou sentiu-se apenas mais seguro no escuro, uma vez que ainda está estranho ?

- Para os galhos, usei galhos secos que encontrei na rua ( acho que são de sabugueiro, mas não tenho a certeza ). Fervi-os e sequei-os. Mas também encontrei galhos de figueira ainda verdes e também trouxe, porém não pus, porque me disseram que deita cheiro. Acham que a madeira da figueira possa ser prejudicial ?

- Na loja, os esquilos estavam habituados a beber água num bebedouro aberto. Como o habituo-o a beber por um bebedouro de sifão ?

Por enquanto, é só. Infelizmente, não posso colocar fotos de momento. Mas ele é lindo :wink: .
Obrigado a todos desde já.
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

terça mar 27, 2012 9:44 am

desculpa isto não fazer bem parte do teu post :? mas...

Para limpar as impurezas fervendo é por exemplo uma panela com água a ferver e mandar (por exemplo) um bocado de tronco de pinho lá para dentro? :s

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Gubaidulina
Membro

terça mar 27, 2012 10:22 am

[/quote]Olá a todos!
É só para dizer que já comprei o meu esquilo siberiano e adoro-o.

Está numa gaiola com 1,10 m de altura, 30 cm de largura e 60 cm de comprimento. Não fabricavam maior e, comparando com a gaiola em que o esquilo estava na loja ( que não devia ter mais de 30 cm de cada lado ) agora está muito bem.

A gaiola tem dois ninhos de periquitos para esconderijo, dois patamares ( um tem o comedouro e o bebedouro ), uma roda e bastantes galhos e brinquedos.

Tem também litter no fundo ( rolinhos de madeira prensados ) e feno.

Como as portas da gaiola vão ser abertas e fechadas bastantes vezes, vão ganhando folga e achei melhor adquirir dois cadeados pequeninos ( um para cada porta ), uma vez que sei que estes felpudinhos são peritos em fugas.

O que posso dizer sobre o esquilito ? É um macho, muito bonito, morde bem ( quando o tirei da caixa de cartão de transporte, pumba que já levaste ) e, por enquanto, ainda não sai muito do chão da gaiola ( veio ontem à tarde ), excepto quando o vi comer e beber de noite.

Mas como é a primeira vez que tenho um animal destes, é normal que surjam algumas dúvidas, apesar da muita pesquisa que já fiz, por isso, aqui vão elas e agradeço alguma ajuda:

- Na loja, davam aos esquilos comida para papagaios ( que trazia uma quantidade absurda de sementes de girassol ). Acabei por trazê-la para fazer uma transição gradual para a ração Chip Nature da Versele Laga ( que de momento, não tinham ). Como achei a comida para papagaios horrível, adicionei um pouco da ração da minha hamster siberiana ( Mini Hamster Nature da Versele Laga ) enquanto não vem a Chip Nature. Fiz bem ?

- Notei que o esquilo esteve mais activo de noite. Eles são animais nocturnos ou sentiu-se apenas mais seguro no escuro, uma vez que ainda está estranho ?

- Para os galhos, usei galhos secos que encontrei na rua ( acho que são de sabugueiro, mas não tenho a certeza ). Fervi-os e sequei-os. Mas também encontrei galhos de figueira ainda verdes e também trouxe, porém não pus, porque me disseram que deita cheiro. Acham que a madeira da figueira possa ser prejudicial ?

- Na loja, os esquilos estavam habituados a beber água num bebedouro aberto. Como o habituo-o a beber por um bebedouro de sifão ?

Por enquanto, é só. Infelizmente, não posso colocar fotos de momento. Mas ele é lindo .
Obrigado a todos desde já.

Olá,

ehe, quem olha para eles não imagina o que a mordida pode doer. Tenho um casal e o Speedy não morde (a única vez que mordeu foi muito devagar e nem doeu) mas a Lulu... bem... ela é uma "esfomeada" por isso vai aos dedos e tudo, desde que lhe cheire a comida. Já fiquei com os dedos a latejar durante dias. A dor é extraordinariamente aguda e forte.

O litter é uma boa ideia porque eles são muito limpinhos. Tendencialmente separam a cama+comida do WC. Eles até podem não escolher o litter mas normalmente têm um cantinho onde fazem as necessidades.

Sim, são mestres da fuga =) viva os cadeados.

Em relação às dúvidas:
- Eu, pessoalmente, acho que fizeste bem com a comida. Os meus também eram alimentados com comida de papagaio que está completamente cheia de sementes de girassol (gordura até mais não), bocados de milho e pouco mais. Também fiz a transição para comida de esquilo com a comida do meu hamster e eles adaptaram-se muito bem.

- Olha, eles são diurnos. Como trouxe os meus durante o Inverno eles passavam o dia escondidos no fundo da gaiola ou na casinha que coloquei no 2º patamar. Dei-lhes um paninho para eles se aquecerem e eles passavam dia e noite lá. Só saíam para comer. Agora que está a ficar calor passam o dia cá fora. Só vadiagem!
Não te preocupes, ele só deve estar assustado. São muito desconfiados. Sempre que entrares em contacto com ele leva comida. Talvez ele não coma nos primeiros tempos mas vai acabar por ceder e ir à tua mão.

- Quanto aos galhos não posso ajudar.

- Quanto ao bebedouro... tive exactamente a mesma dúvida mas troquei directamente e não houve problemas. Eles são extremamente perspicazes. Se houver comida e água na gaiola eles vão encontrar e aprendem logo a usar. De qualquer modo, alguns bebedouros de bolinha têm níveis ou medidas que podes ir controlando para saber se ele tem bebido ou não.

Queria dar-te mais umas dicas em relação à comida. Eles gostam muito de vegetais e frutas, o que é bom para eles na dose certa.
Não dês citrinos e evita frutas muito aquadas (tipo melancia) mas de resto, é sempre um bom suplemento. Experimenta maçã, eles pelam-se :lol:
Mesmo que não comam contigo presente (nas primeiras semanas), assim que te virem pelas costas vão lá buscar o petisco. Quando voltares só terás a casca.

Bom, espero ter sido útil. E prepara-te porque habituá-los a ti pode ser uma tarefa que exige MUITA paciência mas não desanimes.
Só para partilhar... eu já estava a desesperar a pensar que eles nunca viriam ter comigo mas lá fui persistindo até que um dia (depois de muitos infinitos dias), após os habituais intermináveis minutos quieta com comida na mão e sempre a falar calmamente (para se habituarem à minha voz), ela lá se decidiu e veio por iniciativa própria comer a bolacha maria que eu tinha na mão (dar bolacha maria com muita muita moderação). Foi uma vitória e tanto porque depois disso passou a vir sempre comer à mão. Quando aparecia junto à gaiola ela esticava logo o pescoço a pensar que era comida
:lol:

Qualquer coisa, continua a postar. E!!! Aguardo fotos, quando for possível.
Gubaidulina
Membro

terça mar 27, 2012 10:23 am

Que bom... troquei a citação com o meu próprio texto. Desculpem lá! Isto de ser naba é o que dá...
Nitara
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 1:58 pm

Muito obrigado pela sua ajuda Gubaidulina, esclareceu a maior parte das minhas dúvidas :wink: . Gostava ainda de ajuda em relação aos galhos da parte de quem sabe.

Ele agora está todo enfiado no comedouro. Está mesmo assustado, olha cá para fora e depois ... lá para dentro outra vez :lol: .

Vou dando notícias.
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

terça mar 27, 2012 2:42 pm

Todas os galhos vindos de árvores de fruto não são prejudiciais. Basta ferver durante um bocado, secar, lavar bem.
Nitara
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 6:20 pm

Obrigado pela dica dare.

Tenho notícias, o Yoshiro ( é o nome dele :wink: ) já saiu de dentro do comedouro e começou a explorar o patamar. Assim que me cheguei perto, ele voltou para dentro do comedouro, pois é normal ainda ter receio. Mas já é um progresso!
Floop
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

terça mar 27, 2012 7:14 pm

Nitara Escreveu:Obrigado pela dica dare.

Tenho not�cias, o Yoshiro ( � o nome dele :wink: ) j� saiu de dentro do comedouro e come�ou a explorar o patamar. Assim que me cheguei perto, ele voltou para dentro do comedouro, pois � normal ainda ter receio. Mas j� � um progresso!
Agora só faltam fotos :oops: ...
ele ainda tem medo, deve ser dificil não.?

Também estou a pensar comprar um esquilo destes...
Existe alguma gaiola já "feita" adequada Às necessidades deste esquilo? (desculpa Nitara, é para não abrir um novo tópico...)
Já agora, quem tiver/puder, podia colocar umas fotos das gaiolas para eu ter mais ou menos uma ideia? Agradeço muito.

Boa sorte com o teu Yoshiro!

:)
Nitara
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 8:41 pm

Não há problema Floop e obrigado pelo apoio.

Mas respondendo à sua questão, a gaiola que eu comprei apenas trazia a roda, um bebedouro e um comedouro.
Tive de ser eu a comprar os esconderijos ( dois ninhos para periquitos de tamanho diferente ), a fazer os patamares e a colocar os galhos e os brinquedos.

Acredito que hajam gaiolas já prontas, é uma questão de procurar.

O Yoshiro está a dormir neste momento :wink: .
Responder

Voltar para “Exóticos”