Ajuda terrario
Moderador: mcerqueira
Olá, a todos. Adquiri uma iguana recentemente e venho a ca com as seguintes duvidas: O que me sugerem pra por como substrato? Tenho umas ideias, mas em questao de facilidade em limpeza, segurança com a saude da iguana e beleza, o que me recomendam? Outra pergunta, creio que a mais importante é: Sou de Pernambuco, nordeste do Brasil e como habito um lugar, relativamente quente, carece me saber da necessidade de lampadas de aquecimento e se necessarias, quais tamanhos utilizar. As dimensoes do terrario são:(comprimento x largura x altura) 86x47x115, assim que puder escanneo o projeto do lar da bichana. Pra finalizar, uma ultima pergunta importante: Ja li que as lampadas uvb podem ser substituidas por banhos de sol diarios, embora eu ache que sejam estressantes, tanto para mim, quanto para o bicho, qual o tempo suficiente para uma boa formação ossea do animal?
Ps: A bichana tem cerca de 25cm de comprimento, da cabeça ate a ponta da calda.
Grato, desde ja. (:
Ps: A bichana tem cerca de 25cm de comprimento, da cabeça ate a ponta da calda.
Grato, desde ja. (:
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Elas costumam ter tendencia a provar tudo o que lhes caiba na boca, logo substratos soltos podem ser perigosos porque que pode causar obstrução, posso-lhe dizer que a minha ate pontas de cigarro do cinzeiro, se eu deixasse ela comia quando anda solta, tambem gosta de puxar os cordões dos sapatos, só não vao porque os sapatos estão agarrados aos cordoes, sei de uma que engoliu um fio de prata com um crucifixo e teve de ser operada para lho retirar, por isso o melhor é uma superficie lavavel, tipo tapete de borracha, tendo dois vai mudando. As lampadas de UVB precisam de estar ligadas entre 12 a 14 horas diarias. Quanto ao aquecimento, elas precisam de um ponto do terrario onde tenham uma temperatura de pelo menos 30º onde relaxam e fazem a digestão mas para isso uma lampada spot normal, a apontar para um ramo alto e largo onde ela se sinta segura faz esse trabalho.
Veja nesta foto estão objectos retirados em cirurgias e autopsias do estomago de iguanas
Veja nesta foto estão objectos retirados em cirurgias e autopsias do estomago de iguanas

Outra coisa importante, a iguana chegou sabado, quando passou o dia alegre, mas o domingo e ate a data, ela passa deitada e com os olhos fechados, ainda nao a vi a comer o mamão e a flor de hibisco que pus, nem a beber agua, devo me preocupar?
-
- Membro Veterano
É natural que ela nos primeiros dias esteja stressada com a mudança de ambiente e se realmente não tem um ponto a pelo menos 30º no terrario pode ter o metabolismo baixo e daí a mover-se pouco.
Fruta não deve ser o alimento base, mas sim apenas uma pequena percentagem, e flor de hibiscus pode fazer parte da salada, mas tambem nao é o principal...deves dar uma salada variada de varias folhas verdes (exceptuando a alface) tudo picadinho para melhor lhe caber na boca.
Vê nessa tabela os alimentos que deves dar misturados na salada todos os dias variando(STAPLE), ou os que deves dar, mas apenas se misturados com outros vegetais (STAPLE GREEN WHEN MIXED WITH OTHER GREENS), os que podes dar ocasionalmente (OCCASIONAL), e os que não deves dar nunca ou dar apenas raramente (RARELY OR NEVER)
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
O mamão pode ser dado só um pouco por cima picadinho para dar cor e tornar mais atrativa a salada.

Fruta não deve ser o alimento base, mas sim apenas uma pequena percentagem, e flor de hibiscus pode fazer parte da salada, mas tambem nao é o principal...deves dar uma salada variada de varias folhas verdes (exceptuando a alface) tudo picadinho para melhor lhe caber na boca.
Vê nessa tabela os alimentos que deves dar misturados na salada todos os dias variando(STAPLE), ou os que deves dar, mas apenas se misturados com outros vegetais (STAPLE GREEN WHEN MIXED WITH OTHER GREENS), os que podes dar ocasionalmente (OCCASIONAL), e os que não deves dar nunca ou dar apenas raramente (RARELY OR NEVER)
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
O mamão pode ser dado só um pouco por cima picadinho para dar cor e tornar mais atrativa a salada.

Hm, entendo, como ja tinha lido um pouco, pus cenoura logo apos postar no topico, mas nao sabia que tinha de ser uma das bases, vejo que cortando em cubos ela nao consegue por na boca, o jeito vai ser ralar, junto com ralados de macaxeira(cassava) e batata doce, evitarei também o mamão, presumo que como possui efeito laxante nos humanos, deve ocorrer dessa maneira também nelas, estou certo no que digo?
Muito obrigado pela ajuda, qualquer coisa, retornarei.
Muito obrigado pela ajuda, qualquer coisa, retornarei.
-
- Membro Veterano
Eu não disse que não deves dar, disse que apenas fruta é em pequenas quantidades (Frutos10% ou menos)...vê essa tabela e lê o link da importancia e quantidades de cada um 
http://www.greenigsociety.org/feedingigs.htm

http://www.greenigsociety.org/feedingigs.htm

Ah, entendi, perdao pela confusão, como voce serve cebola aos animais? achei uma boa pedida, ja que é facil de encontrar, ao contrario de alfafa e mostarda por exemplo. Em geral, exceto as folhas, todos os alimentos devem ser cozidos?
-
- Membro Veterano
Tudo o que diz, STAPLE deve ser cru, como encontrariam na natureza...o que diz ocasional ou nunca não dê.
Quanto á cebola, não vi em nenhuma das tabelas como alimento, eu nunca dei, e o que está nas tabelas é tanta variedade que se for rodando por tudo nao precisa mais nada, não vale a pena complicar.
Quanto á cebola, não vi em nenhuma das tabelas como alimento, eu nunca dei, e o que está nas tabelas é tanta variedade que se for rodando por tudo nao precisa mais nada, não vale a pena complicar.
Última edição por Bondage2010 em segunda mar 19, 2012 9:36 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Eu nunca dei...mas desse quadro, dou ás vezes, cenoura, zucchini e pimentão e muitas vezes abobora e isso dou ralado ou cortado em tiras finas.Agrecc Escreveu:na segunda tabela, na parte de ''other vegetables'', abaixo de alfalfa: ''onion''
Perdao o incomodo e a ignorancia, mas que tipos de lampadas voces me recomendam usar, se possivel citem exemplos, moro no nordeste do brasil, local de clima tropical e quente, alias, de onde se originam as iguanas, mas dentro de casa e dentro de um terrario, o controle é diferente, entao, qual seria o aquecimento ideal, novamente, peço referencias dos modelos e das marcas que voces usam para suas iguanas. (:
Grato, desde já
Grato, desde já
Olá,espero que estejas a gostar da tua nova aquisição.Tenta ver se existem estas lampadas aí.Lampada UVB 5.o Repti Glo da marca Exo Terra(para a estrutura ossea) e para o spot,da marca Trixie, Reptiland Neodymium basking spot-lamp,existe em vários watts,tente o de 50w se achares que fica muito quente(tens algum indicador de temperatura e de humidade?fica mais fácil de ver se está tudo ok)coloca uma mais baixa,existe de 35w(utilizo essa no verão).Força com a tua iguana.
-
- Membro Veterano
Para o hot-spot qualquer lampada de spot serve, ou seja qualquer de filamentos que emita calor, numa grande superficie custam menos de 3€ não precisa de ser de marca para repteis, porque não tem qualquer diferença das outras.

Para UVB é que necessita de ser especial para repteis tubular ou compactade pelo menos 5.0

Para UVB é que necessita de ser especial para repteis tubular ou compactade pelo menos 5.0

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
como o bond, escreveu, qualquer lampada de filamentos que emita calor serve perfeitamente.
Parabens Xanolili, é a primeira vez que coloca um post, a ajudar um user, e nao fala das suas iguanas, e como elas sao e etc....
.
Continua, parabens !
cumps
Parabens Xanolili, é a primeira vez que coloca um post, a ajudar um user, e nao fala das suas iguanas, e como elas sao e etc....

Continua, parabens !
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>