Gato em Cio?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
blinke
Registado: segunda mar 19, 2012 5:54 pm

segunda mar 19, 2012 6:28 pm

Olá.

Já acompanho este fórum há muito tempo e já me ajudou inclusive quando o meu gato esteve um pouco doente.

A minha história é a seguinte:
Tenho 1 casalinho em casa, ele com 4 anos, ela com quase 2 anos.

Originalmente tinha apenas o gato macho. Este por estar muito tempo sozinho em casa adquiriu um comportamento estranho: comer plástico.
O gato devorava tudo o que era plástico, desde sacos, etc.. Isto levou mais tarde a uma liposide hepática... tivemos de sujeitar o gato a uma cirurgia para remover os plásticos do estômago pois estavam a tratar de lhe destruir o fígado.
Foi nesta altura em que o gato estava um pouco em baixo que decidimos arranjar uma companhia para ele.
Assim apareceu a gatinha :)

A primeira coisa que fizemos foi castrar a bichana para não haver problemas, gatinhos no mundo sem dono é o que mais há..

Passaram bastantes meses desde que estão juntos, dando-se sempre muito bem, no entanto desde o inicio de Fevereiro que ele está a ter comportamentos de gato em cio..
Anda sempre a correr atrás da gata, urina em vários sítios da casa, etc..
As vezes a urina são apenas umas gotas, outras vezes é um pouco mais..

Já o fez em vários sítios, cortinas, casacos, mochilas.. enfim começa a tornar-se chato.. no entanto ele também o faz na areia dele, o que acho estranho.

Gostava de saber assim como seria a melhor forma de tratar desta situação.
Sei que me vão dizer para o castrar, mas queria evitar devido aos problemas anteriores que ele teve (este comportamento não se manifestou até este Fevereiro).. daí estar sem ideias..

A vossa ajuda será agradecida,
Cumprimentos :)
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

segunda mar 19, 2012 6:56 pm

Um macho não estando castrado, seria estranho que não marcasse território..
A única solução é mesmo castrar.
Corrijam-me se estiver errada.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda mar 19, 2012 8:02 pm

blinke Escreveu:Olá.

Já acompanho este fórum há muito tempo e já me ajudou inclusive quando o meu gato esteve um pouco doente.

A minha história é a seguinte:
Tenho 1 casalinho em casa, ele com 4 anos, ela com quase 2 anos.

Originalmente tinha apenas o gato macho. Este por estar muito tempo sozinho em casa adquiriu um comportamento estranho: comer plástico.
O gato devorava tudo o que era plástico, desde sacos, etc.. Isto levou mais tarde a uma liposide hepática... tivemos de sujeitar o gato a uma cirurgia para remover os plásticos do estômago pois estavam a tratar de lhe destruir o fígado.
Foi nesta altura em que o gato estava um pouco em baixo que decidimos arranjar uma companhia para ele.
Assim apareceu a gatinha :)

A primeira coisa que fizemos foi castrar a bichana para não haver problemas, gatinhos no mundo sem dono é o que mais há..

Passaram bastantes meses desde que estão juntos, dando-se sempre muito bem, no entanto desde o inicio de Fevereiro que ele está a ter comportamentos de gato em cio..
Anda sempre a correr atrás da gata, urina em vários sítios da casa, etc..
As vezes a urina são apenas umas gotas, outras vezes é um pouco mais..

Já o fez em vários sítios, cortinas, casacos, mochilas.. enfim começa a tornar-se chato.. no entanto ele também o faz na areia dele, o que acho estranho.

Gostava de saber assim como seria a melhor forma de tratar desta situação.
Sei que me vão dizer para o castrar, mas queria evitar devido aos problemas anteriores que ele teve (este comportamento não se manifestou até este Fevereiro).. daí estar sem ideias..

A vossa ajuda será agradecida,
Cumprimentos :)
O que diz o vet sobre este problema?
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda mar 19, 2012 8:32 pm

Olá!

Blinke, os gatos não têm cio... só as gatas. Mas os machos marcam território com urina para atrair as fêmeas em cio e assim poderem acasalar... é o que o seu gatinho está a fazer!

A única solução é mesmo castrar o gato. evitará assim que esse problema continue.. não têm nada a ver com a companhia da gata, têm a ver sim com a maturidade do animal e os seus instintos mais básicos.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 19, 2012 11:11 pm

... certo, mas tem a ver com a presença da gata sim que despoletou o comportamento que mais tarde ou mais cedo iria acontecer. Os gatos inteiros que não marcam território são uma raridade. Tem mesmo de o castrar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta mar 22, 2012 12:00 pm

Ele até pode sentir o cheiro de gatas com cio na rua e dar-lhe para marcar territorio, para além da miadeira infernal que tb costumam fazer.
rothoveyihu
Registado: sexta mar 23, 2012 9:33 am

sexta mar 23, 2012 9:35 am

� o que o seu gatinho est� a fazer! Imagem
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça mar 27, 2012 11:47 pm

Ena.... O meu gato mais velho, come/roí todo o tipo de plástico. Eu já estava preocupada, agora fiquei mais!!!

Vou estar mais alerta.
Em relação ao resto, estou com um problema invertido. HAHA Tenho os gatos castrados a montar na minha gatinha que está a ter o 1º cio. LOL Não tem graça nenhum.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

sexta abr 06, 2012 4:36 pm

o meu gato só nao marca territótio.. nao sei se será por ainda so ter 9 meses mas mia como se o matassem e isto mais quando esta à janela. e para o proximo mês com 9 meses e a uretra completamente desenvolvida vai ser castrado hihi se já é um pachá vai ficar pior .. boa sorte para o seu felino
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sexta abr 06, 2012 11:19 pm

Eu tratei do assunto antes que estas coisas começassem a acontecer. Tinha um medo que me pelava que ele fosse capaz de saltar da varanda para ir ter com as meninas...
Mesmo assim, passei pela mesma situação da Catarina1. E, realmente, não tem piada nenhuma :x
Responder

Voltar para “Gatos”