Adoção de gato - fungo...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quarta abr 11, 2012 9:02 pm

Olá!

Bom, o motivo que me traz aqui é o facto de já me ter deslocado a uma associação para escolher o gato que quero adoptar.

Só que estou com um problema e gostaria de ouvir os vossos conselhos.

A gatinha que quero adoptar tem pouco mais de 3 meses, e foi deixada nesta associação com poucas semanas. Esteve doente com um fungo e teve aquelas "peladas" características na pele que são, como sabem, de difícil tratamento. Actualmente está tratada, vacinada, desparasitada e disponível para adopção.

O meu problema, é que já passei por vários maus bocados com os meus cães, todos recolhidos por mim próprio da rua e que tiveram também peladas, crostas ou o que lhe queiram chamar, e cujo tratamento foi longo, dispendioso, e massacrante para todos eles pois foram muitos os internamentos.

Agora estou de pé atrás, se adopto ou não esta gatinha pois estou rendido à sua vivacidade.
Parece estar completamente bem de saúde e é isso que eles me dizem. Mas se o fungo volta, duvido que assumam as despesas... São obrigados a tal?

Se já passaram pelo mesmo sabem se este problema dos fungos é capaz de voltar?

Agradeço qualquer conselho que me possam dar...
obrigado ;)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta abr 11, 2012 9:12 pm

se duvida daquilo que lhe dizem....fale com um vet.
porque haveria o fungo de ser reincidente ??
que fungo teve a gata ???? sarna ?
tenho um gato que teve sarna e depois de tratado tá fino - já lá vão 3 anos e picos.
homeless
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:19 pm

já agora...ao adpotar um animal com menos de 6 meses os testes de FIV e FELV ainda não foram feitos.
tenciona devolver o animal se se vier a verificar que é portador de um desses virus ?
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:20 pm

Não é duvidar, é desconfiar...

2 dos meus 3 cães tiveram um problema com um fungo. Não se sabia se era sarna se era outra coisa... Tive de trocar 3 vezes de vet.

O meu problema é que a gata teve um fungo que não sarna (a senhora das adoções não me sabia dizer qual era mas sarna não. é uma questão de amanhã perguntar.), e tenho medo que volte, tal como aconteceu nos meus 2 cães...

E não sei se esse fungo voltasse, a associação se responsabilizaria... e se é possível/provável nesta questão dos fungos ele voltar a aparecer.
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:22 pm

Mas não duvido do que dizem... mas depois das minhas experiências, é um bocado complicado acreditar que não volta.

A gatinha foi seguida por vets, não acredito que eles permitissem a adoção sem estar 100% curada. Mas...
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:22 pm

Por que razão o haveria de devolver?
homeless
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:23 pm

está falar de sarna ?
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:27 pm

Em qual das 2 situações?

Esta gata que quero não teve sarna, teve um fungo.

Os meus cães, não se soube o que eles tinham. Troquei 3 vezes de vet e uns disseram que era sarna e outros que era um fungo. E a doença voltou. Só quando mudei para o terceiro é que eles ficaram curados depois de algumas injeções e tratamentos. Mas só fazendo a raspagem se saberia o que era (isso também só me disseram no 3º vet).
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:29 pm

Depois de ter a gata e de criar laços com ela nunca a devolveria ;).

Mesmo que tivesse sarna, bola para a frente com os tratamentos.

Se tiver uma doença em que tenha de receber tratamento até ao final da vida dela, então vamos a isso.

Mas enquanto não tenho qualquer relação com ela, quero adotar um animal saudável.
homeless
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:30 pm

a sarna é um fungo - daí a minha pergunta.
é fácilmente apanhada por gatos, altamente contagiosa e facil de tratar e diagnosticar em gatos.

se não foi sarna o vet que a tratou deverá ter diagnosticado que fungo era.
fale com o seu vet, ou faça pesquisas on-line sobre esse tipo de fungo.
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:33 pm

Falarei directamente com o vet que a tratou para saber qual o fungo.

Mas sendo fungo, sarna não é, pelo que me disse a responsável das adoções, mas amanhã terei oportunidade de confirmar.

Os fungos têm tendência a reincidir?
homeless
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:37 pm

nem desconfio...
o unico que tive o "prazer" de tratar foi o da sarna...até hoje não recidiu embora haja quem defenda que poderá recidir em "casos de stress"!
não sei de todo se isso é verdade - tenho gatos pouco streessados! 8)
e, trouxe um gato com sarna para casa, fiz tratamento ao portador e prevenção aos outros e nunca mais ninguem teve nada.
isto foi em ...Julho ?! Agosto ?! de 2008.
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 9:40 pm

Acredite que me deixa mas descansado ;)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta abr 11, 2012 9:47 pm

A sarna é causada por um ácaro, não um fungo.
Deve ser tinha.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta abr 11, 2012 11:29 pm

sasquatch Escreveu:A sarna é causada por um ácaro, não um fungo.
Deve ser tinha.
FMoniz vinha precisamente dizer-lhe isso, a gatinha teria tinha possivelmente;eu há algum tempo recolhi uma gatuxa em pessima situação pulgas tantas como pelos e alem disso as peladinhas após tosquiada,tratada e feita analise deu tinha, foi tratada com medicação pois vinha de sitio muito duvidoso isolada em casa dos outros depois de sair do hospital durante cerca de 20 dias, foi tomando banhitos com Nizor.l

Passaram 2 anos e meio e nada mais houve.

boa sorte para a sua pequena :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”