Voltar a juntar 2 gatas após esterilização e outros azares

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jellybean
Registado: domingo abr 15, 2012 3:28 pm

terça abr 17, 2012 2:53 pm

Boa tarde!
Antes de mais desculpem o testamento :) Sou nova aqui no fórum apesar de já o ter consultado algumas vezes quando precisei de esclarecer algumas dúvidas. Porém, desta vez, estou mesmo perdida! Tenho 2 gatinhas uma com quase 2 anos e outra com quase 1 aninho. Quando a pequenita veio cá para casa, com cerca de 2 meses, a aproximação entre as duas foi feita de forma gradual e ao fim de 2 semanas já eram as melhores amigas. A gata mais velha mostrou muita curiosidade e nunca tentou fazer mal à pequenita que se mostrava mais assustada. E assim passaram vários meses (9 meses) e tudo corria bem por aqui. Contudo desde a semana passada as coisa mudaram um pouco e por isso vejo pedir a vossa opinião.

Há uma semana atrás estava a brincar com a mais velha quando esta deu um pulo e começou a andar em "marcha atrás". Passado uns segundos reparei que não punha uma das patas traseiras no chão. Fui logo com ela ao vet e ele não detectou nada partido e portanto esteve a tomar anti-inflamatórios até à passada 6ª feira. Entretanto na 5ª feira a mais novita foi esterilizada. Na 6ª fui busca-la e levei também a mais velha para reavaliar a situação da patinha pois não havia melhoras. Sendo assim ficou combinado ir lá no sábado fazer um raio-x para ver realmente o que se passava. Quando cheguei a casa na sexta, coloquei a mais nova (a que fora esterilizada) num quarto e só passado um bocado é q a deixei ir ver a mana mais velha. A reacção da mais velha não foi a melhor, bufou, ficou assustada e manteve-se no sofá o resto de 6ª feira e sábado até a ir levar ao vet. Já estava à espera desta reacção pois a gatita mais velha tem pavor ao vet e como a pequenita vinha com cheiro de lá, sabia que iria haver alguma estranheza inicial, contudo ficou mesmo assustada e nem comeu nem foi à areia.. simplesmente recusou-se a sair do sofá. Entretanto, como a pequenita precisava de descanço metia num quarto à parte.

No sábado tive então que a levar a mais velha ao vet para o raio-x. Como é uma gata que fica extremamente stressada quando está lá, teve que ser sedada para conseguirem fazer o exame. Quando a fui buscar ao fim da tarde o diagnóstico foi luxação da rótula (vai ter q ir a cirurgia :( ) e tive que ser eu a ir busca-la à box e meta-la na transportadora porque estava completamente stressada e agressiva. Nunca a tinha visto assim.. foi para casa a rosnar.. estava mesmo zangada. Mais uma vez foi para o sofá e recusou-se a sair de lá até domingo à noite. Entretanto tentei reaproximar as duas gatitas mas a mais velha começou a reagir de forma mais agressiva à pequenita, tentando mesmo ataca-la e fixando-a como um olhar como nunca tinha visto.... Como a pequenita precisa de descansar continuo a mante-la separada num quarto à parte.. mas parte-me o coração. A pequenita anda mesmo triste e não percebe porque está ali fechada e porque é q a gata mais velha anda a rejeita-la. Perante esta situação tenho feito tudo como quando a trouxe pela primeira vez, troco mantas entre elas, deixo-as cheirarem-se através da porta fechada, mas a reacção da mais velha não melhora. Tenho noção e espero que seja por causa do cheiro da pequenita. Está com um penso e com um body e até eu noto que ela cheira a desinfetantes, etc... a minha dúvida é, devo continuar a trocar mantas/odores e a incentivar elas a cheirarem-se uma à outra (apesar de terem uma porta a separa-las) ou devo esperar que a pequenita fique completamente boa e tire o penso e só aí comece a reaproxima-las? Tou com receio que ao faze-lo agora esteja a piorar a situação.. mas estou ansiosa que esta situação se resolva o mais depressa possivel pois parte-me o coração ter a pequenita fechada no quarto todo o dia...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça abr 17, 2012 3:14 pm

Boa tarde

Não tenho experiência pessoal nessas situações, mas tenho pessoas amigas que já passaram por situações muito idênticas, quando esterilizaram gatos em alturas separadas.

Apenas posso dizer que tem aí uma situação para durar... e vai ter que ter muita paciência e calma. Pelo que percebi a situação entre idas ao vet ainda não terminou, porque a mais velha vai ter que ser operada, verdade?

Faz bem em mantê-las separadas e agir como se fosse uma nova apresentação. O que as minhas amigas costuma fazer é passar uns toalhetes de bebé sem perfume no gato que veio do vet, e assim eliminar a maior parte do cheiro que trazem... depois se acontece como o seu caso, é fazer as apresentações com calma.

Como a gatinha que foi esterilizada também precisa de descanso e um ambiente calmo, não faz mal que a tenha mais isolada no quarto... e assim ela pode fazer a recuperação. mas vá mudando as mantas e as coisas de uma e outra... deixe-as verem-se através das portas...

Não percebi se a gatinha mais velha, que vai ser operada à luxação, tem que fazer descanso... mas se calhar até tem dores e isso fará com que esteja mais assustada e reaja com mais agressividade...

Tenha principalmente muita calma e paciência...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
jellybean
Registado: domingo abr 15, 2012 3:28 pm

terça abr 17, 2012 3:47 pm

Sim, a mais velha terá que ser operada. Pelo o que a vet me disse não é uma situação urgente mas até lá terá que andar a tomar anti inflamatório (metacan) todos os dias, que à partida não é algo que me agrade muito.

É uma situação complicada pois ela cada vez reage pior às idas ao vet. É uma gatinha que tem tido alguns problemas de saúde e infelizmente para ela (e para mim) as idas ao veterinário têm sido frequentes... Neste caso, queria ver se aguardava uns tempos até a situação cá em casa se normalizar e então aí opera-la. Ela está quase sempre alerta e stressada e não queria submete-la já a uma cirurgia....mas não sei....

Em relação à agressividade por eventuais dores que tenha na pata também já me tinha lembrado disso.. mas quando isto aconteceu (3ª feira) as duas andaram bem uma com a outra até a mais nova ser esterilizada.

Vou seguir o seu conselho e vou comprar toalhetes sem cheiro para limpar a pequenita.. vamos ver se pelo menos o stress aqui em casa acalma um bocado.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça abr 17, 2012 4:24 pm

Desejo que corra tudo bem... ficamos a aguardar as novidades.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 18, 2012 1:16 pm

Boas. jellybean:

É normal o que está a acontecer e até mesmo a jellybean refere os cheiros... e esse deve ser um dos factores para o "problema"... mas, e também, o facto da mais velha poder estar com dores... logicamente que, tal como nós, os ditos humanos, quando temos dores não queremos brincadeira, né?

Boa sorte com ambas,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”