A vossa experiências com os "experts" em cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda mai 21, 2012 4:52 pm

Como o meu cão não é perfeito, às vezes parece que as pessoas sentem a necessidade de educar os donos por isso. Mas há dicas que faz uma pessoa ficar :roll: hmm ok... Qual a vossa experiência/colecção de dicas deste tipo??

A minha colecção:

- eu e o meu namorado mudámos de casa, e nos primeiros 2 dias em que o nosso cão foi deixado sozinho em casa na sua jaula onde já se estava habituado (tem tendências destrutivas), ladrou durante horas a fio... Preocupada com isto não melhorar (o ladrar dele ecoa pelo prédio de 4 andares!), fui ao vet para ver se arranjava uns calmantes leves para o ajudar a habituar à nova casa. A solução que me deram: "tens que assumir liderança, com a liderança mandas o teu cão ficar num sítio e ele tem que ficar". Eu "mas o cão estava bem na outra casa, ele está assim por estar a ser deixado sozinho num local estranho"... e continuaram "liderança...". Resolvi a situação por deixar o cão andar livre na cozinha com uma barreira à porta, onde ele pode ver-nos sair de casa, e ele nunca mais ladrou horas a fio. :roll:

- outra dica no mesmo vet: "o vosso cão precisa de muito exercício físico. Andar de bicicleta e patins com o seu cão é ideal". Eu "mas o meu cão é reactivo a outros cães, isso seria suicídio...". Continuaram "se assumires a liderança já não tens esse problema". (talvez peço uma pequena demonstração :lol: )

- um vizinho que tem o seu cão sempre solto: "para habituar os cães a andarem sem trela tens que os soltar desde o dia 1". Eu "mas o meu cão salta para as pessoas e há carros e há crianças e...". Ele "não podes preocupar tanto, só experimentando é que sabes". Soltei o cão, o cão não ouviu ao chamamento, quase derrubou bebidas dos amigos do vizinhonas mesas no café da vizinhança (isso quando ele era mais novinho e não reactivo lol).
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda mai 21, 2012 5:03 pm

Eu treino os meus cães só e apenas com métodos positivos e isso parece dar o direito a muitos "amigos" meus de me tentarem educar a mim em como ter o meu cão: "se fosse meu levava logo mal subisse para o sofá, tá-te a tentar dominar e depois quando for adulto tás feita"; "Mas porque não dás a ração no prato do cão? Assim ele não percebe que és a líder da matilha", "biscoitos? Pfft, vais estragar os cães". Melhor ainda é a ironia do caso - os cães de quem o diz são as coisinhas mais endiabradas que eu já conheci.

Também ouvi muito essa dos cães soltos, que eles não aprendiam a voltar se não os soltassemos.

E muito comentário em como a crate é um método de tortura e que o churro faz deles sanguinários.

Enfim, tenho de arranjar mais amigos com mais de meio cérebro e que não pensem em mim como um cão.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda mai 21, 2012 5:12 pm

Permita-me a pergunta, deixa o seu cão fechado numa catre quantas horas? E os passeio, de quanto tempo são? Os calmantes, o veterinário receitou?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
greenandme
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:18 pm

A crate é para mim? Os meus nunca lá ficaram fechados directamente excepto quando é necessário serem transportados lá dentro em viagens de carro.
Ensinei-a a gostar de lá estar (aliás, é lá que dorme e onde passa grande parte do tempo que está em casa. quando não está colada a mim no sofá) e a ficar lá quando lhe peço (p.ex. quando comemos basta dizer para ir para lá que ela fica lá deitada a dormitar ou a brincar até lhe ser dado o 'ok' para sair).
Quando era cachorra ensinei-a a ficar sozinha com a crate e um parque de cachorros mas não ficava sozinha por mais de duas horas e meia, tempo esse que foi aumentado gradualmente e tendo sempre brinquedos à disposição. Depois foi eliminado o parque porque aprendeu a ficar sozinha sem fazer estragos. A crate basicamente funciona como uma "casota" mas deu jeito para contornar problemas de ansiedade de separação e outros (e, na minha opinião, deu uma ajuda no treino do fica).

Editei porque vi agora que o primeiro user falou também numa crate. Não tinha reparado e não sei a quem foi dirigida a pergunta. Não vou, por isso, apagar a minha resposta.
Argay
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:20 pm

greenandme Escreveu:A crate é para mim?
Não. É para o utilizador que abriu o tópico.
<p>&nbsp;</p>
greenandme
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:24 pm

Peço desculpa então.
Fica na mesma a minha resposta egocentrista que já não dá para apagar :lol:
sheep23
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:29 pm

greenandme Escreveu:Eu treino os meus cães só e apenas com métodos positivos e isso parece dar o direito a muitos "amigos" meus de me tentarem educar a mim em como ter o meu cão: "se fosse meu levava logo mal subisse para o sofá, tá-te a tentar dominar e depois quando for adulto tás feita"; "Mas porque não dás a ração no prato do cão? Assim ele não percebe que és a líder da matilha", "biscoitos? Pfft, vais estragar os cães". Melhor ainda é a ironia do caso - os cães de quem o diz são as coisinhas mais endiabradas que eu já conheci.

Também ouvi muito essa dos cães soltos, que eles não aprendiam a voltar se não os soltassemos.

E muito comentário em como a crate é um método de tortura e que o churro faz deles sanguinários.

Enfim, tenho de arranjar mais amigos com mais de meio cérebro e que não pensem em mim como um cão.
Pois, eu uso reinforço positivo e correcções ao mesmo tempo, mas acho que há pessoas que exageram, que acham que tudo o que os cães fazem é sinal de dominância. Devem viver numa constante pressão de que os seus cães possam dominá-los um dia. :lol: Mas enfim... acredito que dominância existe entre cães (ganhar controlo sobre recursos), mas nem tudo é dominância, e os cães são mais oportunistas do que hierarquias. Um cão pode respeitar-te, mas isso não significa que não roubará aquele bife que está na cozinha sozinho e não vigiado, ou que não saltará para mobílias confortáveis.
Argay
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:29 pm

greenandme Escreveu:Peço desculpa então.
Fica na mesma a minha resposta egocentrista que já não dá para apagar :lol:
Faz bem ser um pouco egocentrista :lol:
<p>&nbsp;</p>
sheep23
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:32 pm

Argay Escreveu:Permita-me a pergunta, deixa o seu cão fechado numa catre quantas horas? E os passeio, de quanto tempo são? Os calmantes, o veterinário receitou?
O meu começou a ficar na crate por volta dos 9 meses penso eu, e ficava 10 horas dentro. Filmámos durante alguns dias e descobrimos que ele dormia quase o tempo todo. Agora já não fica na crate, pois fica numa marquise fechada com uma barreira à entrada (já começou a tentar destruir a cozinha nova lol).
Argay
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:37 pm

sheep23 Escreveu:
Argay Escreveu:Permita-me a pergunta, deixa o seu cão fechado numa catre quantas horas? E os passeio, de quanto tempo são? Os calmantes, o veterinário receitou?
O meu começou a ficar na crate por volta dos 9 meses penso eu, e ficava 10 horas dentro. Filmámos durante alguns dias e descobrimos que ele dormia quase o tempo todo. Agora já não fica na crate, pois fica numa marquise fechada com uma barreira à entrada (já começou a tentar destruir a cozinha nova lol).
10 horas na crate???? E quanto tempo passeia ele?
<p>&nbsp;</p>
greenandme
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:38 pm

10 horas fechado na crate?! :o
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda mai 21, 2012 5:40 pm

sheep23 Escreveu:Como o meu cão não é perfeito, às vezes parece que as pessoas sentem a necessidade de educar os donos por isso. Mas há dicas que faz uma pessoa ficar :roll: hmm ok... Qual a vossa experiência/colecção de dicas deste tipo??

A minha colecção:

- eu e o meu namorado mudámos de casa, e nos primeiros 2 dias em que o nosso cão foi deixado sozinho em casa na sua jaula onde já se estava habituado (tem tendências destrutivas), ladrou durante horas a fio... Preocupada com isto não melhorar (o ladrar dele ecoa pelo prédio de 4 andares!), fui ao vet para ver se arranjava uns calmantes leves para o ajudar a habituar à nova casa. A solução que me deram: "tens que assumir liderança, com a liderança mandas o teu cão ficar num sítio e ele tem que ficar". Eu "mas o cão estava bem na outra casa, ele está assim por estar a ser deixado sozinho num local estranho"... e continuaram "liderança...". Resolvi a situação por deixar o cão andar livre na cozinha com uma barreira à porta, onde ele pode ver-nos sair de casa, e ele nunca mais ladrou horas a fio. :roll:

- outra dica no mesmo vet: "o vosso cão precisa de muito exercício físico. Andar de bicicleta e patins com o seu cão é ideal". Eu "mas o meu cão é reactivo a outros cães, isso seria suicídio...". Continuaram "se assumires a liderança já não tens esse problema". (talvez peço uma pequena demonstração :lol: )

- um vizinho que tem o seu cão sempre solto: "para habituar os cães a andarem sem trela tens que os soltar desde o dia 1". Eu "mas o meu cão salta para as pessoas e há carros e há crianças e...". Ele "não podes preocupar tanto, só experimentando é que sabes". Soltei o cão, o cão não ouviu ao chamamento, quase derrubou bebidas dos amigos do vizinhonas mesas no café da vizinhança (isso quando ele era mais novinho e não reactivo lol).
Primeiro que tudo os veterinários estudaram para diagnosticar patologias e tratá-las, não para dar consultas de comportamento canino... e ainda fazem lavagens cerebrais sobre liderança e dominância sem estarem minimamente preocupados com a opinião do dono e dão conselhos completamente desadequados em relação ao cão que têm à frente. Portanto se precisar de revolver problemas comportamentais consulte um treinador experiente e peça conselhos a ele (eu aconselho o método positivo mas fica ao seu critério escolher).

Boa sorte,
Sara
sheep23
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:41 pm

Sim, na altura estava fechado na cozinha, só que começou a roer tudo e mais alguma coisa, e a casa era arrendada. :( Quando estava fechado na crate, passeámos 2h30 em 3 passeios no total (1h de manhã, 1h no final do dia, e 30mins perto da meia noite).
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mai 21, 2012 5:43 pm

sheep23,

Percebo exactamente o seu post. Hoje em dia há montes de "experts" e toda a gente tem uma teoriazinha que curte partilhar.

Mas quem sempre teve cães e tem realmente experiência, sabe que cada caso é um caso e o que resulta com 43 não quer dizer que resulte com mais um.

A liderança, os passeios, tudo isso é verdade e são bons conselhos, mas podem ou não ser aplicáveis a si e ao seu cão.
sheep23
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:45 pm

saraestrelo Escreveu:Primeiro que tudo os veterinários estudaram para diagnosticar patologias e tratá-las, não para dar consultas de comportamento canino... e ainda fazem lavagens cerebrais sobre liderança e dominância sem estarem minimamente preocupados com a opinião do dono e dão conselhos completamente desadequados em relação ao cão que têm à frente. Portanto se precisar de revolver problemas comportamentais consulte um treinador experiente e peça conselhos a ele (eu aconselho o método positivo mas fica ao seu critério escolher).

Boa sorte,
Sara
Exacto. Até pensei que como veterinário, devia perceber que um cão deixado sozinho num ambiente ao qual ainda não está habituado pode gerar muito stress para ele, o corpo produz substâncias químicas responsáveis pelo stress... Mas não, "a liderança resolve tudo". :x
Responder

Voltar para “Cães”