Ratazana Doméstica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PunkPaul
Membro Veterano
Mensagens: 293
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

segunda jul 02, 2012 7:50 pm

Boas caros foristas.. hoje adquiri uma Ratz Hooded Albina ainda jovem.. estou um pouco preocupado pois ela nao come nada, ja tentei de tudo um pouco.. desde as sementes que se dão aos hamsters, a arroz, cenoura, pêra, até cozi batata e ela nao come nada.. a unica coisa que petiscou foi um bocado de pão que lhe dei como guloseima.. será normal ela estar assim por ter um novo lar? É que se costuma dizer que quando elas vao para um novo lar ficam um pouco desconfiadas, mas o meu Silver é um fofinho e deixa-me pegá-lo e fazer festas, o problema é que não come fruta, nem sementes nem outro tipo de alimento a nao ser pão.. Sinceramente estou um bocado preocupado pois eu nao queria que ela só se alimenta-se de pão :?

Cumps
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

segunda jul 02, 2012 10:43 pm

Se é o primeiro dia que está aí em casa é normal que ainda esteja assustada e não coma nada. Eventualmente há de começar a comer.

Mas aconselho a que compre uma ração própria para ratz, a Rat Nature da Versele Laga é a que dou ás minhas e acho que é das melhores. Ponha um pouco na gaiola e vai ver que ela há de ir lá comer.

Também aconselho a arranjar uma companhia para a sua ratz. Elas são animais que gostam de estar acompanhados e não se dão bem sozinhas, podem até ficar deprimidas. Por isso arranje outro macho, para não começarem a criar que nem doidos, e vai ver que o Silver vai ficar logo todo espevitado.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jul 02, 2012 11:04 pm

É impossível uma ratz ser hooded e albina ao mesmo tempo... Uma ratz albina é branca de olhos vermelhos, ponto final. De maneira que não estou mesmo a ver a cor dela.

Quanto ao comer, onde a compraste? Se não foi socializada decentemente é normal que esteja em pânico e não queira comer. E assim também é normal que no seu primeiro dia num novo lugar, não queira comer com um estranho a olhar para ela ;)

Quando a deixares sozinha ela come. Convém é comer comida própria para ratazanas, como a veela disse. A ração de hamster, além de completamente desadequada às necessidades da ratazana, também não lhes dá grande oportunidade de gastar os dentes, que estão sempre a crescer, podendo vir a ter problemas mais tarde.

Muito cuidado com o pão, dá apenas torrado ou já seco, porque ela pode engasgar-se com a massa fofa do pão, é muito comum.

Por favor, mas POR FAVOR não juntes já essa pequena com o teu Silver!! Uma ratazana fêmea não deve criar antes de ter o corpo completamente formado, por volta dos cinco/seis meses.

E POR FAVOR se por acaso já os tenhas juntado, retira o macho ANTES do nascimento de uma ninhada. Desculpa falar assim, mas já acompanhei casos com os dois erros - ratazana criada ainda bebé, e macho e fêmea sempre juntos - e em ambos casos o resultado foi o mesmo: a morte da fêmea.
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

segunda jul 02, 2012 11:43 pm

ah eu pelos vistos li mal e pensei que o silver era a nova ratz que nao andava a comer e por isso é que disse para comprar outro macho para companhia. só agora dps de ler o que a marianamar disse é que percebi.

faça o que a marianamar diz que ela tem bem mais experiencia que eu nessa coisa de ratz. =P
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jul 03, 2012 12:49 am

Eu disse o mesmo que tu Veela! Concordo contigo, só tentei acrescentar mais :D

Mas pelo que entendi, o PunkPaul já tinha um macho e agora arranjou uma fêmea... Certo? O ideal seria mesmo, como disseste, arranjar mais um macho e mais uma fêmea, para ambos terem companhia.
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça jul 03, 2012 12:47 pm

marianamar Escreveu:É impossível uma ratz ser hooded e albina ao mesmo tempo(...)
Porquê? A coloração "albina" tem algum tipo de conflito com os padrões?

Faço a questão pois em hamsters é possível ter um exemplar que seja completamente branco devido à coloração e o mesmo ter também algum padrão. Se a probabilidade desse exemplar passar o padrão às suas crias for 50% e tiver uma ninhada de 14 bebés, todos brancos, é bem possível que perto de 7 deles tenham padrão apesar de não ser visível.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça jul 03, 2012 3:17 pm

Off-topic: lembrei-me do post dos teus hamsters, como estão eles? :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça jul 03, 2012 3:32 pm

Geight Escreveu:Off-topic: lembrei-me do post dos teus hamsters, como estão eles? :wink:
Grandes e gordos :lol:
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jul 03, 2012 3:32 pm

Sim Pure.

A coloração albina acontece no locus C.
Nesse locus temos quatro opções:
C - cor completa
Cch- chinchila
Ch - siamês
c - albino / pink eyed white

No caso da opção albino, toda a cor é diluída. O animal pode ser portador de outras cores mas o seu aspecto será necessariamente branco de olhos vermelhos (claros, o chamado pink, em oposição ao vermelho escuro, ruby).

Assim segundo o standard:
"PINK-EYED WHITE - Color is a pure clean white, free from ivory, cream, or beige tint. Eye color is red."

in http://www.afrma.org/ratselfs.htm

Portanto não pode haver qualquer marcação.
Isto não quer dizer, atenção, que ele não possa ser PORTADOR de padrão ou de outras cores, como dizes. O que não é possível é que o exiba :)
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça jul 03, 2012 3:37 pm

Ok, referi a situação dos hamsters pois, apesar de não se ver nada (obviamente né? Hamster branco com padrão de branco... lol), se eu estivesse a indicar esse hamster a alguém de certeza que lhe indicaria que ele era cor X com padrão Y, apesar de tal não ser visível devido ao X e Y terem a mesma cor.

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jul 03, 2012 9:51 pm

Sim, mas no caso das ratazanas é impossível dizer que uma ratazana albina é portadora de hooded ou de berkshire ou de qualquer outra coisa com certeza absoluta, porque há demasiadas opções e não há maneira de as determinar com exatidão sem um exame genético...

De qualquer maneira, uma ratazana albina será sempre chamada apenas de ratazana albina (ou mais correctamente, pink eyed white) independentemente daquilo que porta ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”