nova companhia = gata maluca
Moderador: mcerqueira
olá,
Eu tenho uma gata que tem 8/9 meses +/-, e ela é meiga, dorme connosco na cama e tudo
Como fica muito tempo sozinha em casa, fechada no meu quarto porque eu tenho alarme na casa...
Decidi arranjar-me companhia, então trouxe hoje para casa uma nova gatinha que só tem 1 mês e meio, muito pequenina...
Não é que a outra bufa, e nem me deixa pegar-lhe porque me arreganha os dentes ? eu até tive que gritar-lhe e até a joguei violentamente para a varanda da rua numa atitude de castigo...
nunca a vi assim, é ciúmes, é o quê ? não sei o que fazer, que atitude tomar...
até tenho receio de as deixar fechadas no mesmo quarto, ainda pode matar a gatinha bebé...
alguém tem experiência com estes comportamentos ?
Eu tenho uma gata que tem 8/9 meses +/-, e ela é meiga, dorme connosco na cama e tudo
Como fica muito tempo sozinha em casa, fechada no meu quarto porque eu tenho alarme na casa...
Decidi arranjar-me companhia, então trouxe hoje para casa uma nova gatinha que só tem 1 mês e meio, muito pequenina...
Não é que a outra bufa, e nem me deixa pegar-lhe porque me arreganha os dentes ? eu até tive que gritar-lhe e até a joguei violentamente para a varanda da rua numa atitude de castigo...
até tenho receio de as deixar fechadas no mesmo quarto, ainda pode matar a gatinha bebé...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Creio que a melhor atitude e sempre recordada pela pobre gata foi o seu "lindo" gesto de ser humano...Delta2 Escreveu:olá,
Se não tinha conhecimento de como lidar com a situação prevenia-se antes e quem lhe entregou o pequeno gato poderia ter avisado de má reacção inicial pois ele para a gata da casa é de momento 1 intruso.
Adoptar 1 animal com 1 mês e meio é grande disparate só nalguma excepção, esse animal precisava da mãe até aos 2 mesinhos pelo menos, teem-nos e depois possivelmente querem despachar e passaram 1 animal tão mini, está dado, vai á tua vida mas aí creio q a culpa terá sido de quem deu não sua.
Tudo isso deveria ser gradualmente e poderia até demorar alguns dias, assim talvez demore mais...andam por aqui foristas que pensam em adoptar ainda e veem antecipadamente pedir algumas dicas, para mim nada mais acrescento pois "jogar"não é termo português e decerto a atirou pelo ar...assim haja alguem que a ajude um pouco pois nem o ser a gatuxa da casa a livrou de voar nas mãos de 1 ser humano.
boa sorte aos 2 animais

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Jogue-se a si próprio contra a varanda e, se a varanda for de ferro, bata com a sua cabeça violentamente. Se viver num apartamento também se pode jogar de lá abaixo.Delta2 Escreveu:
Coitada da gata

ehhhh pá, apenas a lancei para a varanda, não a magoei, não tenho sido um mau dono. Não deitem logo pedras para cima de mim
se eu não gostasse de animais eu não os teria...ou borrifava-me para o assunto...
Agora eu só estou a pedir conselhos sobre esta atitude da minha gata mais velha porque nunca se comportou assim
Vê esta gata bebé como um intruso no seu território, é isso ?
se eu não gostasse de animais eu não os teria...ou borrifava-me para o assunto...
Agora eu só estou a pedir conselhos sobre esta atitude da minha gata mais velha porque nunca se comportou assim
Vê esta gata bebé como um intruso no seu território, é isso ?
Última edição por Delta2 em quinta jul 19, 2012 6:34 pm, editado 1 vez no total.
É perfeitamente normal o comportamento da gata residente que sente que o seu espaço foi ocupado, antes de trazer a nova pequenina devia ter tido o cuidado de saber como sería mas agora já não há nada a fazer como tal tem que ir aproximando as miudas gradualmente , normalmente ao fim de uns dias elas já se começam a entender , ou não , tem que ter muita paciência e principalmente não deixe nunca de mimar a gatinha mais velha para que ela não se sinta excluída e tenha ciúmes, faça sempre um primeiro carinho á mais velha e só depois á mais pequenina e nunca a "jogue" para lado nenhum afinal ela já lá estava não é verdade?
Muitos mimos e muita paciência e nos primeiros dias não as deixe sózinhas sem supervisão.
Felicidades e mimos muitos mimos.
Muitos mimos e muita paciência e nos primeiros dias não as deixe sózinhas sem supervisão.
Felicidades e mimos muitos mimos.
A minha mulher estava no sofá com a bebé ao colo...e peguei na outra e tentei fazer-lhe festasmcunha45 Escreveu: .. afinal ela já lá estava não é verdade?
bufou...mostrou-me os dentes e parecia que me queria morder e saltar para cima de mim...nunca a tinha visto assim
como li que uma pessoa deve castigar NA HORA para eles perceberem que estão a proceder mal, gritei-lhe e joguei-a para a varanda
Eu que tentei ser um bom dono arranjando-lhe companhia porque tinha pena de ela se sentir tão sozinha....
sou enxovalhado aqui e a minha gata ficou maluca connosco
estou a ver que arranjei um problema que só com tempo se resolve
Última edição por Delta2 em quinta jul 19, 2012 6:50 pm, editado 1 vez no total.
A minha gata mais velha tem agora dois anos á cerca de 2 meses apanhei um bébe na rua tinha apenas duas semanas e a minha gata era a mim que bufava e rosnava sempre que lhe tentava fazer uma festa e nem do pequenino se aproximava , hoje são inseparáveis ...... uma vez mais lhe digo que vai ter que ter paciência e muitos mimos para ela, violência NUNCA.
pois, o mal está feito, mas é que o comportamento dela mudou radicalmente da noite para o dia......até parece que não nos conhece e nem permite que nos aproximemos delamcunha45 Escreveu:A minha gata mais velha tem agora dois anos á cerca de 2 meses apanhei um bébe na rua tinha apenas duas semanas e a minha gata era a mim que bufava e rosnava sempre que lhe tentava fazer uma festa e nem do pequenino se aproximava , hoje são inseparáveis ...... uma vez mais lhe digo que vai ter que ter paciência e muitos mimos para ela, violência NUNCA.
é o primeiro dia que estão juntas
se calhar o melhor é deixar a mais velha em paz nestes dias para se adaptar, não é ?
que raios, nunca esperei esta reacção
devo mudar o local da comida e essas coisas ? que fazer ?
Deve manter as miudas separadas e ir aproximando-as pouco a pouco, separe também a água e a comida assim como a caixinha dos xixis vai ver que daqui por uns dias já não é nada com ela e acarinhe muito a mais velha para que ela não se sinta afastada pela nova inquilina.
O comportamento da mais velha é perfeitamente normal.
O comportamento da mais velha é perfeitamente normal.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
separá-las. nunca devem ficar juntas e muito menos num espaço fechado. entram em stress e pode ser perigoso. vá aproximando-as aos poucos e com muita calma. um gato assustado e stressado, atirado seja para onde for, ainda fica mais assustado e agressivo. vá com tempo e paciencia. faça como se tivesse só uma gata. tudo em separado para cada umaDelta2 Escreveu:pois, o mal está feito, mas é que o comportamento dela mudou radicalmente da noite para o dia......até parece que não nos conhece e nem permite que nos aproximemos delamcunha45 Escreveu:A minha gata mais velha tem agora dois anos á cerca de 2 meses apanhei um bébe na rua tinha apenas duas semanas e a minha gata era a mim que bufava e rosnava sempre que lhe tentava fazer uma festa e nem do pequenino se aproximava , hoje são inseparáveis ...... uma vez mais lhe digo que vai ter que ter paciência e muitos mimos para ela, violência NUNCA.
é o primeiro dia que estão juntas
se calhar o melhor é deixar a mais velha em paz nestes dias para se adaptar, não é ?
que raios, nunca esperei esta reacção
devo mudar o local da comida e essas coisas ? que fazer ?
À duas semanas fui buscar a bolinha, a Arya ao principio andava a bufar e a fugir da nova mas depois lá se acalmou e ia atrás dela para a cheirar. Mordeu-me uma vez e os arranhões foram alguns...neste momento posso dizer que estão as duas enroscadas uma na outra a dormir 
Os primeiros dois dias foram complicados (andava feita madalena a chorar pelos cantos porque a minha princesa Arya virava-me costas e não queria saber de mim) mas fomos "nabos" e ficaram sozinhas na primeira noite da bolinha e o dia inteiro a seguir..não sei se fiz bem ou não, verdade é que ao 3º dia já andavam a brincar uma com a outra (com algumas bufadelas à mistura) e a Arya mudou de atitue de criança para mãe
Boa sorte

Os primeiros dois dias foram complicados (andava feita madalena a chorar pelos cantos porque a minha princesa Arya virava-me costas e não queria saber de mim) mas fomos "nabos" e ficaram sozinhas na primeira noite da bolinha e o dia inteiro a seguir..não sei se fiz bem ou não, verdade é que ao 3º dia já andavam a brincar uma com a outra (com algumas bufadelas à mistura) e a Arya mudou de atitue de criança para mãe

Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Delta2 ou é muito jovem(o seu perfil está apenas meio visivel) ou então nunca teve gatos por perto pois essa do jogar desculpe mas caiu me no goto:tenho em casa n de gatuxos todos são uns queridos e os donos é que domam por vezes o feitio deles embora cada vez que entre 1 cheiro diferente em casa alguns bufem e esperneiem mas depois passa.
Posso dizer lhe q há mais de 1 ano estive mais de 3 meses com a mão direita praticamente imobilizada, apenas pq tenho 1 gatuxa que tem deficiencia motora e a nivel do cerebro, faz a vida num inferno ás vezes aos outros e tudo mudou bastante desde que a tenho, assim aceitei-a como ela é, e quando estava a fazer lhe festas como em qualquer outro dia ela vira-se de repente e ferra-me 1 dentada que imediatamente me passou 1 dor sem explicação que foi desde o dedo até quase ao ombro,o que fiz eu á Kelly só dei 1 grito de dor mesmo,larguei-a no chão e passado um bocado depois de tb estancar o sangue fui ter com ela peguei lhe quase forçada pq ela sabia q tinha feito asneira,conversei com ela,fiz lhe carinhos e ...quem se aguentou com o resto fui eu,fiquei com o nervo mediano afectado ,medico,medicação e até fisio tive de fazer.
Nunca me passou pela cabeça aos disparates que ela faz de se virar aos outros apesar de não ter culpa, sequer de lhe bater ou a "jogar" para sitio nenhum,os outros evitam-na e ela de vez em qdo provoca as situaçoes,tento sempre manter a paz apesar de por vezes apetecer fujir mas...temos de viver com o que nos aparece.
Todo este testamento apenas para lhe dizer que as opiniões dos foristas que aqui escreveram depois da minha anterior mensagem são validas e são pessoas já integradas na intrusão dum novo membro na familia, pois ninguem seja ser vivo ou ser humano aprecia maus tratos ou atitudes menos positivas, assim sugiro que siga os conselhos que lhe deram e se 1 dia tiver outro membro novo sabe já com o que conta vá com calma pois nas calmas tudo se consegue.
desejo-lhe que amadureça e tambem sorte para as suas 2 gatuxas
Um enorme favor que deixo aqui em jeito de pedido:quando chegar a altura certa esterilize sempre qualquer animal que tenha,é o ideal por muita coisa,pesquise na net.
Posso dizer lhe q há mais de 1 ano estive mais de 3 meses com a mão direita praticamente imobilizada, apenas pq tenho 1 gatuxa que tem deficiencia motora e a nivel do cerebro, faz a vida num inferno ás vezes aos outros e tudo mudou bastante desde que a tenho, assim aceitei-a como ela é, e quando estava a fazer lhe festas como em qualquer outro dia ela vira-se de repente e ferra-me 1 dentada que imediatamente me passou 1 dor sem explicação que foi desde o dedo até quase ao ombro,o que fiz eu á Kelly só dei 1 grito de dor mesmo,larguei-a no chão e passado um bocado depois de tb estancar o sangue fui ter com ela peguei lhe quase forçada pq ela sabia q tinha feito asneira,conversei com ela,fiz lhe carinhos e ...quem se aguentou com o resto fui eu,fiquei com o nervo mediano afectado ,medico,medicação e até fisio tive de fazer.
Nunca me passou pela cabeça aos disparates que ela faz de se virar aos outros apesar de não ter culpa, sequer de lhe bater ou a "jogar" para sitio nenhum,os outros evitam-na e ela de vez em qdo provoca as situaçoes,tento sempre manter a paz apesar de por vezes apetecer fujir mas...temos de viver com o que nos aparece.
Todo este testamento apenas para lhe dizer que as opiniões dos foristas que aqui escreveram depois da minha anterior mensagem são validas e são pessoas já integradas na intrusão dum novo membro na familia, pois ninguem seja ser vivo ou ser humano aprecia maus tratos ou atitudes menos positivas, assim sugiro que siga os conselhos que lhe deram e se 1 dia tiver outro membro novo sabe já com o que conta vá com calma pois nas calmas tudo se consegue.
desejo-lhe que amadureça e tambem sorte para as suas 2 gatuxas

Um enorme favor que deixo aqui em jeito de pedido:quando chegar a altura certa esterilize sempre qualquer animal que tenha,é o ideal por muita coisa,pesquise na net.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
A minha Prada e o meu Simão também foi assim.
Eles agora já se entendem melhor mas ainda não ficam sozinhos juntos durante o dia.
Ainda só passou uma semana.
A Prada já não rosna ao Simão mas mesmo assim...
Mas os primeiros dias tanto rosnava para ele como para mim.
É preciso um tempo de adaptação.
A melhor forma de "Castigar" a gata é ralhar-lhe, borrifa-la com agua ou fazer barulho com um jornal.
Mas não lhe bata nem a trata mal.
não se aproxime muito e vá conversando com ela para ela se ir acalmando.
Eles agora já se entendem melhor mas ainda não ficam sozinhos juntos durante o dia.
Ainda só passou uma semana.
A Prada já não rosna ao Simão mas mesmo assim...
Mas os primeiros dias tanto rosnava para ele como para mim.
É preciso um tempo de adaptação.
A melhor forma de "Castigar" a gata é ralhar-lhe, borrifa-la com agua ou fazer barulho com um jornal.
Mas não lhe bata nem a trata mal.
não se aproxime muito e vá conversando com ela para ela se ir acalmando.
Isa 
Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas
Bom dia.
Começou mal mas pode ser que ainda vá a tempo de remediar as coisas
1º o novo gatinho já foi ao veterinário? Está desparazitado interna e externamente? Como ainda não tem 2 meses penso que talvez não desparatizem já... mas pelo menos já foi observado para ver se não tem nenhuma doença (ele espirra? tem remelas nos olhos?). É que nos primeiros dias os gatos novos devem ficar de quarentena, numa divisão à parte, para não contaminar o gato residente. A sua gata está vacinada?
2º É naturalissimo que a gata tenha agido agressivamente... os gatos são EXTREMAMENTE territoriais e qualquer novo intruso é um ameaça. Não são ciumes, é um instinto básico animal: protecção do seu território.
3º Aconselho que faça as coisas gradualmente. A sua gata continua a andar por onde sempre andou. O gatinho novo é que deve ficar fechado numa divisão da casa. É chato, não pode estar já com os dois ao mesmo tempo, mas é o mais seguro. Deixe a gata residente cheirar através da porta. As bufadelas e rosnadelas são naturalíssimas.
4º É provável que agora seja complicado, porque a sua gata residente está absolutamente STRESSADA, mas tem MESMO que lhe cortar as unhas (as pontas, se não souber como é, diga que nós explicamos). é que se ela apanha o gatinho novo e se dá uma patada com as unhas em tamanho completo... pode arranjar aí uma situação de graves ferimentos...
5º Dê MUITOS mimos à sua gata residente. Ela deve ser "compensada" por estar sob este novo stress. Se reagir com ela violentamente (dar-lhe uma palmada se bufar, ou atira-la pra um canto) vai piorar o processo de integração porque ela vai associar más coisas à presença do novo gatinho. Pelo contrário, sempre qe o novo gatinho estiver à beira dela, dê-lhe um biscoitozinho para gatos, como espécie de recompensa. Aos poucos ela associará a presença do novo gatinho a uma recompensa.
6º Eventualmente terá que fazer apresentações. Sugiro que deixe estar 1 dia ou 2 separadas, sem se verem. No 3º dia: Se tiver uma porta de vidro é excelente. Pode apresenta-las cada uma de cada lado, separadas por porta de vidro. Sempre se vão vendo e sem perigo. Se não tiver, basta vigiar muito bem e sempre de manta na mão, caso eles se peguem... se vir que fazem muitas rosnadelas e bufadelas diga um "heeeeyyy", eles distraem-se lgoo com o barulho. Eles só se vão adaptar com a convivência. E não é preciso abusar: uns 30 minutos ppor dia é o suficiente. Ao fim de 1 semaninha já se devem tolerar...
É importante que:
- corte as unhas à sua gata
- lhe dê muitos mimos
- compreenda que ela nestes dias podrá estar mais desconfiada e amuada consigo, dê-lhe o seu espaço mas tente reconquistá-la, nem que seja através de comida
- deixe passar uns 2 dias sem que se vejam
- deixe a gata residente andar à vontade pela casa e cheirar o outro gatinho pelas frechas das portas
- no 3º dia apresente-os, não aconselho que faça mimos ao gatinho novo em frente à sua gata. Pelo contrário, vá fazendo mimos à sua gata
- Troque as mantas deles: assim vão se habituando ao cheiro um do outro
- passe um pano pelo pêlo do novo gatinho e depois passe-o pelo pêlo da sua gata para se habituarem ao cheiro 1 do outro
- brinque muito com a sua gata (ela precisa de distracções)
E por fim, tenha paciência porque isto só lá vai mesmo com tempo
Desejo-lhe boa sorte e esteja à vontade para vir cá colocar as perguntas que quiser, mesmo que pense que soam desparatadas. Estamos cá para ajudar!
Boa sorte e depois coloque cá fotos dos felinos
Começou mal mas pode ser que ainda vá a tempo de remediar as coisas

1º o novo gatinho já foi ao veterinário? Está desparazitado interna e externamente? Como ainda não tem 2 meses penso que talvez não desparatizem já... mas pelo menos já foi observado para ver se não tem nenhuma doença (ele espirra? tem remelas nos olhos?). É que nos primeiros dias os gatos novos devem ficar de quarentena, numa divisão à parte, para não contaminar o gato residente. A sua gata está vacinada?
2º É naturalissimo que a gata tenha agido agressivamente... os gatos são EXTREMAMENTE territoriais e qualquer novo intruso é um ameaça. Não são ciumes, é um instinto básico animal: protecção do seu território.
3º Aconselho que faça as coisas gradualmente. A sua gata continua a andar por onde sempre andou. O gatinho novo é que deve ficar fechado numa divisão da casa. É chato, não pode estar já com os dois ao mesmo tempo, mas é o mais seguro. Deixe a gata residente cheirar através da porta. As bufadelas e rosnadelas são naturalíssimas.
4º É provável que agora seja complicado, porque a sua gata residente está absolutamente STRESSADA, mas tem MESMO que lhe cortar as unhas (as pontas, se não souber como é, diga que nós explicamos). é que se ela apanha o gatinho novo e se dá uma patada com as unhas em tamanho completo... pode arranjar aí uma situação de graves ferimentos...
5º Dê MUITOS mimos à sua gata residente. Ela deve ser "compensada" por estar sob este novo stress. Se reagir com ela violentamente (dar-lhe uma palmada se bufar, ou atira-la pra um canto) vai piorar o processo de integração porque ela vai associar más coisas à presença do novo gatinho. Pelo contrário, sempre qe o novo gatinho estiver à beira dela, dê-lhe um biscoitozinho para gatos, como espécie de recompensa. Aos poucos ela associará a presença do novo gatinho a uma recompensa.
6º Eventualmente terá que fazer apresentações. Sugiro que deixe estar 1 dia ou 2 separadas, sem se verem. No 3º dia: Se tiver uma porta de vidro é excelente. Pode apresenta-las cada uma de cada lado, separadas por porta de vidro. Sempre se vão vendo e sem perigo. Se não tiver, basta vigiar muito bem e sempre de manta na mão, caso eles se peguem... se vir que fazem muitas rosnadelas e bufadelas diga um "heeeeyyy", eles distraem-se lgoo com o barulho. Eles só se vão adaptar com a convivência. E não é preciso abusar: uns 30 minutos ppor dia é o suficiente. Ao fim de 1 semaninha já se devem tolerar...
É importante que:
- corte as unhas à sua gata
- lhe dê muitos mimos
- compreenda que ela nestes dias podrá estar mais desconfiada e amuada consigo, dê-lhe o seu espaço mas tente reconquistá-la, nem que seja através de comida
- deixe passar uns 2 dias sem que se vejam
- deixe a gata residente andar à vontade pela casa e cheirar o outro gatinho pelas frechas das portas
- no 3º dia apresente-os, não aconselho que faça mimos ao gatinho novo em frente à sua gata. Pelo contrário, vá fazendo mimos à sua gata
- Troque as mantas deles: assim vão se habituando ao cheiro um do outro
- passe um pano pelo pêlo do novo gatinho e depois passe-o pelo pêlo da sua gata para se habituarem ao cheiro 1 do outro
- brinque muito com a sua gata (ela precisa de distracções)
E por fim, tenha paciência porque isto só lá vai mesmo com tempo

Desejo-lhe boa sorte e esteja à vontade para vir cá colocar as perguntas que quiser, mesmo que pense que soam desparatadas. Estamos cá para ajudar!
Boa sorte e depois coloque cá fotos dos felinos

Hélène
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Bom dia Delat2! Eu não sou grande especialista em gatos, mas no seu lugar nos primeiros tempos mantinha os dois separados enquanto está fora de casa... Ia-os soltando juntos aos bocados quando estivesse em casa de forma a poder supervisionar, e à medida que se fossem aceitando mutuamente, então iria-os deixando sózinhos por períodos de tempo.
Os animais às vezes levam algum tempo a habituar-se a companhia, é uma questão de lhes dar tempo...
Os animais às vezes levam algum tempo a habituar-se a companhia, é uma questão de lhes dar tempo...

Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)