Moderador: mcerqueira
E pronto, tudo dito..nel Escreveu: Olá
Eu julgo que essa situação é normal. O cachorro saiu de um ambiente para um que lhe é estranho e o conforto que encontra é na companhia da dona. Se a dona se ausenta ele fica inseguro e chora.
O que se costuma fazer normalmente é provocar situações de ausência para exercitar o cão no sentido de se habituar a ficar só e compenetrar-se de que isso é natural.
Para isto é necessário dispor de algum tempo e de muita paciência.
Começar por sair por curtos períodos de tempo e ir aumentando esses tempos gradualmente, nunca deixando que o cão sinta que efectivamente ficou só. Estes tempos e a frequência das ausências devem ser ditadas pela sensibilidade do dono. Não há regras para o efeito.
Isto é importante porque o processo em vez de ser eficiente poderá funcionar ao contrário. Isto é, se o cão vai sofrer com a ausência durante esses exercícios, cada vez ficará mais traumatizado e será pior a emenda do que o soneto.
Outro aspecto importante é este. Quando sair e quando entrar não se deve ser muito efusivo. A pessoa sai naturalmente sem grandes despedidas. Eu aos meus digo: "já venho". Eles poderão ficar tristes, mas já sabem que vão ficar sós por algum tempo. Mas o mais importante é à entrada. A pessoa deve entra e fazer de conta que não há cão em casa. Poderá parecer cruel, mas é a única forma de o cão não criar ansiedade à espera da chegada do dono. Se a pessoa lhe fizer muitas festas e lhe der muitos miminhos, o cão da próxima vez que ficar só fica ansioso que o dono chegue a casa e chora.
Acima de tudo, muita paciência.