Proibir os cães em Coimbra
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Se for isso está bem. Agora proibir os animais de estimação, na sua maioria cães, a andar nas ruas de Coimbra. OMG
Isso foi proposto pela Vet do município.
Isso foi proposto pela Vet do município.
Pelo que li (e posso ter visto mal - mas parece ser esta a visão do provedor do ambiente, penso eu) querem banir todos os animais de companhia do município de Coimbra, em especial a população canina.
Pelo menos é o que deverá acontecer, se o regulamento for avante, senão, como é que os municipes de Coimbra vão levar os seus animais de etimação para esses tais sitios especiais para a utilização canina, se não puderem circular com eles na via pública?
A meu ver se os municipes não puderem ter os seus animais, ou se mudam de município ou então abandonam os seus animais!
Vai ser pior a emenda que o soneto, se o que querem é resolver o problema dos animais errantes, abandonados por irresponsabilidade ou por outra qualquer razão...
Pelo menos é o que deverá acontecer, se o regulamento for avante, senão, como é que os municipes de Coimbra vão levar os seus animais de etimação para esses tais sitios especiais para a utilização canina, se não puderem circular com eles na via pública?
A meu ver se os municipes não puderem ter os seus animais, ou se mudam de município ou então abandonam os seus animais!
Vai ser pior a emenda que o soneto, se o que querem é resolver o problema dos animais errantes, abandonados por irresponsabilidade ou por outra qualquer razão...
Os excertos do documento na noticia são claros: querem proibir a circulação de animais de estimação em CERTOS espaços públicos (zonas verdes e de utilização colectiva). Não diz que é na via pública.
E percebo perfeitamente: falta de civismo dos donos, cócó por todo o lado, cães com dono soltos a incomodar pessoas e animais, etc.
Só acho que isto resolvia-se fiscalizando e impondo a actual legislação: cães registados na junta, de trela ou açaimados, vacinados, donos apanharem a porcaria (mas aqui não tenho a certeza que haja Lei para isto), etc. Não permitir os cães irem para jardins tratados para cavar buracos, estragar e sujar.
É por ninguém ligar à Lei já existente nem zelar pelo espaço público que depois surgem estas propostas mais radicais.
E percebo perfeitamente: falta de civismo dos donos, cócó por todo o lado, cães com dono soltos a incomodar pessoas e animais, etc.
Só acho que isto resolvia-se fiscalizando e impondo a actual legislação: cães registados na junta, de trela ou açaimados, vacinados, donos apanharem a porcaria (mas aqui não tenho a certeza que haja Lei para isto), etc. Não permitir os cães irem para jardins tratados para cavar buracos, estragar e sujar.
É por ninguém ligar à Lei já existente nem zelar pelo espaço público que depois surgem estas propostas mais radicais.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
com isto quer-se dizer que Coimbra passaria a ser a unica cidade no mundo sem caes??? só prova que o portuga é mesmo pioneiro na idiotice
nao tem lógica nenhuma...

nao tem lógica nenhuma...

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Então mas porque não aplicam a lei em vigor? A autoridade tb se está borrifando. A falta de civismo está dos 2 lados. Do lado de quem não cumpre e do lado de quem não a faz cumprir.
Concordo plenamente.Flashorde Escreveu:Então mas porque não aplicam a lei em vigor? A autoridade tb se está borrifando. A falta de civismo está dos 2 lados. Do lado de quem não cumpre e do lado de quem não a faz cumprir.
O que eu gostaria mesmo de ver, a sério que gostaria, era a proibição e punição dos humanos que conspurcam tudo o que é esquina e recanto com urina, quando não mesmo com fezes. Isso sim, é que é prática comum a que todos fecham os olhos e que constui perigo para a saúde pública.
Outra coisa que também gostaria de ver era como é que o município de Coimbra vai controlar a circulação de cães, vadios ou não, pelos espaços públicos. E vou gostar de ver um fiscal a multar um dono de um cão por passar com ele pelo jardim onde o lixo se acumula, pelo menos, por baixo das papeleiras e junto dos contentores.
Outra coisa que também gostaria de ver era como é que o município de Coimbra vai controlar a circulação de cães, vadios ou não, pelos espaços públicos. E vou gostar de ver um fiscal a multar um dono de um cão por passar com ele pelo jardim onde o lixo se acumula, pelo menos, por baixo das papeleiras e junto dos contentores.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Detesto ter que falar de outros países. Faz parecer que nao gosto da minha terra natal.
Este ano, levei uma multa, só porque o meu cão saltou a cerca da minha casa. Ele não fez nada de mal a ninguém. Apenas saltou a cerca, mas é proibido aqui na Alemanha.
Alguém viu e fez queixa.
Paguei 85 euros por isso. Era isso ou 5 dias de cadeia.
Cumprindo a Lei, faz com que tenhamos mais responsabilidade.
Este ano, levei uma multa, só porque o meu cão saltou a cerca da minha casa. Ele não fez nada de mal a ninguém. Apenas saltou a cerca, mas é proibido aqui na Alemanha.
Alguém viu e fez queixa.
Paguei 85 euros por isso. Era isso ou 5 dias de cadeia.
Cumprindo a Lei, faz com que tenhamos mais responsabilidade.
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
O problema, é que as autoridades fecham os olhos a muita coisa. Não só a isso.Floripes3 Escreveu:O que eu gostaria mesmo de ver, a sério que gostaria, era a proibição e punição dos humanos que conspurcam tudo o que é esquina e recanto com urina, quando não mesmo com fezes. Isso sim, é que é prática comum a que todos fecham os olhos e que constui perigo para a saúde pública.
Mesmo que essa lei saísse em Coimbra, não iria mudar nada ou quase nada.
Há aqui um jardim onde costumavam ir passear donos e cães, mas um senhor, residente da zona, sentia-se incomodado, andava sempre a cuscar e chatear os donos, especialmente os donos de cães grandes. O homem detestava cães grandes. Agora nem cães, nem donos, aquilo está um autêntico nojo, é frequentado por um grupo de pessoas que deixam lá garrafas, beatas não sei bem de quê, lixo por todo o lado. Todas as noites fazem lá festa. Espero que o senhor que não gostava de ver lá os cães, aprecie a companhia 

Ora aqui está um bom exemplo da realidade.Acena Escreveu:Há aqui um jardim onde costumavam ir passear donos e cães, mas um senhor, residente da zona, sentia-se incomodado, andava sempre a cuscar e chatear os donos, especialmente os donos de cães grandes. O homem detestava cães grandes. Agora nem cães, nem donos, aquilo está um autêntico nojo, é frequentado por um grupo de pessoas que deixam lá garrafas, beatas não sei bem de quê, lixo por todo o lado. Todas as noites fazem lá festa. Espero que o senhor que não gostava de ver lá os cães, aprecie a companhia
Infelizmente há os dois lados da moeda. E tudo se deve à falta de civismo do homem. E também à falta de uma fiscalização eficaz das leis que já se encontram em vigor.
Já tenho dito que o bicho homem é o animal mais sujo do planeta: polui tudo o que se encontra à sua roda, não recicla, deita lixo para o chão, e em todo o lado, faz as necessidades em qualquer lado (salvo os mais civilizados e os mais conscientes em civismo e em ecologia - o outro reverso do civismo, que não quero ofender, claro).
E depois há os animais de estimação que fazem as suas necessidades na via pública e cujos donos (raríssimos) se preocupam em retirar as fezes da via e colocá-la no caixote do lixo mais próximo.
Concordo que uma fiscalização eficaz e apertada resolvia o problema, como acontece noutros países, como a Alemanha (com um testemunho de um forista mais atrás), nos Estados Unidos da América, etc ....
E não é proibindo os animais de companhia em certos espaços, que se resolve o problema.
E digo mais: quando um indivíduo não se preocupa em deixar lixo em qualquer parte, será que se vai preocupar com o que o seu cão deixa na via pública?
E a fiscalização deve ser feita também aos humanos que deitam lixo na via pública, e também nos pinhais e noutros locais de lazer. E multas pesadas para ver se as pessoas aprendem que os espaços públicos, quaisquer que sejam, são de todos e que os outros merecem ter um local limpo para o poderem usufruir em paz e sem ter estes espaços contaminados pelo lixo dos outros.
Já tenho dito que o bicho homem é o animal mais sujo do planeta: polui tudo o que se encontra à sua roda, não recicla, deita lixo para o chão, e em todo o lado, faz as necessidades em qualquer lado (salvo os mais civilizados e os mais conscientes em civismo e em ecologia - o outro reverso do civismo, que não quero ofender, claro).
E depois há os animais de estimação que fazem as suas necessidades na via pública e cujos donos (raríssimos) se preocupam em retirar as fezes da via e colocá-la no caixote do lixo mais próximo.
Concordo que uma fiscalização eficaz e apertada resolvia o problema, como acontece noutros países, como a Alemanha (com um testemunho de um forista mais atrás), nos Estados Unidos da América, etc ....
E não é proibindo os animais de companhia em certos espaços, que se resolve o problema.
E digo mais: quando um indivíduo não se preocupa em deixar lixo em qualquer parte, será que se vai preocupar com o que o seu cão deixa na via pública?
E a fiscalização deve ser feita também aos humanos que deitam lixo na via pública, e também nos pinhais e noutros locais de lazer. E multas pesadas para ver se as pessoas aprendem que os espaços públicos, quaisquer que sejam, são de todos e que os outros merecem ter um local limpo para o poderem usufruir em paz e sem ter estes espaços contaminados pelo lixo dos outros.